06/12/2015

Resenha - O Aprendiz


Nome: O Aprendiz
No Original: The Novice
Autor (a): Taran Matharu
Tradutor (a): Edmo Suassuna
Páginas: 350
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Fletcher é um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra, Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.

Não acompanho o Wattpad, por isso ando bem desligada do que faz tanto sucesso por lá a ponto de ser publicado por grandes casas editoriais e quando vi O Aprendiz primeiro me apaixonei pela capa e pela sinopse antes de conhecer a história por trás do livro e seu autor o indiano filho de mãe brasileira morador de Londres apaixonado por O Senhor dos Anéis e fantasia. Primeiro livro da trilogia que conquistou milhões de leitores O Aprendiz é um mergulho em um mundo de guerras, elfos, orcs, soberba, traição e amizades. Narrado de modo primoroso a história de Fletcher o órfão que conjura um demônio e termina na Academia treinando para entrar em uma guerra intermitente é um refresco para os fãs e apaixonados por fantasia, é uma declaração de amor de fã para fã, e vai conquistar leitores onde menos se espera. Conheçam.

Fletcher foi abandonado ainda bebê sem nem uma cesta nu em cima da neve nos portões de Pelego. O vilarejo era muito ao norte de Hominum e cheios de nobres esnobes que nem cogitaram adotar o garoto. Criado por Berdon o ferreiro que o encontrara Fletcher se tornara um filho para o solteirão rústico e era seu aprendiz. Berdon não era rico, mas sempre cuidara de Fletcher que nutrira a vida toda ódio pela mãe que o abandonara para morrer. Quando um estranho soldado que seguia para a frente élfica da guerra mais ao norte de Pelego para na feira da cidade abrindo uma lona de estranhos itens Fletcher se vê ouvindo a história do soldado que termina com um livro de um conjurador morto em batalha. Didric o filho do agiota que controla todo o lugar com sua benevolência fingida é um valentão que gosta de fazer pouco de todos de forma cínica oferece para ficar com o livro. O soldado parte depois de uma noite na casa de Berdon deixando o livro para Fletcher que o tinha ajudado com Didric. Fletcher mal se da conta do que está fazendo com o livro escondido no cemitério quando é encontrado pelo grupo de Didric. O que o garoto não contava era que Fletcher não estava sozinho, rlr conjurara uma salamandra depois de queimar Didric Fletcher não tem opção se não fugir. Seguindo para o sul e para a capital depois de tentar arrumar emprego como ferreiro sem sucesso ele termina na Academia Vocans levado por Arcturo um mago de batalha que o encontrou. Lá entre plebeus nobres um anão e uma elfa Fletcher descobrirá um conjurador de talento, amizades, inimigos e segredos.

Essa é a premissa da história e foi fascinante descobrir o mundo de Hominum, a guerra, os orcs, os elfos, os anões e principalmente os demônios, os conjuradores e toda a organização deste mundo criativo que salta aos olhos como uma ode ao que tem de melhor na fantasia. Taran se mostra uma contador de histórias nato que vai além da criatividade, das ambientações marcantes e elementos da fantasia trazendo personagens reais com tramas que envolvem o leitor, do preconceito ao abuso de poder, o autor trata de diversos temas enquanto desenvolve um mundo rico e inovador.

Impossível não torcer por Fletcher ou sofrer com ele e Otelo, o anão que paga um preço alto pelo preconceito contra seu povo, ficamos curiosos com o passado de Fletcher tanto quanto pela seu futuro e temos vontade de bater em certos personagens. O sistema dos conjuradores, demônios e a magia do livro é fascinante com descrições bem colocadas que tornam cada cena viva diante do leitor, cada movimento e novidade sobre os meandros da política, da guerra e dos conjuradores estão entrelaçados, magia e o pior da humanidade enquanto Fletcher e seus amigos tentam fazer o que é correto. Ansiosíssima para o segundo livro.

Leitura rápida, instigante e deliciosa em todos os aspectos, a narrativa é surpreendente assim como os personagens e os elementos que formam o mundo de Hominum. Ansiosa para descobrir o que acontece e mais sobre o passado que tem as respostas para o futuro. Adorei o estilo de Taran Matharu, é nítida sua paixão pelo tema e pelo gênero. A edição da Galera está perfeita, bela adaptação da capa e ótima tradução. Recomendo a todos que querem uma fantasia inventiva, que vai além e testa seus limites, um belo mundo com fortes personagens em uma trama que vai além de intrigas e preconceitos, além de elfos, anões e orcs. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Conjurador - Taran Matharu
1- O Aprendiz
2- The Inquisition
3- Sem Título Ainda

Acompanhe a editora Galera:

Um comentário:

  1. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.