13/09/2012

Resenha - Um Lugar Para Ficar


Nome: Um Lugar Para Ficar
No Original: Stay
Autor (a): Deb Caletti
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Comprar:  Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

Todo mundo sabe que odeio capas com pessoas e que em minha opinião as capas deveriam servir para mostrar o livro de outra forma. Assim que vi essa capa desanimei, mas a sinopse despertou meu interesse. A premissa era diferente para mim que até então não tinha lido romances sobre amores obsessivos e ao final das contas gostei bastante da história. É leve, com um ambiente agradável e Deb Caletti consegue tratar do tema obsessão sem aquela glamorização que muitos autores adoram na hora que retratam um babaca possessivo como um galã dos sonhos.

O livro começa com Clara e seu pai partindo da cidade rumo a uma pequena cidade no litoral da Califórnia. Uma cidade turista e de difícil acesso. Seu pai é um famoso escritor de livros policiais e eles estão seguindo o conselho do chefe de polícia que virou amigo de seu pai ao longo dos anos por causa dos livros. Ele disse que o melhor é se afastar antes de pedir um mandato de segurança. Clara quer recomeçar, mas é difícil. Cada sombra é uma ameaça e cada barulho pode ser ele. Nenhum lugar é seguro. Ela agora tem medo de tudo e está tão travada, ligada ao terrorismo de Christian que nem ousa levantar os olhos quando percebe os dois rapazes donos do lindo veleiro que seu pai gostou. Clara só queria ficar em casa, mas seu pai insiste que ela precisa viver. Ela começa visitando a biblioteca da cidade, passeando na marina e trabalhando na lojinha do farol da cidade. E é assim que conhece os irmãos Bishop, fica amiga dos três e começa a sair com Finn. No meio disso tudo ela conta o passado, a relação com Christian e como o que parecia insegurança se mostrou obsessão. O medo e a tensão cercam Claro o tempo todo, afinal Christian vai descobrir onde ela está? E se descobrir o que ele vai fazer?

Essa é a premissa central do livro e ao contrário do que pode parecer não temos a relação de Clara e Christian, mas sim uma narrativa em retrospecto. A autora investe no presente da personagem e nas marcas que a relação deixou. Entre um acontecimento e outro, Clara nos conta o que de fato aconteceu. Deb Caletti narra em um ritmo leve uma história simples. Sem intenções de ser profunda, educativa ou romântica a história é gostosa de acompanhar. A ambientação é muito boa e deu até aquela vontade de viajar para o litoral no inverno. A única parte que muitos não vão aceitar fácil e que achei estranho no princípio é como Clara entra em um novo relacionamento. É bonitinho, Finn é um personagem e Clara teve dificuldades, mas ficou um pouco puxado no começo a forma como a autora colocou a relação dos dois. Era um contraponto de modelos claro demais. Por outro lado foi bom ter dois opostos tão contrastantes e intencionais, só assim para as pessoas perceberem que obsessão e babaquice não é charmoso, não é sexy como muitas leitoras acham.

Tanta Clara quanto os personagens secundários foram bem construídos. O pai de Clara é ótimo e a dinâmica entre eles foi muito boa para história no geral. São personagens críveis e com histórias que você encontra em qualquer esquina. Todas as partes que narraram o passado, a relação de Clara com Christian quase gritavam o rumo que aquilo estava tomando e assim como na vida real por mais que todos tentassem avisar Clara disso ninguém conseguiria. Esse é o ponto triste, ver que realmente existem pessoas presas a relacionamentos do tipo e que às vezes é impossível sair deles sem causar danos enormes. Uma boa mensagem para milhares de pessoas que justificam o comportamento dos parceiros com mentiras agradáveis.

Leitura rápida, que entretêm ao mesmo tempo em que trata de um assunto interessante. Deb Caletti tem uma escrita leve o que torna a leitura fácil. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte agradável e apesar de não gostar muito da capa foi bom terem mantido. É uma história que daria um bom filme de suspense romântico. Recomendado para todos, dos que gostam de romance aos que querem uma leitura entre o leve e o pesado. A maneira como a história retrata o amor obsessivo é real e por isso deveria ser lido por todos. Sem falar do clima de tensão que cerca toda a história e os segredos da trama secundária. Leiam! Até mais!

26 comentários:

  1. Oi..

    Gosto de livros de leitura fácil, e como você fala na resenha me leva a crer que o livro é bem narrado.. Gostei da sua resenha, e fiquei curiosa sobre a relação de Clara e o Christian.

    ResponderExcluir
  2. O tema escolhido pela autora é bem interessante. Muitos adolescentes/ jovens sofrem com relações sufocantes e dominadoras.

    ResponderExcluir
  3. Estava curiosa para ler esse livro desde que vi que o tema era esse, ainda mais com um amor possessivo e estranho que vi em Belo Desastre. Adorei sua resenha, me pareceu diferente do que ouvi falando e gostei disso. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu quero e vou ler em breve! Gostei do livro, como gosto de todos da NC. Parece legal e quero ver no que dá a leitura dele.

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin, estou lendo esse livro, e esse clima de suspense e tensão entre Christian e Clara parece dar num ótimo romance, estou bem no comecinho mas pelo visto você recomenda como leitura obrigatória, ainda bem que estou lendo agora. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Obseção realmente não é charmoso muito menos sexy. Não passei e também não conheci ninguém que passou por isso, mas vemos casos por ai todos os dias e sabemos como terminam. Apesar de tratar de um assunto complicado, se eu tiver a oportunidade de conferir eu confiro.

    ResponderExcluir
  7. a capa realmente não condiz em nada com a sinopse, que ao contrário do que eu esperava até me pareceu legal

    ResponderExcluir
  8. Quando vi esse livro até fiquei interessa e tal, mas achei que era romance mesmo, só a relação e tal, por isso não animei a ler, mas achei interessante o que você fala na resenha da autora retratar amor obsessivo de forma mais real. Quero dar uma conferida no livro agora e se ganhar o kit vai ser logo, se não vou acabar comprando depois. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. No início também não tinha gostado muito da capa, mas acho que tem a ver com a história. A sinopse já tinha me chamado atenção, e pela sua resenha parece ser bem interessante, os personagens, a adaptação de Clara na nova cidade, o medo...
    Além disso, a forma como o tema relacionamento obsessivo é colocado me interessa mais e é mais real. Ainda não li nenhum desses livros que 'o babaca é o galã', mas tenho curiosidade, pra saber do que tanta gente tá comentando e ter minha própria opinião a respeito.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da premissa do livro. Parece ser bem detalhado principalmente essa parte trágica da personagem principal. E apesar de não gostar muito de suspense e essa de ex-namorado perseguidor, o livro me interessou. Também achei estranho um relacionamento novo "de repente" mas quem sou eu para falar de um livro que não li!?
    Espero ler logo.

    ResponderExcluir
  11. Hummm...parece o tipo de livro do qual eu vou fugir, fugir, fugir e quando eu ler, vai ser de uma vez...hehehehe

    ResponderExcluir
  12. Parece uma história forte, fiquei curiosa pra ler e saber mais desse relacionamento entre Clara e Christian.

    ResponderExcluir
  13. eu ganhei esse livro mais ainda nem começei!
    espero começar logo, sei que a estória é boa!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sinopse, fiquei bem empolgado para ler, acredito que seja tão bom quanto espero!!!

    ResponderExcluir
  15. andei procurando na internet alguns trecho para apreciar mais antes de ler e acabei encontrando uma parte bem sentimental, não sei você, mas apesar de eu ser um garoto meu amarro bastante nesse lance de romance. Dá uma olhada no trecho:

    “É estranho, não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer tão maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.”

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que tenso esse clima de fuga, obsessão e tal. ótima resenha! deu vontade de ler :) beijo

    ResponderExcluir
  17. Quando vi a capa do livro não me despertou muito a curiosidade, mas a sinopse me deixou simplesmente louco. Eu acho que nunca vi uma história como essa antes, me deu uma vontade danada de ler.

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito que esse livro deva ser ótimo. Goste bastante de livros que contem histórias de suspense e que possuam "algo mais"...Nesse caso a parte psicológica da trama deve ser perfeita.

    A sua resenha está muito boa, fiquei com muita vontade de ler. Meus parabéns!!!

    =)

    ResponderExcluir
  19. Sempre achei essa capa meio estranha para o que a sinopse diz. Se fosse por ela, nem ia ler esse livro.
    A premissa parece ser muito boa e a sua resenha me deixou mais curiosa.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Não imaginei que esse livro fosse bom assim, claro…não sei se ele vai me conquistar, mas gostei do que li na sua resenha. Namoro com problemas, ciúmes demais, controle…quem nunca passou por isso? achei bem interessante.
    bjim

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha.
    Amo os livros da Novo Conceito.
    Estou super ansiosa para ler Um lugar para ficar, parece ser ótimo.
    Vi vários comentários positivos sobre ele.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  22. O livro parece tenso e de deixar sem fôlego do início ao fim. Parece aquelas estórias do mundo real que terminam em crime passional.

    ResponderExcluir
  23. Um tema interessante, deve ser uma ótima leitura, as marcas deixadas por um antigo amor obsessivo e e a forma como a personagem lidara com isso. É não é exatamente um tema novo na literatura, mas esse livro deve trata-lo de uma forma mais atual, estou ansiosa pela leitura desse livro. PS: Concordo sobre a capa.

    Parabéns pela resenha e pelo blog, sucesso!

    ResponderExcluir
  24. Considero esse livro na lista das minhas futuras leituras. O que me incomoda é ser uma estória muito crível como vc disse, fácil de encontrar em qualqueer esquina..

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li esse livro e pretendo ler em breve. Acho a capa bem legal e sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.