22/12/2011

Dicas #07 - Nomes

O Dicas dessa dessa semana trás clássicos que tem como título o nome do seu personagem principal. São em sua maioria romances históricos. Gosto bastante desse gênero, apesar de que por incrível que pareça não li nenhum deles, mas estão todos na minha lista do desafio literário de 2012. Vamos a eles:

Nome: Anna Kariênina
Autor (a): Liev Tolstói
Páginas: 816
Editora: Cosac Naify
Sinopse: Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira. Esta é uma das aberturas mais famosas de todos os tempos, e ainda hoje impressiona a sabedoria concisa com que Tolstói introduz o leitor no universo de Anna Kariênina, clássico escrito entre 1873 e 1877. Muito do que o romance vai mostrar está contido nesta frase. A personagem-título, ao abandonar sua sólida posição social por um novo amor, e seguir esta opção até as últimas consequências, potencializa os dilemas amorosos, vividos dentro ou fora do casamento, de toda a ampla galeria de personagens que a circunda. O amor, aqui, não é puro idealismo romântico.

Nome: Jane Eyre
Autor (a): Charlotte Brontë
Páginas: 528
Editora: Landmark
Sinopse: A história da menina Jane, órfã de pai e mãe, vivendo infeliz em companhia de parentes que a detestam. Após uma série de confrontos, Jane é enviada para um colégio interno, onde conhece seus primeiros momentos de verdadeira felicidade. Crescida e formada como professora, ela decide procurar uma nova posição, e no Solar de Thornfield, passa a ser a tutora da jovem Adèle, pupila de Lord Rochester. Quando conhece Rochester, apaixona-se por ele, e ele por ela. Este lhe propõe casamento e ela aceita, mas no dia de seu casamento, Jane descobre um terrível mistério que assola o Solar de Thornfield.

Nome: Emma
Autor (a): Jane Austen
Páginas: 512
Editora: Landmark
Sinopse: Emma Woodhouse é uma mulher linda, intelectual e de espírito elevado. Sua mãe faleceu quando ela ainda era muito jovem e esta assumiu o papel da administradora da casa, já que sua irmã mais velha havia se casado. De certa forma, ela é muito madura, apesar de cometer sérios erros - mesmo jurando que nunca se casaria, encontra diversão em arrumar casamentos para outros; aparentemente incapaz de se apaixonar, é através do ciúme que ela descobre seu amor por Mr. Knightley.

Nome: Madame Bovary
Autor (a): Gustave Flaubert
Páginas: 496
Editora: Penguim Companhia
Sinopse: A história faz um ataque à burguesia, desmoralizando-a com a descrição exuberante de sua banalidade. Em um tempo em que as mulheres eram submissas, Emma Bovary encontra nos tolos romances dos livros o antídoto para o tédio conjugal e inaugura uma galeria de famosas esposas adúlteras atormentadas na literatura.Cada frase devia refletir o esforço em obtê-la, sendo reescrita e reescrita ad infinitum. Mestre do Realismo, o autor documenta a paisagem e o cotidiano da metade do século XIX, ironizando os romances sentimentais e folhetins, gêneros que considerava obsoletos. Não à toa, a época de lançamento o impacto foi duplo: um sucesso de público e a reação feroz do governo francês.

Gostaram? Estou com todos eles aqui esperando para serem lidos, exceto Emma. Como eles estão no desafio Literário só vou poder ler e postar resenha no mês deste tema "nome próprio", isto é, fevereiro. Não esqueci da ideia de encher o blog de clássicos. Nos próximos dias deve sair resenha. Estou lendo bastante agora nas férias e mudei consideravelmente a ordem de leitura misturando mais os estilos. Por agora é isso, mais tarde saí mais um dia do desafio. Até!

9 comentários:

  1. Gostei sim, também não li e nem conhecia nenhum desses kkk, mas foi bom conhece-los. Gostei bastante da sua coluna também!!!

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler Anna Kariênina, mas você viu os preços? Desanima demais... E não tem poket porque procurei e nada. :( Destes ai eu só li Emma. bjo

    ResponderExcluir
  3. Já li Ana Karenina e Madame Bovary e adorei ambos; Ana Karenina me impressiona pela ousadia, tipo, o enredo é muito ousado para a época em que foi escrito, enfim, o início do livro é épico.

    ResponderExcluir
  4. Ana Karenina eu li muito nova pra entender, penso eu...e foi bem dificil. Jane Eyre e Emma estão na fila de leitura, só vou ler em fevereiro tb, por causa do desafio. Mas Madame Bovary...é um saco! #prontofalei

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, tem que ler Emma também! Um dos meus livros preferidos@

    ResponderExcluir
  6. Ana Karenina está na minha meta de leitura, desde o ano passado! Apesar de custar os olhos da cara vou ler esse ano! Jane Eyre também, adoro clássicos apesar de não lê-los o bastante! Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler Emma e Jane Eyre tem anos, mas a falta dos livros com a edição que eu quero é uma problema. Vou tentar achar, mas sempre prometo isso e nunca faço. Mais umas ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Amo clássicos e Madame Bovary eu vi na biblioteca onde vou e nem peguei pra ler ele, quando for lá de novo e não tiver nenhum livro para ler na fila, vou pegar ele sim. Emma eu quero ler, como toda a obra da Jane.

    ResponderExcluir
  9. Teve um professor que tentou nos obrigar a ler Anna Kariênina. Traumatizei.

    Gosto de clássicos e alguns desses realmente me dão muita vontade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.