25/10/2015

Resenha - O Lado Feio do Amor


Nome: O Lado Feio do Amor
No Original: Ugly Love
Autor (a): Colleen Hoover
Tradutor (a): Priscila Catão
Páginas: 336
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando Tate Collins se muda para o apartamento de seu irmão, Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em enfermagem, não imaginava conhecer o lado feio do amor. Um relacionamento onde companheirismo e cumplicidade não são prioridades. E o sexo parece ser o único objetivo. Mas Miles Archer, piloto de avião, vizinho e melhor amigo de Corbin, sabe ser persuasivo... apesar da armadura emocional que usa para esconder um passado de dor. O que Miles e Tate sentem não é amor à primeira vista, mas uma atração incontrolável. Em pouco tempo não conseguem mais resistir e se entregam ao desejo. O rapaz impõe duas regras: sem perguntas sobre o passado e sem esperanças para o futuro. Será um relacionamento casual. Eles têm a sintonia perfeita. Tate prometeu não se apaixonar. Mas vai descobrir que nenhuma regra é capaz de controlar o amor e o desejo.

Mais uma vez preciso dizer que estava enganada sobre um livro da autora Colleen Hoover. Comecei O Lado Feio do Amor esperando mais um new adult regado a drama e encontrei sim isso, mas nada de clichês ou reuso de dramas comuns que encontramos por aí com nova roupagem em diversos livros do gênero. Mais uma vez Colleen pega o leitor desprevenido para o que acontece e mais uma vez mostra como transformar uma história em várias coisas ao mesmo tempo. Presente e passado se entrelaçam nessa história de perda e reencontro.

Não quero contar muito do livro porque este é o tipo de história que é preciso sentir as emoções junto com os personagens e pode ficar tranquilo, vai muito além de sexo descompromissado. Tate Collins acaba de se mudar para o apartamento de seu irmão e logo que chega encontra alguém muito bêbado jogado da porta, ela não esperava que fosse Miles, o melhor amigo de seu irmão e também piloto. Logo que Tate coloca os olhos nele ela sabe que ele está além de qualquer sofrimento, é como se algo consumisse Miles de dentro para fora. O que Tate não consegue evitar é a irresistível atração que sente por ele, e quando Miles com seu olhar amargurado propõe apenas um relacionamento casual ela aceita suas duas regras, nada de passado e nada de futuro. Focada no seu mestrado de enfermagem Tate não vê mal nenhum em se divertir, mas o que nenhum dos dois contava era a sintonia perfeita entre eles e quando a promessa de não futuro parece ameaçar a ruir o passado que consome Miles por dentro parece alcançá-los. Tate não fazia ideia do quão grande era dor de Miles e o quão longe ele estava de se perdoar, porém nenhuma regra é capaz de mascarar o que realmente está acontecendo entre eles. Será que Tate é a resposta para anos de culpa e dor? Ou será apenas mais uma lembrança do que não acontecerá nunca?

A história alterna presente em formato de prosa e passado como poesia, a história dos dois e o passado de Miles encerrados em um livro de tirar o fôlego, pelas surpresas e pela intensidade que Colleen Hoover consegue imprimir não só na narrativa como em seus protagonistas. E eu que acreditava que Colleen não conseguiria um personagem mais complexo e intenso do que já vi antes, a autora com sua narrativa diferente consegue passar ao leitor cada sensação, somos cativados pelo personagem e ficamos intrigados com sua dor, a sentimos no começo do livro e à medida que os capítulos passam estamos mais focados em descobrir o que aconteceu do que tudo, que dor e que culpa poderia ser assim tão pesadas?

Vi resenhas comentando que Tate se submeteu ao que Miles queria, e acho absurdo que mesmo entre blogueiros leitores, que deveriam ser esclarecidos e cultos haja uma visão tão misógina. Por que uma mulher não pode decidir que quer apenas sexo? O livro tem tantos aspectos por trás dessa premissa que é absurdo simplificar a essa questão, e não é questão de ser anti-feminismo a atitude de Tate, é justamente essa liberdade de escolha que a igualdade de gênero prega. Tate e Miles juntos são química pura e é impossível não nos apaixonar pela interação dos dois assim como com os personagens secundários, como o Capitão, o senhor que trabalha de ascensorista no prédio do irmão de Tate. Uma figura secundária, mas com ótimos diálogos. O fim é como eu disse, uma surpresa imprevisível em grande proporção, duvido que alguém pensou em algo parecido.

Leitura rápida, extremamente cativante não só pelo mistério por trás de Miles como pela química do casal, pela beleza da história e sua fluidez. Colleen Hoover mostra que é uma autora versátil, indo além dentro de um gênero que para muitos é limitadíssimo. Com a precisão de quem entende bem o ser humano a autora parece não ter limites quando é surpreender o leitor. Digo isso pela história e pelo passado contado de modo inovador. A edição da Galera está perfeita e mal posso esperar para ver o filme e ver se foram fiéis do jeito que a história merece. Recomendadíssimo para os fãs de new adult e que querem algo de qualidade, e também para quem gosta de um drama com mistérios e bons protagonistas. Leiam e definitivamente de surpreendam!
Até mais!

2 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um romance, gosto muito da escrita da Colleen Hoover, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida pra ler esse livro. Amo os livros da autora, e adorei saber que esse livro não é clichê. Eu achei a história dele super interessante, e fiquei curiosa pra saber como fica isso do presente ser em formato de prosa e o passado em poesia.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.