03/03/2012

Resenha - Para Sempre


Nome: Para Sempre
No Original: The Vow
Autor (a): Kim Carpenter
Páginas: 144
Editora: Novo Conceito
Comprar: Siciliano - Saraiva - Travessa - Cultura
Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a 'Krickitt' com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Desde que eu vi o anúncio do lançamento deste livro fiquei sem saber o que esperar. A história parecia muito bonita, mas o número pequeno de páginas me intrigava. Afinal como contar em tão poucas páginas uma tragédia tão grande? Como é um livro pequeno o passei na frente da fila de livros de parceria e logo no primeiro capítulo descobri o porquê de tão poucas páginas.

Kim Carpenter acaba de se tornar técnico de baseball da universidade de Highland no Novo México e resolve comprar uniformes para a equipe. Ao ligar para o serviço de atendimento da marca ele fica encantado com o ânimo e o jeito alegre da atendente. Uma moça que já chama atenção pelo nome. Ele então passa a ligar não apenas para falar de produtos esportivos, mas para conversar com ela. Krickitt deixa o telefone de sua casa com Kim no dia que não ia trabalhar e ele acaba ligando. Depois disso são vários meses de longas horas ao telefone. Após contas imensas de telefone os dois, em um tempo que não havia e-mail, começam a trocar cartas. Um bom tempo depois eles decidem se encontrar e a partir desse encontro as coisas acontecem relativamente rápido. Apenas dois meses depois de noivarem Kim e Krickitt estão casados. Eles vão viver na cidade de Kim e estão muito felizes. Nada podia estragar a alegria do casal até que na viagem a caminho da casa dos pais de Krickitt os dois sofrem um acidente. Krickitt estava dirigindo e sofreu quase todo o impacto. Semanas em coma e uma lesão cerebral séria. Ao acordar ela não se recorda de nada que aconteceu no último ano e meio. Muito menos de ser casada.

A partir daí acompanhamos o relato de alguém que ama uma pessoa que de certa forma já não existe mais. Kim foi apagado das memórias de Krickitt e lidar com isso é muito mais do que complicado. Já se imaginou em uma situação dessas? Pois ele não só se manteve ao lado dela nos piores momentos, como também não desistiu. A narração é simples, sem longas passagens e muito menos detalhada do que imaginei. A princípio eu pensei que o livro ia intercalar capítulos do ponto de vista de Kim e Krickitt, afinal seria melhor acompanhar certos momentos do ponto de vista dela. Apesar disso o livro consegue ser um relato sincero ao extremo e é nítido que eles não decidiram contar essa história por ser bonita ou romântica. Eles decidiram servir de exemplo para todas as pessoas que enfrentam problemas e desistem ao primeiro sinal de dificuldade.

É uma história triste e comovente. Ouvi pessoas criticando negativamente o livro, mas duvido que considerem alguns pontos antes de emitir essa conclusão. É uma história real, narrada com o intuito de passar uma mensagem de força, otimismo e amor. Não é uma história com intenção de ser romântica ou dramática. Dentro desta proposta ele é um livro bom. O que mais senti falta foi a visão de Krickitt. Senti falta de ver o que ela sentiu durante vários momentos tensos. Porém compreendo mais do que o imagino que tendo passado por tudo aquilo ela não gostaria de recordar, nem mesmo para colocar em um livro.

O livro ganhou versão para o cinema esse ano e estreia no Brasil ainda esse mês. Ouvi comentários que o filme trabalhou mais a história e ficou melhor do que o livro. Acredito nisso pelo fato de que na tela podemos acompanhar não só Kim, mas cada reação de Krickitt. Estou curiosa para assistir, já é uma bela história no livro, no cinema deve ter ficado ótimo. A edição da Novo Conceito ficou muito boa e os detalhes a cada capítulo ficaram ótimos. A leitura flui muito rápida devido ao tipo de narrativa e é um livro para se ler de uma só vez. Recomendo aos apaixonados, aos desacreditados no amor, aos que curtem um romance com doses extras de realidade e uma leitura rápida. Até mais!

37 comentários:

  1. Oi

    Eu senti exatamente isso! Falta da reação da Krickitt! Acho que se tivessem colocado pontos da visão dela e como ela se sentiu, eu iria gostar mais do livro.

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Ah, gostei de como você falou sobre o livro. Não tenho visto muitas resenhas positivas sobre ele, mas eu adoro romances, e o fato de Kim não ter desistido do amor da sua vida e continuar lutando pra reconquistá-la pela 2ª vez me encantou. Tô esperando o lançamento do livro e quero muito ver o filme, que já assisti o trailer e me animou bastante. Talvez seja mesmo melhor do que o livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Adorei a resenha, despertou ainda mais minha curiosidade de ler esse livro!
    Parece ótimo!

    um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o trailer e já tenho certeza que o filme vai ser melhor. Eu não gostei tanto do livro, achei ele meio forçado em algumas partes, mas quem sou eu para julgar né? rsrs.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. eu adorei a resenha! eu ouvi muitas críticas a respeito desse livro, só vou entender quando eu ler.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, mais fiquei bastante interessado quando editora Novo Conceito anunciou o lançamento. Espero ler ele em breve, e logo depois assistir o filme.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi o anúncio desse livro, já coloquei na minha lista de prioridades. Já tinha visto o trailer do filme e ficado suuuper ansiosa para vê-lo, agora que saiu o livro, então, nem se fala! Fiquei meio desconfiada também pelo tamanho mínimo que o livro tem, mas né, ainda assim quero MUITO lê-lo!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser muito lindo, estou doida pra ler!!

    Muito legal uma história real que serve de exemplo, nesse mundo em que qualquer coisa pequena é motivo para o fim de um relacionamento.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Mas fico bom mesmo sendo tão curtinho?? SE vc diz que sim...vou pesquisar pra ler antes de lançarem o filme.

    ResponderExcluir
  10. Ai Yasmim, estou com muita vontade de ler esse livro, e ver o filme.

    PArece muito lindo!!

    Mas me lembrou um pouco "Como se Fosse a primeira Vez". Não sei, qd assistir tiro a dúvida, valeu a indicação

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  11. Caramba, que história linda! Meio clichê, mas incrivelmente linda! *---*

    Louca para conferir o filme, porém antes darei um jeito de ler o livro. A capa do filme ficou linda, por sinal.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já tinha lido algumas coisas sobre esse livro, mas não tinha reparado no número de páginas. Muito pequeno. Eu gostaria de ler, mesmo não sendo fã de livros tristes demais.

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha. Deve ser muito lindo o livro. Eu vi o trailer do filme e achei interessante. Espero que seja bom.

    ResponderExcluir
  14. Amei sua resenha e to louca para ler esse livro logo. Antes que veja o filme e estregue tudo. Queria tanto ganhar, mas ando sem sorte. Quem dera um tivesse um Kim na minha vida. uashaush

    ResponderExcluir
  15. Este livro mostra que quando amamos alguém podemos superar tudo para continuar com esta pessoa. Nem a perda da memória fez com que Kim desista de viver com sua amada Krickitt. Ótima resenha, ótimo livro!

    ResponderExcluir
  16. Me interessei pelo livro. Não parece ser perfieto, mas parece ser muito interessante. Espero que possa lê-lo alguma vez... Aliás, a resenha está muito boa, espero que as outras também sejam assim. =)

    ResponderExcluir
  17. Já queria ler esse livro, agora quero mais ainda. Tbm achei q os dois narrariam... Rs

    ResponderExcluir
  18. linda historia *_* quero mt ler, ainda mais que é uma historia veridca!

    ResponderExcluir
  19. Essa história deve ser muito bonita.. Quando eu vi o trailer do filme eu fiquei muito interessado em ler o livro..

    ResponderExcluir
  20. O livro nunca me encheu muito os olhos, mas parece uma história realmente bonita.
    O que me desanima também é o fato de ser pequeno, me empolgo mais com livros grossos. Mas se eu tiver a oportunidade, vou ler. Sua resenha ficou bem positiva. :)

    ResponderExcluir
  21. Já li várias resenhas sobre esse livro, algumas apontando pontos fracos, mas no geral, elogiando o livro. Está na minha lista de desejados com certeza ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu ganhei dois kits do livro, um para mim e outro para minha amiga, não tive chancede ler ainda, mais espero que eu goste :p

    ResponderExcluir
  23. Não sei se vou gostar desse livro... J vi resenhas boas e ruins por ai, mas vou ler pra saber se vale a pena realmente

    ResponderExcluir
  24. Apesar de uma perda de memória ser algo muito trágico, espero que de certa forma tenha relação com a força que os casais têm que ter. Não desistir nunca do amor e do casamento, continuar e lutar.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi..

    Eu já li esse livro e vi o filme e achei comovente a história pelo qual esse casal passou.. Ele demonstrou para nós o que o amor verdadeiro.. Adorei a sua resenha....Gosto muito das suas resenhas.. =/

    ResponderExcluir
  26. Quero muito ler esse livro, porém o número de páginas acabam deixando ele pra trás. Prefiro um livro maior, que ele. Mas assim que der vou ler.

    Iasmin

    ResponderExcluir
  27. Ganhei ingressos para o filme e gostei bastante, mas a Kim me irritou um tiquim...rsrsrs

    ResponderExcluir
  28. Li a sinopse do livro e me apaixonei, quis ler. Já assisti o filme, é lindo! Um história emocionante.

    ResponderExcluir
  29. Não gosto de romances. Nem tenho vontade de ler esse livro, sinceramente, não me animou em nada.

    Gostei da sua resenha, você definiu bem os pontos positivos e outros não tão positivos assim.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  30. A única que me induz a ler o livro é a reflexão de toda essa história. Já vi reportagens de pessoas que se acidentam e não lembram mais de nada, deve ser terrível.. e ver isso numa história de um casal, adorei, apesar de tudo, essa reconquista!

    ResponderExcluir
  31. Eu assisti,mas não li o livro, eu pretendo ler, mas ainda tenho uma lista de livros para ler. A história é muito interessante, ainda mais por ser real.

    ResponderExcluir
  32. Como a maioria dos romances com final feliz esse está na categoria não é?

    Eu adorei o filme! E acho que o livro oferece mais detalhes. Vou ler com certeza! :)

    ResponderExcluir
  33. Muito legal o filme, e eu ainda pretendo ler o livro. Às vezes não dá vontade de ler um livro que a gente já tenha assistido ao filme, mas não é ocaso deste.

    ResponderExcluir
  34. Eu assisiti ao filme mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro e lendo sua resenha e os comentários de uma coisa eu tenho certeza: vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  35. Assisti o filme e amei, mas não li o livro ainda. Acho que o livro vai ser ótimo, porque a história do filme foi maravilhosa, e como sempre os livros sempre são melhores que os filmes.

    ResponderExcluir
  36. Ainda não assisti ao filme mas li o livro. Até que curti, mas achei tudo muito rápido, deveriam ter complementado mais o romance dos dois, o acidente e tudo mais.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.