17/03/2012

Resenha - Renascença


Nome: Renascença
No Original: Renaissance
Autor (a): Oliver Bowden
Páginas: 378
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração.

Demorei a querer esse livro por causa de comentários negativos e medo de ser uma adaptação mal feita do enredo do jogo, porém hoje vejo como estava perdendo tempo com essas ideias. Ganhei o livro da minha mãe e já estou ansiosa para comprar ou ganhar a continuação. Oliver Bowden se mostrou competente ao transformar o enredo do jogo de forma tão natural em livro. Ezio Auditore é um personagem sem muito aprofundamento psicológico, mas que ganha o leitor pela determinação e pela destreza. O livro só não me ganhou totalmente por um pequeno e irritante detalhe.

Ezio Auditore é um jovem rapaz filho de um financista em Florença e leva uma vida de brigas e aventuras com o irmão mais velho até o dia que ao retornar de uma entrega para o pai descobre que ele foi preso com os irmãos. Ezio consegue salvar a mãe e a irmã, mas os outros são executados como traidores de Florença. A única coisa que Ezio tem é o conteúdo que retirou do cofre secreto do pai. Uma velha página com instruções que ele não conhece e uma arma quebrada. Com a ajuda de Leonardo Da Vinci ele reconstrói a arma e sai em busca de vingança contra aqueles que mataram sua família e tomaram o controle de Florença. Após matar o homem que traiu seu pai ele foge da cidade e encontra abrigo na propriedade do tio onde entra em contato com um segredo que o pai escondeu por anos. O pai e o tio de Ezio fazem parte da ordem dos Assassinos. Uma organização, um credo que luta há séculos contra a ordem dos Templários. Ezio precisa aprender a Arte dos Assassinos para erradicar a corrupção que se espalha pelas províncias e evitar que os Templários tomem o controle de tudo. E acima disso vingar e restaurar a honra da família Auditore.

Nessa jornada Ezio adquire habilidades diversas que o ajudam nas missões cada vez mais difíceis que tem para cumprir. A morte dos chefes e de suas marionetes é fundamental para enfraquecer o adversário. Contando sempre com ajudas inesperadas e com a inteligência primorosa de Leonardo Ezio amadurece ao longo dessa jornada e a cada capítulo temos um personagem mais frio e mais preciso. Ezio sabe que as pessoas confiam nele e o admiram, por isso mesmo não pode falhar. Ele é um personagem curioso, se é que posso usar essa palavra. Ele não é muito aprofundado, mas tem muita personalidade e possui um foco de dar inveja. Inteligência e criatividade são características que o descrevem bem. Torci por ele em cada uma de suas batalhas. As descrições ajudaram a visualizar perfeitamente cada cenário, cada ângulo e cada detalhe. Os becos apertados de Veneza, as gôndolas e o cheiro peculiar dos canais. É um livro quase histórico se você observar o quanto de informação sobre a sociedade italiana daquela época é passada, e não foi surpresa quando descobri que o autor é especialista em história renascentista.

Nunca li um livro baseado em um jogo, mas acredito que muitas características são heranças do jogo. Fiquei admirada com a capacidade do autor de transferir tão bem as estratégias e as ações do jogo para o livro. Algumas pessoas falaram que o jogo é mais emocionante e mais complexo, sim de fato é, mas o livro não fica tão atrás quando se trata de cenas impressionantes. Para quem conheceu o jogo antes o livro pode parecer simples, mas tem de se entender que o formato possui várias limitações que o jogo não. Julgando o livro como ele é e não como o jogo eu achei a história muito boa. A trama principal é mais interessante do que imaginei. A rivalidade entre Assassinos e Templários foi bem articulada, mas a sucessão de alvos ficou comprometida pelo único detalhe que não gostei no livro: o tempo. Os anos passaram de forma muito estranha. Não entendi porque correr tanto. Em certos momentos ficou confusa a linha do tempo. De uma página para outra já haviam passado 8 anos, depois 4 anos e sinceramente não sei o que vou encontrar nos próximos livros. Se continuar dessa forma no quarto livro Ezio estará com 120 anos!

Em contrapartida os personagens são excelentes. Estava desconfiada com a aparição de Da Vinci no livro, mas ele foi muito bem composto, um personagem crível e com uma mente extraordinária para época. A amizade dele com Ezio foi uma constante que percorreu toda a história. Levando em conta os anos que se passaram é de admirar a fidelidade dele como amigo. Só senti falta de Leonardo na parte final do livro onde toda a história convergiu. A ajuda dele naquele momento seria bem-vinda, mas de qualquer forma gostei do final. A maior curiosidade agora é saber como vão se desenrolar os próximos livros. Afinal o tempo nesse livro voa e ainda tem muita coisa para ser feita. Talvez Ezio não participe de todos os livros, não sei o que o autor vai fazer, mas sei que gostei muito da história. É uma pena enorme que eles tenham corrido tanto com o tempo. Ezio é um personagem ótimo e torço para vê-lo no resto da série. Quem sabe os anos não param de passar rápido?

Uma narrativa envolvente, um cenário histórico atrativo e personagens ótimos. É um livro para quem procura uma trama com ação, mistério e intrigas. A leitura é rápida e logo nas primeiras páginas você se vê envolvido com a história e os personagens. Adoraria ver a história adaptada para os cinemas e pelo que encontrei de informação não vai demorar a história ganhar a tela, mas é uma adaptação do jogo, o que não é de todo um problema. O bom disso tudo é que quem gostar muito da série pode continuar no universo através dos jogos. A edição da Galera é muito boa, a capa ficou com tons muito bonitos e a fonte do livro é a padrão, bem agradável de ler. O lançamento de “Irmandade” está marcado para o final desse mês, a entrega da pré-venda do Submarino é dia 12 de abril, portanto até lá você pode correr e ler esse primeiro volume. Garanto que você não vai se arrepender. Uma aventura épica imperdível. Até mais!

Assassin's Creed - Oliver Bowden
1- Renascença
2- Irmandade
3- The Secret Crusade
4- Revelations

16 comentários:

  1. Quero muito ler essa série! Comprei os dois numa promoção essa semana no Submarino. Ótima sua resenha e só me deixou mais curiosa ainda. Não sou muito fã de jogos, mas dá até vontade de comprar depois que vi algumas fotos. Ezio parece o tipo de personagem conquistador, haha, mas você não diz se ele é bonito, vc nunca diz... mas isso não importa realmente e vc tá certa. besteira minha, haha. Bjos! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Ah gostei muito da sua resenha e quem sabe eu leio! A capa do dois é bem linda, mas to sem grana agora. Gosto de toda história que se passa em períodos históricos e de personagens inteligentes então já está na lista! Eu gosto das edições da Galera também e estou doida para ver resenha aqui de Sob a Luz da Lua, vi numa caixa postal sua, podia postar logo =*** Muito boa suas resenhas, ajudam a decidir logo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Já li esse livro e estou contando os dias para o próximo. Sou fã da série e comprei o jogo só para ter mais Ezio.
    Ótima resenha mesmo.
    Adorei seu blog também.

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos vivem me incentivando á lê-lo, pois falam que se for baseado nos jogos, deve ser excelente! rs


    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visita rs

    ResponderExcluir
  5. Nunca quis ler esse livro por que achava que a história era tipo aqueles mangas japoneses, e eu não gosto muito!! Acho que achei isso por casa da capa.. Mais agora eu vi que a história parece ser legal!! Acho que vou ler!! =)

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro, meu marido tá lendo, quase terminando, leu até rapido demais pra ele hehe Está na minha lista, um dos proximos, e o vol. 2 tb já comprei na pré-venda, chega mes que vem. ^^

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro aqui já faz um tempo, mas ainda não tinha animado a ler. Sua resenha acaba de me animar. Mas só depois porque não quero mudar a fila. Pela resenha parece um livro ótimo.

    ResponderExcluir
  8. Eu amava esse jogo. Quero muito ler esse livro, mas assim como a maioria tenho medo de me decepcionar muito com o livro

    ResponderExcluir
  9. Um livro baseado em jogo??? Nunca tinha isto, interessante...

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que resenha perfeita. nunca dei muita atenção para esse livros, masi sua resenha me deixou com uma vontade enorme de ler ele. Quero muito mesmo :)
    Parabéns pela ótima resenha :)

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o livro e ainda não tive vontade de ler, vou comprar o segundo e encarar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Yasmin,

    Este é um que ainda não decidi se quero ler, o jogo nem conheço então estou por fora do assunto rsrs. Mas o livro fico curiosa, ainda mais que lançou a continuação agora. ^^

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Quero muito este livro, faz muito tempo que não leio algo que não seja romances jovens e classicos!
    Gostei da capa :3

    ResponderExcluir
  14. estou doido para ler, esses dias vou comprar numa promoção os dois primeiros livros, espero naum me arrepender,pois sou muito fan do jgo

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro essa série e como você disse ele é perfeito para mim, pois, adoro esses temas: ação, mistério e intrigas.

    ResponderExcluir
  16. Eu até gostei do começo, mas foi chegando o final o livro foi meio arrastado Achei meio "delirante" demais. E aí veio Irmandade.
    E eu besta achei que ia melhorar e comprei. Tá lá, abandonado. E vai continuar.
    Não consigo ler de forma alguma. Detestei.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.