06/12/2015

Resenha - Corte de Espinhos e Rosas


Nome: Corte de Espinhos e Rosas
No Original: A Court Of Thorns and Roses
Autor (a): Sarah J. Maas
Tradutor (a): Maraiana Kohnert
Páginas: 434
Editora: Galera
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira — que ela só conhecia através de lendas —, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Não é novidade que sou fã de fantasia seja de qualquer idade por isso fiquei bem feliz em ver a Galera lançando a nova série, trilogia da autora Sarah J. Maas. Com Trono de Vidro a autora mostrou que sabe reinventar e levar o leitor por um mundo de fantasia que vai além do comum e agora com Corte de Espinhos e Rosas somos apresentado ao lado realmente mágico de seu universo. Em mundo de miséria separado por uma densa floresta e uma muralha existe humanos e feéricos, os terríveis e desumanos feéricos que mesmo depois de séculos são lembrados, odiados e temidos, neste mundo de fome e dificuldades Feyre paga um preço alto por um erro de principiante. Conheçam.

O inverno era uma época difícil para Feyre, os animais se escondiam nas profundezas da floresta e caçar se tornava uma atividade de persistência quase inútil, porém tinha seu pai e suas irmãs para alimentar e isso a levou mais para dentro da floresta do que era seguro. Ela sabia que não poderia arriscar quando encontrou uma corça comendo distraída as cascas de uma árvore Feyre comemorou em silêncio as semanas de alimento e o dinheiro que ganharia com a pele. Ela detestava caçar, mas sobreviver e cumprir sua promessa feita a mãe vinha em primeiro lugar. Quando ela observa dois pares amarelos de olhos a observando do meio dos arbustos Feyre sabe que foi longe demais e precisa agir se quiser escapar. Um lobo imenso, como ela nunca vira, com uma inteligência brutal. Sem pensar nos riscos de ele ser um feérico Feyre o atinge duas vezes, a primeira com uma flecha de freixo, e a segunda para encerrar. A pele do lobo renderia uma fortuna no mercado que salvaria sua família pelo longo inverno, mas o que Feyre não esperava era ser arrancada de casa por uma grande besta. Um feérico furioso pelo que ela fizera, ao final Feyre estava certa de ter duvidado, o lobo não era um lobo e agora para não morrer ela tem que partir para o mundo por trás das muralhas. Temendo pela vida de sua família e pela própria Feyre espera fugir, mas à medida que é surpreendida pela beleza da Corte da Primavera e pelo seu Grão Senhor dela Feyre começa a aceitar sua situação. Tamlin é mais do que a besta que irrompeu no casebre de sua família, assim como Lucien seu irritante emissário, porém como Feyre bem sabe toda calmaria antecede uma tempestade e quando as coisas pioram para todos Feyre não tem outra opção a não ser lutar por aqueles que aprendeu a gostar e por sua família tão perto do perigo como jamais esteve. Mas será que o preço não será alto demais?

Essa é a premissa do primeiro livro desta nova série e devo dizer que fui surpreendida pelos rumos que a história tomou. A narração é em primeira pessoa e apesar de a voz narrativa de Feyre ser hesitante no começo a trama flui fácil sendo que Maas introduz seus personagens, suas personalidades e anseios antes de se aprofundar na verdadeira trama do livro. A estadia de Feyre com os feéricos dura bastante até tudo começar a se complicar, passamos grande parte deste começo ansioso para descobrir mais sobre a praga e os segredos que deixam Tamlin tão tensos. A ambientação casa perfeitamente com o desenvolvimento da protagonista e dos personagens tornando o livro ainda mais instigante, gostaria de ter conhecido com detalhes cada corte.

Não sou de gostar de livros de fantasia que dividem demais o foco entre romance e a trama, mas a autora conseguiu colocar o romance de um modo que fizesse sentido, ser o ponto de ligação para todas as intrigas foi ótimo. Espero ansiosa pelo próximo livro porque se a autora fizer o mesmo que fez em Trono de Vidro a trama e o universo ganharão mais destaque do que o romance nele. Não que Feyre e Tamlin sejam ruins juntos, são ótimos, mas as cortes do mundo feérico são interessantes demais assim como vários personagens secundários e seria um desperdício não desenvolvê-los ambos. A reticência da protagonista pode desagradar a alguns, mas o mundo criado por Sarah consegue chamar atenção para si e com certeza agradará aos leitores mais exigentes.

Leitura rápida, instigante e que surpreende pelo rumo que toma. Sarah J. Maas se mostra uma contadora de histórias perspicaz que vai além de apresentar universos e criaturas conseguindo imprimir mais em suas palavras e personagens mostrando que a fantasia jovem adulta pode ser interessante e surpreender leitores de todas as idades. A edição da Galera está linda, com uma capa que chama atenção e fica espetacular em fotos, boa tradução e fonte agradável. Adoraria ver ambas as séries da autora adaptadas para o cinema. Recomendo não só aos fãs da autora e de fantasia jovem, mas aqueles que querem sair da zona de conforto, e mesmo para os fãs de fantasia que procuram algo diferente, sei que é jovem, mas o mundo é interessante, sua divisão e meandros pode te surpreender. Leiam, permitam-se ver além e se surpreendam! Até mais!

Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
1- Corte de Espinhos e Rosas
2- A Court Of Mist and Fury
3- Sem Título Ainda

Acompanhe a editora Galera:

5 comentários:

  1. Aaah, estou louco para ler esse livro ❤ Já adoro Trono de Vidro e sei que a Sarah não vai me decepcionar; adoro livros de fantasia, principalmente com seres encantados, então minhas expectativas estão altíssimas!

    Adorei sua resenha :)

    www.fasciniosliterarios.com.br / @blogblankspace

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou super fã de fantasia, e amo os outros livros da autora. Já estava doida pra ler essa série dela, sem conhecer nada da história. Mas já percebi que premissa é ótima. Eu também não gosto tanto quando misturam romance e fantasia, mas gostei de saber que nesse livro funcionou. E concordo que essa edição está linda <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sarah J. Maas é a minha autora preferida, amo todos os livros dela! Até agora só li a série Trono de Vidro, mas amei todos os livros da série. Quero muito ler essa série dela, o eredo também parece ser ótimo e tenho certeza que também vou amar =D
    Bjss.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro parece tão legal!
    Ainda não tive o prazer de conhecer Trono de Vidro, apesar de estar empoeirado na minha prateleira, mas depois dessa resenha me deu vontade de criar vergonha na cara e ler ele logo para poder comprar Corte de Espinhos e Rosas! Confesso que fantasia não é muito a minha praia, mas A Bela e a Fera é meu conto de fadas favorito e esse livro se parece muito!
    Beijos. ♥

    ResponderExcluir
  5. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito fantasia e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.