26/02/2012

Dicas #11 - And The Winner Is...

Olá! O Dicas de hoje trás livros que foram adaptados para a telona recentemente e fizeram grande sucesso. Estou falando dos indicados ao Oscar 2012. Livros tão bem adaptados que agradaram não só o público como a crítica. Ano após ano não é difícil ver quatro, cinco livros adaptados, mas ver tantos deles concorrendo ao Oscar de melhor filme sim. A opção de adaptar livros parece ter virado regra em uma época que Hollywood já não produz tanto quanto antigamente. Os livros já vem com uma base de público o que é transforma os roteiros adaptados em uma aposta mais garantida de sucesso do que um roteiro original. Vamos aos livros:

A Invenção de Hugo Cabret
Brian Selznick
534 páginas

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar, escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato, ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave (...)
Extremamente Alto & Incrivelmente Perto
Jonathan Safran Foer
392 páginas

Nunca é possível reconhecer o último momento de felicidade que antecede uma tragédia. Seja ela o ataque às torres do World Trade Center, seja o cruel bombardeio aliado sobre Dresden, que arrasou a cidade e a população civil da histórica cidade alemã na Segunda Guerra Mundial. Portanto, dificilmente há tempo de verbalizar o amor que se sente pelas pessoas próximas que, por um golpe do destino, tornam-se distantes. Esta constatação e os dois acontecimentos históricos guiam o livro. Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade, sofre com a morte do pai (...)


A Resposta
Kathryn Stockett
574 páginas

Uma história de otimismo ambientada no Mississippi em 1962, durante a gestação do movimento dos direitos civis nos EUA. Eugenia 'Skeeter' Phelan, jovem que acabou de se graduar e quer virar escritora, encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. Após um emprego como colunista do jornal local, ela tem uma ideia brilhante, mas perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas do Mississipi na década de 60. Mesmo com receio de prováveis retaliações, ela consegue a ajuda de Aibeleen, a empregada doméstica que  (...)


Os Descendentes
Kaui Hart Hemminhgs
304 páginas

Matthew King já foi considerado um dos homens mais afortunados do Havaí. Um de seus ancestrais, um missionário, casou-se com uma princesa havaiana, o que faz de Matt um descendente real e um dos maiores proprietários de terra da região. Mas agora sua sorte mudou. Suas duas filhas estão crescendo, e ele sente que perdeu o controle sobre elas. Scottie, de 10 anos, gosta de descobrir as coisas por conta própria e é ávida por atenção. Alex, de 17, é uma ex-modelo que atravessou um período turbulento com o uso de drogas. E sua mulher, a bela e carismática Joanie, acabou (...)

Cavalo de Guerra
Michael Morpurgo
184 páginas

Em 1914, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Joey, um belo Cavalo de pelo avermelhado e uma cruz branca na fronte, é vendido para o Exército inglês e enviado para frentes de batalha na França. Lá, o destemido Cavalo enfrenta o inimigo e vê de perto o horror das violentas batalhas. Mesmo em meio à desolação das trincheiras, a coragem e a determinação de Joey sensibilizam os soldados do front e ele consegue encontrar consolo e esperança. Seu coração, contudo, sofre com a saudade que sente do jovem Albert, que ele foi obrigado a abandonar... Será que ele nunca mais voltará (...)

Lembrando que eu coloquei somente os livros cujo filme foi indicado a melhor filme. Se contar as demais categorias ainda temos "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres", "O Espião Que Sabia Demais", "Sete Dias com Marylin" e o conto "A Vida Singular de Albert Nobbs". Sem esquecer o livro Moneyball, cujo o filme concorre ao oscar de melhor filme, mas ainda não tem versão em português. Das dicas acima eu já li "A Resposta" e adorei. Estou com "As Invenções de Hugo Cabret" na lista de desejos imediatos e mal posso esperar para ler e ver o filme. Dos outros três o único que quero ler é "Extremamente Alto & Incrivelmente Perto", já estava na lista antes de eu saber do filme, mas era impossível comprar por causa da edição que já estava fora das livrarias. Graças ao filme a Rocco reeditou o livro e vou poder comprar o meu. Por essas e por outras não reclamo de filmes baseados em livros. Muitas vezes alguns livros só ganham reedição por causa deles. :) E ai? Gostaram de algum? Já assistiram aos filmes? Qual sua opinião sobre essa recente onde da adaptação? Por agora é issso! Até mais tarde com a décima resenha do projeto de releitura Percy & Harry!

15 comentários:

  1. Eu não assisti nenhum desses filmes ainda hahaha Mas algo me diz que seria uma boa tentar ler os livros antes. Vi um pessoal falando bem do livro "Os descendentes". Seria minha primeira aposta.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler A invenção de Hugo Cabret, e depois assistir o filme, 11 indicações ao oscar não é pra qualquer um! A resposta também entrou na lista, e o filme que é outro nome que não me lembro agora...

    ResponderExcluir
  3. Não acompanhado nada do Oscar, não sei indicações nem nada disso, mas quero ler A resposta (saiu capa om tema do filme, adorei!) e também Os homens que não amavam as mulheres. São bem falados, né? Então estão na lista. rs

    Sobre as adaptações, sempre tenho decepções então procuro assistir só quando a curiosidade é muita... Mas ouvi poraí que a adaptação de Os Homens Que Não Amavam as Mulheres ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de todos os livros mas ainda nao assisti a nenhum dos filmes.
    Vou tentar assistir o Oscar hoje e ver quem vai levar o premio de melhor filme. Sera que sai pra uma dessas adaptacoes?

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin,

    Da lista acima ainda não assisti a nenhum filme, mas estou acompanhando o Oscar e estão todos na lista. Alguns eu não sabia que tinha livro, como o Cavalo de Guerra. A resposta eu estou lendo no momento e estou adorando. =]

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Yasmin,

    quero muito ler Cavalo de Guerra, e a Invenção de Hugo cabret. Assisti ao filme, e pela vitória de 5 oscars o filme é muito bem feito. Quero ver as diferenças na escrita para a adaptação.
    A Resposta, acredita que não me chamou assim?heheheh

    beijos.

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  7. Aaah, eu quero ler Cavalo de Guerra antes de assistir ao filme! Pena que não ganhou nenhum óscar :/

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visita lá!

    ResponderExcluir
  8. Preciso muito ler Hugo , esta na lista de desejados . Quero ler também a resposta , deve ser muito bom !! ótimos post , adorei !!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu não sabia que Os descendentes era adaptação, que vergonha, kkk, estou com vontade de ver o filme, e agora de ler também

    ResponderExcluir
  10. Acho que essa onda é pq a galera ñ consegue mais fazer roteiros orginais...aushaushaus Acabou que uma filme de roteiro original ganhou o Oscar, mas ainda quero muito ler A resposta. Os outros ñ me interessam muito...

    ResponderExcluir
  11. E eu que não sabia que A invenção de Hugo Cabret tinha em livro?! D: rs Eu li sua resenha de A resposta, e quero muito encontrar esse livro para ler e depois ver o filme *O* Também tem Os homens que não amavam as mulheres, que por agora só vi o trailer do filme, mas fiquei super interessada!Ótimos livros e ótimos filmes, até que gosto dessa onda de adaptações em Hollywood, claro que algumas adaptações deixam a desejar, mas outras nem tanto.
    Espero poder ler os livros antes de ver os filmes :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que dicas ótima! Muito boa a ideia. Adoro ver filmes baseados em livro. Assim posso ver as diferenças, e reviver o livro. Ai agora eu quero mais dicas assim. Não sabia do filme "Cavalo Guerra", mais um para a lista de ver e ler.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li/assisti nenhum, mas dois que certamente estão na minha lista são A invenção de Hugo Cabret e A Resposta

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de ler A Resposta e A Invenção de Hugo Cabret. Entre os dois A Resposta vem em primeiro.

    ResponderExcluir
  15. Desses eu só vi A Invenção de Hugo Cabret, e não li nenhum. Quero muito ler A Resposta e A Invenção de Hugo Cabret.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.