20/07/2012

Resenha - Cidade dos Ossos


Nome: Cidade dos Ossos 
No Original: City of Bones
Autor (a): Cassandra Clare
Páginas: 462
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Clarissa, uma adolescente típica: aos quase 16 anos mora com a mãe, uma jovem artista viúva. Tem um “tio” postiço, Luke, que de certa forma ocupa o lugar do pai e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Quando Simon e Clary visitam um clube, a menina vê três adolescentes matarem um rapaz. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos. Sua vida muda completamente. A mãe é raptada por demônios e ela descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, Clary nunca mais será a mesma.

Vamos por as coisas no lugar. Eu não pretendia ler essa trilogia que virou série. Desde que a lançaram eu achei que seria algo muito Crepúsculo da vida e já tinha esquecido. Demônios, anjos? Não, muito obrigada. Mas para minha total surpresa eu ganhei os três livros de uma vez só de presente da minha mãe no final do ano. E como eu levo muito em conta o que ela acha acabei animada com a leitura e cá estou eu, surpresa com tudo o que achei do livro. Surpresa por ter gostado e ver um futuro nos próximos livros. Cassandra Clare construiu uma história criativa e que conquistou uma leitora improvável.

Clary levava uma vida mediana morando com sua mãe e sempre saindo com seu melhor amigo Simon. Tudo isso despedaça depois que presencia três Caçadores das Sombras matando um demônio. Logo depois dessa cena Clary tem uma forte discussão com a mãe e sai de casa sem avisar. No meio da noite Clary recebe um telefonema aflito da mãe e ao voltar correndo para casa encontra tudo revirado e de cara com um demônio bem mais perigoso do que ela viu ser morto. Contra todas as expectativas Clary consegue matar o demônio, mas ferida é levada ao Instituto por Jace, um dos Caçadores que ela conheceu naquela primeira cena. No Instituo Clary é apresentada ao mundo dos Nephilin, filhos de humanos com anjos, também conhecidos como Caçadores das Sombras. Todos estão curiosos sobre Clary, afinal porque ela consegue enxergá-los? Jace acha que Clary possui algo escondido na mente. Convencida por Jace e Hodge parte em busca dos Irmãos do Silêncio. O que será que está escondido nos recantos de sua memória? E porque esconderam isso dela?

Essa é a primeira premissa do livro e a partir daí outras tramas são introduzidas. Ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que foi escondido dela e porque, Clary tem que lidar com o rapto da mãe. A narrativa tem algo curioso e segue uma forma não linear que achei interessante. Ao invés de colocar os personagens logo na missão óbvia de salvar a mãe de Clary e combater o mal, descobrindo que um antigo e poderoso inimigo está de volta a autora optou por apresentar por partes a trama central da série. O que foi muito positivo e ficou muito mais crível do que se Clary apenas descobrisse que era uma Caçadora das Sombras adormecida e saísse em uma jornada de busca/salvamento.

O ritmo é variável, de cenas de pura ação a apresentações. A autora introduz outras histórias importantes para a trama central assim como descreve cenários e apresenta outros seres que compõem o universo do livro. Os personagens são todos muito bons apesar de algumas características um pouco duvidáveis. Ao contrário do que algumas pessoas falam não achei Jace um babaca exibido. E também não achei Clary chata, chorona ou do tipo clichê que sabe tudo antes de aprender. Clary tem suas habilidades, mas está descobrindo-as agora e no final ficou claro que está longe de ser uma Caçadora das Sombras, perdoem-me a palavra, fodona.

O final foi muito surpreendente e apesar da metade final do livro já estar em um ritmo muito mais forte não esperava uma virada daquele tipo. Ok, a parte da Clary eu sabia, mas o restante? Eu até imaginei em certo ponto se seria possível, mas não acreditei que a autora ia aprontar uma daquelas numa série jovem. Enfim. Estou curiosa para ler os próximos volumes e espero um painel de personagens mais aprofundados daqui para frente já que agora o esqueleto da trama está apresentado.

Leitura rápida e diferente que me surpreendeu pela temática. Eu nunca gostei livros com anjos, demônios e tudo isso, mas gostei da forma como ela os usou. Gostei também da cara urbana e dos elementos da cultura underground que compõem o cenário. Uma luta do bem contra o mal num cenário diferente e mais rico. A edição da Galera Record está ótima. A fonte é a padrão da editora que torna a leitura mais agradável. Criativo sem ser pretensioso, inovador e comum na medida certa. Recomendo a todos que curtem séries jovens e que já cansaram de livros com elementos únicos. Uma mistura que vai agradar bastante quem busca algo diferente. O filme sai em agosto do ano que vem, ou seja, você ainda pode ler antes de ele sair. Até mais!

Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare
1- Cidade dos Ossos
2- Cidade das Cinzas
3- Cidade de Vidro
4- Cidade dos Anjos Caídos
5- City of Lost Souls
6- City of Heavenly Fire

24 comentários:

  1. Eu amo essa série e amei ver ela aqui! Não é surpresa tem gente que ama e odeia essa série, é assim mesmo. Mas amei sua resenha! Deixou claro tudo o que eu acho da série e estou ansiosa pelas próximas! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ver sua resenha desse livro aqui, porque se até você que não é muito adepta desse tipo de livro, gostou, já posso acreditar em todas as outras resenhas maravilhosas que li do livro e oficializar minha vontade de ler a série. haha Não gostei quando li que estenderam a trilogia para uma série, acho que especialmente porque ando tentando fugir de séries. Apesar do detalhe, quero muito ler essa série e só estou esperando promo do Sub para tentar comprá-la! :D

    ResponderExcluir
  3. "Anjo Mecânico" tem a ver com essa série, não é? Mesmo que as pessoas gostem, eu não leio nada com temática anjos/vampiros. É legal a forma como você observa os livros que você lê. :)
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler essa série, mas é um querer que vai e volta. Vou acabar esperadno para ler quando lançarem ela toda. Ouvi dizer que ela é meio divida sabe, fecha os 3 livros e depois fecha os outros 3. É isso mesmo? Primeira resenha que vejo que a pessoa não pretendia ler e gostou. Me deixou curiosa. Vamos ver se achar o kit com um preço bom, aquele do Submarino, eu compro. Série que não pensei que veria aqui. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler essa série, mas é um querer que vai e volta. Vou acabar esperadno para ler quando lançarem ela toda. Ouvi dizer que ela é meio divida sabe, fecha os 3 livros e depois fecha os outros 3. É isso mesmo? Primeira resenha que vejo que a pessoa não pretendia ler e gostou. Me deixou curiosa. Vamos ver se achar o kit com um preço bom, aquele do Submarino, eu compro. Série que não pensei que veria aqui. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Yasmin!
    A cada nova resenha que leio sobre esse livro/série, fico mais curiosa por apreciar a leitura.
    Parabéns pela resenha.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    "AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos."

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo Cidade dos Ossos atualmente , e estou gostando bastante.
    Quis logo ler sua resenha, que adorei também.

    ResponderExcluir
  8. Os Instrumentos Mortais é uma série que tenho grande vontade de conhecer, inúmeras vezes já fiquei "cara a cara" com algum dos livros da série na livraria e acabei ficando maravilhada pelas capas, elas são maravilhosas, e você acaba lendo uma resenha aqui, outra ali, não tem como a mão não coçar para compra-los.

    ResponderExcluir
  9. Tenho os tres primeiros livros da serie mas ainda não li. Quer saber mesmo o que me chamou a atenção na serie? As capas, todas lindas, perfeitas. Mas tenho ouvido otimas coisas sobre ela. Espero conseguir ler ainda nesse ano. Bjksss

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempinho que li esse livro. Gostei bastante da história e acho que você descreveu muito bem todos os aspectos. Não sei por quê, mas demorei pra engatar no livro, apesar de interessante no início ficava com sono ao ler... e o final também não acreditei no que a autora fez, provavelmente vão descobrir que não é aquilo mesmo, simplesmente não pode ser!!
    O problema foi que demorei pra conseguir comprar os outros dois da série, daí meio que fui perdendo a vontade de ler. Mas fiquei bastante interessada por Anjo Mecânico, muitas pessoas estão comentando que é melhor!

    ResponderExcluir
  11. Também nunca gostei de anjos, demônios e outros seres, mas já tive vontade de ler a série. Legal saber que te surpreendeu positivamente! Achava realmente que era uma trilogia, não sabia dos livros seguintes!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro! =(
    Mas adorei a resenha, parabéns!

    Rafa-@EuMaisLivros
    http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu não li essa série ainda, mas estou doida para ler ela.. Mas,antes queria o Anjo Mecânico da mesma autora.. E perdi de comprar os 4 ontem na Submarino por 39,90..

    ResponderExcluir
  14. Ao contrário de muitos eu não gostei muito do livro, a ideia foi boa, mas acho que o meu problema mesmo foi com Clary, não gostei da personagem acho que o que me fez terminar ao menos o primeiro livro foi Jace, um personagem que me agradou por demais. Ainda não li a continuação, espero ler logo para saber o final porque realmente o final deste foi de surpreender, ainda mais a parte de Jace.

    ResponderExcluir
  15. Eu consegui esse livro numa troca no skoob, vou correr contra o tempo pra ler a série, se eu gostar do primeiro. Quero ler antes do filme estreiar.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que vergonha, a Cassandra é uma autora tão em alta, e eu nao li nenhum livro dela ainda.
    To pra ler essa série faz tempo, tudo no enredo ta pra ser perfeito: os personagens, o local da estória, o universo criada pela autora.
    Torcendo pra ser realmente como penso, ou melhor, torcendo para me surpreender.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro Brilha *-*
    Eu sou quase uma avestruz literária, amo livros de capas brilhantes. Nem preciso dizer que esse me seduz, neh? rsrs

    Quanto a esse livro e a série Instrumentos Normais nem são meus favoritos. Sabe quando você lê algo e depois nem se lembra muito bem? Quando não tem nem uma impressão do tipo..Nossa, é ótimo...ou...que péssimo...Achei isso, esquecível.

    Posso dizer que os personagens que mais gostei foram o Magnus Bane e a Isabelle.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  18. Adorei!! Amo muito mais livros com anjos e demonios, do que essa onda de vampiros e zumbis. Muito curiosa quanto essa série, ainda mais agora com a perspectiva de filme! Nçao gosto de ver o filme, sem ter lido o livro que o inspirou...

    ResponderExcluir
  19. Sim, é uma boa série, realmente gosto muito desse livro em especial, é uma pena que fizeram um monte de continuações, tenho que confessar que ando me decepcionando com a Cassandra ela é uma otima autora, a leitura é fluente mais infelizmente ultimamente tem perdido o brilho, mais vou continuar a saga apesar de tudo vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  20. Olá,já vi muito falarem dessa saga,nunca parei para ler nada sobre ela,gosto muito dessas histórias com seres sobrenaturais,parece que vai sair um filme sobre o livro e sinceramente não sei,como nao li o livro não quero assistir.Espero que um dia leia essa história que me parece ser bem legal!bjs

    ResponderExcluir
  21. Esperando chegar e doida pra começar a lê-la.

    ResponderExcluir
  22. Eu me apaixonei pela série. Já li os três primeiros livros e agora estou aguardando o correio entregar os outros dois que comprei. Achei a história muito interessante e espero ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
  23. Quando vi a capa deste livro pela primeira vez pensei que ele falasse sobre deuses egípcios ou algo do tipo, nem ao menos tive vontade de ler a sinopse para ver se era algo interessante logo o rejeitei achando que não havia romance envolvido, apenas uma história cheia de mortes e cansativa. Grande engano o meu! Nunca vou me perdoar por te tido pensamentos tão ruins sobre essa incrível obra. Graças a uma amiga que me contou um pouco da história eu resolvi ler, principalmente porque há um ponto importante dela que é um dos meus assuntos favoritos tanto no mundo dos livros como das fanfics que é o homossexualismo e o incesto!
    Eu acho muito corajoso os quando os autores abordam assuntos polêmicos. Amo quando os eles saem da mesmice e entra em assuntos extremamente polêmico. Para mim, autor que é autor mesmo dá sua cara a tapa, se está com vontade de escrever algo polemico… Escreve! Sem se importar se isto vai lhe prejudicar ou não, o importante é colocar sua criatividade para fora.

    ResponderExcluir
  24. Adoro os livros da Cassandra Clare, já li até o quarto livro dessa serie e adorei, que muito ler o Anjo Mecânico e os outros livros dela.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.