07/06/2012

Resenha - @mor


Nome: @mor
No Original: Gut Gegen Nordwind
Autor (a): Daniel Glattauer
Páginas: 188
Editora: Suma de Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. Nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails.

Gosto muito de literatura alemã e fiquei contente quando vi que a Suma ia lançar o romance de Daniel Glattauer. Conheci a história no ano passado quando assisti um pedaço da adaptação feita pela TV alemã e acabou que só vim lembrar-me do livro quando vi a editora anunciando o lançamento. É um livro diferente, complexo e simples. O autor conseguiu contar uma história de amor diferente, atual e por fim um pouco perversa.

Emmi Rothner estava apenas tentando cancelar a assinatura de uma revista e com o endereço salvo ela acabou começando uma relação inusitada. Com apenas três e-mails Emmi e Leo começam uma relação sem nome, amizade, atração ou curiosidade. Eles não sabem bem o que mantem a relação deles. Ela é casada com um homem mais velho e vê nos e-mails de Leo uma fuga. Leo acabou de sair de um namoro conturbado e sente-se conectado aquela estranha mulher, por vezes enciumada, enraivecida. Uma espécie de flerte, apesar de eles não conhecerem a aparência do outro, nem a idade, nada além de poucas linhas diárias. É nítida a intenção do flerte, apesar de eles não admitirem. A partir de trocas de e-mails diárias os dois se conhecem em todos os níveis possíveis, exceto nos comuns de qualquer começo de relação.

Com diálogos inteligentes, repletos de ironia, sarcasmo e duplo sentido Leo e Emmi ficam mais do que amigos. Desejam a companhia do outro e se entendem de maneira única. O problema surge quando a vontade de se conhecerem pessoalmente aparece e junto com essa vontade o medo de colocar aquilo que eles têm a perder. Todo o encanto das horas de e-mails trocados se perderia no cara a cara. A partir de certo ponto fica nítido que eles estão se apaixonando. O interesse mútuo passou da amizade, mas o que fazer para ir além sem estragar o que já se tem? Não seria traição Emmi manter esse contato tão íntimo e ao mesmo distante com Leo, sendo casada?

O autor conseguiu construir uma história inteligente, um romance diferente, que conquista pela simplicidade da ideia. Você pode se perguntar: é mesmo possível começar a gostar de alguém que você não faz ideia de quem é e como seja apenas por e-mail? Não apenas é possível como o mistério que envolve esse tipo de começo é que alimenta todo o resto. O quão instigante pode ser trocar e-mails todo dia com alguém diferente? Alguém que está além da sua rotina repetitiva e exaustiva? Emmi encontrou em Leo o que havia perdido há muito tempo. Ela pode finalmente ser a verdadeira Emmi. Sem limites, sem medos. Leo pode se curar de uma relação de idas e vindas, de um namoro mal terminado com as inconstâncias de Emmi. Em certo momento surge algo que nos faz perguntar: Emmi mudou por causa dos e-mails ou ela voltou a ser quem ela sempre foi por causa deles?

É nos medos e nos sentimentos inominados dessa relação que conhecemos dois personagens de maneira diferente. Afinal não temos informações suficientes para descrever os dois, mas temos informações que nos mostram quem eles são, o que desejam e o que temem. Foi bem diferente ler um livro sem conhecer os personagens da maneira tradicional. É uma nova roupagem para o romance epistolar. Conheço pouco do estilo, mas gostei bastante dos que li. O final pode ser um pouco frustrante para quem espera uma conclusão, afinal para não ficar cansativo o autor dividiu a história em duas partes. São 188 páginas apenas de e-mails trocados. Não existe uma intercalação entre os e-mails. Nem uma narração fora do cenário e-mail para e-mail. Fiquei furiosa com o que Leo fez no final, mas não fiquei frustrada com a interrupção na história. Era necessário, do contrário ficaria maçante depois de certa parte. O livro faz parte de uma duologia, ou seja, você não vai sofrer muito esperando o desfecho no próximo volume.

A edição da Suma de Letras está impecável, apesar de que a editora mudou uma das coisas que mais gostava nos livros dela: o tipo de folha. Adeus folha extra grossa branca. Agora as folhas são amareladas, tão comuns quanto em qualquer outra editora. Muitas pessoas falaram da mudança do título, mas acho que ficou melhor, afinal não é todo mundo que conhece a expressão ou o sentido de usar "gut gegen nordwind" por aqui. Para quem não sabe o romance de Glattauer fez tanto sucesso que já foi adaptado e representado em mais de 40 teatros alemães, dentre eles Berlim e Viena. Recomendado para todos que querem um romance diferente. Se você não conhece o romance epistolar é uma ótima chance de começar com algo atual. Uma forma diferente de viver as angústias de um começo de relação. Leiam e se apaixonem, torçam e se aflijam com a maluca Emmi e o indeciso Leo. O livro já foi adaptado para filme, mas um filme para TV alemã. Seria muito bom ver uma adaptação para o cinema do livro, daria um excelente filme nas mãos certas.  Até mais!

Gut Gegen Nordwind - Daniel Glattauer
1- @mor
2- Allen Sieben Wellen

25 comentários:

  1. Cheguei até a comentar no twitter que estava ansiosa pela sua resenha de @mor porque já li várias do livro, mas não de um blog que eu conheça, visite sempre e tal. E olha, estava certa em esperar pela resenha mesmo, porque só agora que fiquei sabendo melhor sobre o livro, sobre os personagens e sobre o que esperar do mesmo. Já estava com vontade de lê-lo, mas agora a vontade realmente só aumentou. Ótima resenha como sempre, Yasmin (:

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que historia! Deve ser um ótimo livro, e nem sabia que tinha uma adaptação feita para TV.
    Parabéns pela resenha. Esse ta na lisa dos desejados \o/

    ResponderExcluir
  4. Resenha perfeita! Bem diferente mesmo um livro todo em troca de emails... Será que o vol 2 também é assim? Ah, Yasmim, o que quer dizer "gut gegen nordwind" ? õ.O E "Allen Sieben Wellen" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAbe qnd o 2 vai ser lançado? EU li o 1 e OmG! Preciso da continuação...

      Excluir
  5. Ótima resenha. O livro já para minha lista de leitura. Nunca li nada deste autor.

    ResponderExcluir
  6. É alemão esse livro? Gente! Não sei se é o tipo de livro que me atrairia de cara. Topei com ele na livraria na semana passada e não botei muita fé não. Agora: 188 páginas apenas de e-mails trocados???? Isso não fica cansativo não???

    ResponderExcluir
  7. Deve ser uma leitura bem rápida e tal, por que só e-mails, né? Gostei da ideia, apesar de achar o tema meio bobinhos, acho que daria uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  8. Que coisa, essa história não é muito meu estilo, mas ao mesmo tempo tenho alguma vontade de ler... acho que até fico mais inclinada a ler, sabendo que não é apenas um história de amor, como sugere o nome do livro. Fiquei bastante curiosa quanto ao nome dos livros, pois apesar de saber alemão, não conheço essas expressões! Também não fazia ideia de que esse livro era alemão!! Acho que é mais um motivo para ler, porque dos EUA meio que vem qualquer coisa pra cá, então deve ser bom!

    ResponderExcluir
  9. Estou morrendo de vontade de ler @mor já há algum tempo! Acho que deve ser uma narrativa bem interessante - bem diferente, pelo menos! Não sabia que o livro era alemão!

    ResponderExcluir
  10. Acho que esse não é exatamente o tipo de livro que eu gosto. Então acho que não quero nem experimentar lê-lo.
    Mas a resenha, em compensação, está muito boa.
    Tchau'

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Fez tanto sucesso assim na Alemanha! Mas não me interesso por esse tipo de livro, não. Mesmo assim, que bom que gostou.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que a história era dividida em duas partes, achei que era um livro único. Esse livro está na minha lista de próximas compras, porque me interesso por esse assunto, já que passei por uma situação ligeiramente parecida, então quero ver como isso funcionou no livro hahahhaa
    A capa ficou muito bonita! *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem sido super bem falado, mas eu estou com um pé atrás. Acho que ia preferir assistir ao filme (que fiquei sabendo que existia ao ler sua resenha) do que ler o livro. Sem contar que não estou no clima para livros em série.

    ResponderExcluir
  14. Li algumas resenhas e fiquei bastante curiosa, é um romance epistolar super atual, além de ter ouvido muito comentário possitivo, e com isso o sinal verde se acende. Fico feliz que o segundo volume não vai demorar para sair, assim não corroemos as pontas dos dedos na espera.

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que o livro tinha continuação! É um livro diferente, me interessei!
    Ps: Não sei pq mas eu gosto de capas amareladas! =)

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu também fiquei super furiosa no final, e também não fiquei frustada com o querido 'continua...', na verdade fiquei até aliviada. haha :) Mal posso esperar pela continuação.

    ResponderExcluir
  17. Ah...

    Acabei de comprar esse livro e vocês já falam que tem continuação... Mas, mal posso esperar para ler e a coisa chata é ter que esperar o próximo livro porque isso eu detesto..

    ResponderExcluir
  18. Nunca tentei, nem pretendo tentar, mas tb penso que deve ser muito instigante trocar e-mails diários com alguém, principalmente se vc ñ conhece pessoalmente a pessoa. Sei lá, essas horas a internet me dá um pouco de medo...rsrsrs Pareceu-me uma história interessante.

    ResponderExcluir
  19. Achei bem interessante esse livro, especialmente por ser um tema tão...real, sei lá...Atual e real.

    Tenho vontade de ler e provavelmente esperarei o segundo volume para ler os dois juntos. Queria a folha grossa branca, acho tão perfeita..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  20. Realmente é nas simplicidades que surgem as melhores idéias. O autor te pegado um tema bem rotineiro hj em dia e transformá-lo num romance. Isso mexe muito com a imaginação das mulheres principalmente, encontrar um amor sem conhece-lo. Achei curioso.

    ResponderExcluir
  21. Era tudo que eu precisava... Um romance desses com certeza pode ocorrer na vida real!!!

    ResponderExcluir
  22. Ah! o que é que o Leo vai fazer? Eu comecei a ler ontem esse livro! Eu acho graça deles nos emails. Muito diferente mesmo.
    A sétima onda complementa né? Ah! diz que sim kk não me desanima.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, gostei muito da resenha e fiquei empolgada para ler o livro. No entanto já li alguém perguntado pelo segundo livro e isso me deu um desânimo. ando cansada de continuações. Mas se a história for realmente boa, até posso ler.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que resenha. me vi empolgada a ler o livro. No entanto, li acima, alguém perguntado pelo segundo livro e isso me desanimou. Ando meia cansada de continuações. Se a história for realmente boa, até posso ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.