16/08/2012

Resenha - A Filha da Minha Mãe e Eu


Nome: A Filha da Minha Mãe e Eu
Autor (a): Maria Fernanda Guerreiro
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.

Quando a Novo Conceito liberou a capa e a sinopse fiquei curiosa porque quase nunca vemos um livro falando estritamente da relação de mãe e filha. A maioria desenvolve duas tramas, mas um foco mais específico pelo menos por aqui é mais raro, ainda mais nacional. Maria Fernanda Guerreiro construiu uma história curiosa, que por vezes parece uma auto-análise. Não sei qual foi o objetivo da autora, mas mesmo com essa cara de autobiografia é uma história boa.

Mariana ao contrário do que a sinopse diz não decidiu a partir da descoberta que vai ser mãe fazer uma revisão e melhorar sua relação com a mãe. A história começa com ela descobrindo que estava grávida. É como um prólogo e logo após a narrativa começa com os primeiros problemas de Mariana com a mãe ainda criança e acompanhamos capítulo a capítulo o crescimento dela. Assim como a distância, as mágoas e tudo o que esse convívio mal resolvido causa na vida das duas. Situações cotidianas com uma análise onisciente da própria Mariana em outro tempo. A preferência da mãe pelo seu irmão Gustavo, os problemas que a mãe teve com a família, os sofrimentos que a transformaram na pessoa seca e defensiva que é. E no foco de tudo o ciúme que a mãe sente da filha com o pai. Como Mariana nunca teve a atenção e o carinho da mãe sempre correu para o pai. E esse gastava muito tempo com a filha, negligenciando a relação com a esposa. O que gerava mais mágoa e mais problemas. Toda a reviravolta e clímax da trama ficam por conta dos segredos obscuros que a família guarda. Os problemas que eles causam e suas soluções.

A narrativa é simples, direta e composta a partir de personagens bem embasados. O foco como o título mesmo disse é explorar a relação mãe e filha ao longo de uma vida. O papel que a mesma pessoa pode assumir porque simplesmente não consegue se comunicar com uma pessoa ou porque não tem a chance de se fazer entender. A protagonista passeia na tênue linha que separa um personagem pouco expressivo de um personagem forte. Foi interessante ler e perceber como cada pequeno acontecimento na vida familiar pode significar manias e decisões de uma vida toda. A autora trabalhou bem a parte que entrelaça os personagens, dizer o psicológico seria um pouco demais, mas posso dizer que ela destrinchou de forma bem crível a vida de uma família comum.

A mãe é a personagem mais interessante. E apesar de ter gostado dela em uma parte do livro me senti estranha pensando em certas coisas que ela fez. O motivo de ela preferir o outro filho e algumas das suas atitudes na infância da Mariana não casa. Era simplesmente crueldade, maluquice ou qualquer outra coisa. Uma coisa é você dar mais atenção a um filho por causa de um segredo, outra coisa é abusar psicologicamente da filha por razões duvidosas. Por isso acredito que seria mais interessante se a narração fosse dividida entre as duas. O final satisfaz fechando todas as pontas e tendo as alterações já esperadas entre mãe e filha.

Leitura rápida, de ritmo agradável e diferente. A edição da Novo Conceito está ótima. Fonte boa, livro leve e com uma capa que não consigo gostar. Não gostarei nunca de capa com gente, muito menos uma que ocupa a capa inteira. Mas isso não vem ao caso. Recomendo o livro para quem curte romance e histórias onde o personagem tem mais foco do que uma trama específica. Uma romance leve, com tema diferente, uma análise que pode fazer você pensar na sua relação com a família. Leiam! Até mais!

27 comentários:

  1. Gostei da resenha. Ganhei o livro em uma promoção e ele deve chegar em breve, mas não tenho grandes expectativas sobre o livro, não, mesmo tendo lido vários elogios a ele. Tô contigo em não gostar nadica de capa com pessoas, com pouquíssimas exceções (como Belle, por exemplo. Ainda não sei o porquê, mas acho a capa desse livro lindíssima! HAHA)

    ResponderExcluir
  2. A Filha da minha mãe e eu é um livro que eu adoraria conhecer, me pareceu um livro – que apesar de ser trama familiar – bem leve, e que passa uma mensagem ao leitor. Mas tem uma coisa que me incomoda nele, a autobiografia. Mas, talvez lendo ele eu me envolva e acabo meio que esquecendo, quem sabe.

    ResponderExcluir
  3. Hum, acho que não é uma boa ideia para mim ler esse livro tão cedo! Explico: depois que tive minha bebê, fiquei uma "manteiga derretida" e não posso muito com os livros muito emotivos e chorosos. Apesar de que, pela resenha, não senti que a história seja assim tão emotiva, mas não sei se me arrisco nele ...

    ResponderExcluir
  4. Um livro que nunca me chamou muita atenção.

    ResponderExcluir
  5. Olá, acho que eu não leria esse, acho que não passa tanta coisa ao leitor. >.<

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Esse livro não tinha me interessado de maneira alguma e a capa também não ajudou... até agora não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, mas até que não parece tão ruim assim, inclusive fiquei curiosa com esse 'segredo'. Tenho tantos livros que quero ler muito, então não sei se leria, pelo menos não tão cedo.

    ResponderExcluir
  7. Ai, essa capa é esquisita...
    Penso que será o tipo de livro cuja leitura protelarei por muito tempo...não quero ter que rever minhas relações com minha mãe. Reviver o passado às vezes é tão difícil..rsrs

    ResponderExcluir
  8. QUero ler, quero saber mais dessa relação mãe e filha, pois sempre tive uma ótima relação com a minha mãe. Mas sou sua flha unica, então essa história de filho preferido seria uma coisa muito ruim, no meu ponto di vista. Fiqquei curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Essa capa é um pouco estranha mesmo, mas ok HAHAHA Nunca li muitos livros que enfatizassem essa relação mãe-filha, então estou curiosa. Essa mãe parece ser muuuuito complexa. Pelo que contou, não sei se eu ia conseguir gostar dessa personagem aí não hehe

    ResponderExcluir
  10. A capa não me agrada muito, mas já tinha visto ele em um outro blog e achei muito interessante, gosto de ler livros sobre 'realidade' de vez em quando e esse parece bacana!

    Abraços
    Gabriela Lopes

    ResponderExcluir
  11. A estória parece recheada de sentimento, alguns bons outros ruins e drama. Gosto de livros assim, não sou muito adepta do final feliz, afinal, vivemos uma vida de percalços no caminho. Os livros também não precisam mostrar sempre uma "realidade irreal"!

    ResponderExcluir
  12. Parece muito bom. Gosto de quando encontro um livro que trata de relações assim, ainda mais mãe e filha. É tudo tão complexo que fiquei curiosa. Ótima resenha. Quem sabe eu ganho o kit.

    ResponderExcluir
  13. Querendo ler esse livro. Achei a história bem legal, me identifiquei um pouco e venho gostando do que já vi sobre ela. Boa leitura com certeza.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado que quando vi o título do livro eu não gostei, mas lendo a sua sinopse acabei me interessando, como você disse que o livro explora um pouco o psicológico dos personagens (ainda que seja pouco) isso me chama a atenção, às vezes é bom sair um pouco do mundo da fantasia e ver algumas histórias que poderiam ser reais. Eu acho que uma mãe pode ter predileção por um filho ou ter problemas com um, enfim, e isso pode causar problemas na família toda, digo isso por experiência própria o que não vem ao caso. A capa desse livro realmente é de um mal gosto e tanto, rs.

    ResponderExcluir
  15. Eu quase ganhei esse livro em um blog e diga lá para cá fiquei com muita vontade de ler esse livro.. Então, eu comprei ele, mas ainda não tive tempo de ler ele, mas vou ler em breve.. =/

    ResponderExcluir
  16. O livro é bem emocionante, e aborda temas sérios, fortes e que nos faz refletir.
    Gosto de livros assim. engraçado que vi o titulo e a capa e tbm nao simpatizei mt com o livro, mas depois da sua resenha fiquei encantada pelo livro e nao vejo a hora de le-lo.
    bjim

    ResponderExcluir
  17. Não parece o tipo que eu compraria, mas família é sempre um tema que rende e vou participar da promo, quem sabe eu ganho. Também não gostei da capa, mas sua resenha me deixou com vontade de ler. Muito boa resenha. :)

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenhaaaaaaaaaaaaa. Muito boa as suas impressões do livro. Nunca li nada parecido,mas estou querendooooooo muito ler esse livro. Eu acho que o livro é bem reflexivo.

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha. Esse não é um livro daqueles que eu vá olhar e dizer logo de cara: quero comprá-lo! Mas, entendendo sobre o que se trata, até que me interessei. Parece ser bom!

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de livros como esse, mais realista e sem muita fantasia.
    Pela sinopse e mais ainda pela tua resenha fiquei com mais vontade de ler. Beijo

    ResponderExcluir
  21. Depois de lida sua resenha, me deu muita curiosidade de ler o livro! E claro, estou participando da promoção. Grande beijo

    ResponderExcluir
  22. Não gosto de livros muito sentimentais, mas quase certamente vou adorar esse. Isso porque me identifico muito com ele. A minha relação com a minha mãe se alterou demais quando fiquei grávida, realmente me questionei sobre muita coisa e "nos acertamos" depois disso.
    Tenho bastante vontade de ler esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto do aspecto psicológico do livro, toda essa relação maãe e filha é digníssima de se ler. Por mais que seja bom um livro que te faça ir pra outro mundo, é bom ler algo mais real tbm.

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro que, aliás, ganhei em uma promoção ano passado e até hoje não recebi o livro do blog que fez a promoção. Mas tudo bem, essas coisas acontecem. Vou tentar comprar ou trocar no skoob e ler o livro que tanto me interessa.

    ResponderExcluir
  25. Interessante. Eu o leria, a história me pareceu boa. É claro que isso talvez pudesse dar um filme, ou uma novela, ou simplesmente ser uma base de estudos do relacionamento entre pessoas.

    ResponderExcluir
  26. Li esse livro e só gostei da mensagem que ele passa, que devemos antes de constituir uma família nos livrar de problemas psicológicos, mas o livro em si, não gostei. Realmente é rápida a leitura, os diálogos são simples. Mas, foi muitos altos e baixos. E pior, parece que logo antes do meio do livro o problema da Mariana com a Mãe havia sido resolvido, quando a mãe dela começa tudo de novo, e a Mariana também. Sei lá, muitos altos e baixos, como disse. Muitos acontecimentos, acredito que foi muita informação para um livro só, e a junção disso, não foi tão boa. Há coisas que não entendo ainda. Como uma mulher bate em um homem e só fica com arranhões, um estuprador? Há limites para amor de mãe, há questões como estatura, força e pelo menos precisava de saber algum tipo de defesa pessoal. Sei lá viu.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.