23/10/2015

Resenha - O Vitral Encantado


Nome: O Vitral Encantado
No Original: Enchanted Glass
Autor (a): Diana Wynne Jones
Tradutor (a): Raquel Zampil
Páginas: 304
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico. Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava.

Conheci os livros de Diana Wynne Jones pouco depois que comecei o blog porém não tive a chance de realmente ler nenhum deles. Como leitora aficionada por Neil Gaiman ouvi diversas vezes comentários elogiosos sobre sua obra e quando O Vitral Encantado surgiu na lista de lançamentos da Galera aproveitei a oportunidade. Com uma narrativa envolvente, simples e encantadora a autora leva o leitor por uma história de magia e amizade, não com um bom personagem, mas com um punhado deles, um mais cativante e peculiar do que o outro. Conheçam.

Andrew trabalhava em uma universidade próxima a propriedade do avô, mas desde que se tornara adulto não tinha notícias dele, quando o fantasma do avô surge no meio da estrada com um papel em mãos tentando entregá-lo Andrew sabe que o avô morreu e ao chegar em Melstone House ele também sabe que não trabalhará mais na universidade, era uma sensação estranha, mas depois de cuidar do testamento do avô e se assentar Andrew começa a lembrar-se de quando passava as férias na casa e do tanto que o avô o ensinou, de coisas banais a magia, Andrew se surpreende com o tanto que esqueceu. Na casa com ele trabalham o Sr. Stock, um jardineiro cabeça dura que foca toda sua atenção em sua horta de legumes e verduras enormes e sempre que é contrariado presenteia Andrew com uma caixa enorme e pesada deles. E a Sra. Stock, a governanta, que insiste em manter a casa na mesma, mudando todos os dias as alterações que Andrew faz. Quando os dois decidem que Andrew precisam de uma distração entra em cena mais personagens interessantes, e no mesmo dia chega à casa Aidan, um garoto que acaba de perder a avó e está fugindo de criaturas estranhas. Acolhido por Andrew Aidan descobrirá muito sobre um mundo que sempre esteve com ele, e Andrew lembrará de sua magia, descobrirá sobre seu campo de proteção e o que esconde o vitral que sempre o encantou quando criança.

Esse é o ponto de partida de um dos livros mais gostoso, criativo, encantador, bem narrado e com ótimos personagens que li este ano. Diana Wynne Jones é uma contadora de histórias nata e uma ótima escritora, qualidades difíceis de serem encontradas juntas. Com uma narrativa simples, mais intrigante a britânica nos conduz por uma história de amizade, de humanidade e magia. Sem a enrolação das introduções a autora começa pela história dando crédito que o leitor encontrará o fio da história, fazendo-o pensar e imaginar o que é perfeito para um livro infantojuvenil. Este é apenas um dos vários motivos que tornaram a leitura de O Vitral Encantado algo mágico.

O ponto que mais torna o livro realmente único ao lado desse começo já no desenvolvimento é seus personagens, são tantos que é difícil comentar de todos sem estragar o prazer de conhecer cada um deles no decorrer da leitura. Sr. Stock, Sra. Stock, que não são casados, e vivem numa guerra fria incomparável e deliciosa, Tarquin e sua filha Stashe, Trixie, irmã da Sra. Stock e seu filho Shaun, Groil, Rolf e tantos outros. Jones é de fato uma autora excepcional e a história consegue surpreender a cada capítulo com um final ainda mais diferente do que eu esperava.

Leitura deliciosa, instigante e cativante. Mal posso esperar para ler outros histórias de Diana e me encantar com seus mundos, contos que vão além das fadas, seres únicos, uma magia única e muita criatividade numa história inteligente que cativará leitores de todas as idades. A edição da Galera está ótima, tradução perfeita e bela capa. Recomendo a quem gosta de conhecer mundos novos, intrigantes e principalmente para quem gosta de bons personagens numa história diferente e inteligente. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Um comentário:

  1. Fiquei encantada com a sua resenha, eu não conhecia o livro e nem a autora, mas me conquistou de cara, porque não é sempre que encontramos um livro com vários personagens cativantes dentro de uma historia deliciosa de ler, já coloquei o livro na minha lista de desejados, adorei, bjão!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.