24/10/2015

Resenha - A Garota Gotic e O Fantasma de Um Rato


Nome: A Garota Gotic e O Fantasma de Um Rato
No Original: Goth Girl and The ...
Autor (a): Chris Riddell
Tradutor (a): Janaína Senna
Páginas: 242
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ada Gotic é a filha única de Lorde Gotic. Eles moram no enorme Palácio Sinistro. Lorde Gotic está sempre ocupado com seus eventos e convidados, então nunca pode dar atenção à filha. Ele acredita que crianças devem ser ouvidas e não vistas, portanto, Ada é obrigada a usar botas gigantescas para que seu pai possa sempre ouvi-la chegando. Tudo isso torna difícil encontrar novas amizades, e a garota se sente muito sozinha. Quando William e Emily Cabbage se hospedam no castelo, Ada percebe que tem algo de muito suspeito sobre Malavesso, o guarda-caça interno. Com a ajuda dos hóspedes e de um rato-fantasma chamado Ishmael, Ada decide investigar. Mas será que ela vai conseguir convencer o pai de que suas suspeitas são verdadeiras antes que seja tarde demais?

Chris Riddell é outro autor voltado para o público juvenil que faz imenso sucesso entre públicos de variadas idades e chama atenção pelas críticas elogiosas de diversos colegas de profissão famosos autor bestseller Riddell nos apresenta uma história diferente, ricamente ilustrada e com referências que deixarão qualquer nerd e leitor apaixonado, um livro para crianças e jovens, mas que fará o coração de qualquer apaixonado por referências bater mais rápido. Conheçam essa adorável história.

Ada Gotic é uma garota solitária, como a sinopse mesmo diz seu pai nunca está disponível para ela e ainda por cima a faz usar botas barulhentas. Desde que sua mãe, uma famosa equilibrista morreu em uma noite trágica seu pai não consegue olhá-la sem ficar profundamente triste com as lembranças da esposa. Morando no imenso Palácio Sinistro, propriedade da família Gotic e um emaranhado de alas vazias, cômodos misteriosos e passagens esquecidas Ada já teve diversas tutoras e vive isolada em seu mundo, andando pelo palácio com as sapatilhas super silenciosas de equilibrismo que eram de sua mãe. Em uma de suas andanças Ada conhece o Explorador Polar, um monstro com seu pelicano e ao voltar para o quarto encontra Ishmael, o fantasma de um rato que acaba de ser pego por uma terrível armadilha do guarda caça interno do palácio. Ishmael vivia em uma toca na parede do escritório de seu pai e é um rato viajado que escrevia suas memórias. Desde que visitou a ala quebrada em busca do corpo de Ishmael Ada está desconfiada de que Malavesso está escondendo algo. Com a festa campestre anual de seu pai se aproximando Ada fica feliz quando descobre que o escultor contratado por seu pai tem filhos que está há meses no palácio. Mostrando que não existe tal regra de não conversar com ela, Ada ao lado de Emily e William começam a seguir Malavesso e o que os três descobrem vai além de qualquer plano do mal.

Esse é o ponto em que a trama começa a seguir para o clímax e seu desfecho, mas antes disso somos apresentados a uma mansão gigantesca com uma história única e muitas coisas diferentes e brilhantes. Riddell é um contador de histórias nato com uma criatividade assombrosa que faz associações únicas que deixa um sorriso no leitor que conhece de literatura, com referências a clássicos e a História essa palácio da era vitoriana esconde muitos segredos fascinantes. Com um narrador observador é uma viagem conhecer esse universo, Ada é perspicaz e sua história faz mais do que comover e o rato é apenas mais um numa longa lista de surpresas e personagens surpreendentes.

A surpresa maior da história não está em Ada, no palácio sombrio em que ela vive sua vida peculiar, está em cada personagem saído do mundo da literatura, está nas belas ilustrações e comentários criativos e bem-humorados. O humor permeia o livro, mas um humor inteligente assim como suas referências, que terminam com a história de Ishmael, outra grande referência, seu papel na história pode ter sido pouco, mas foi brilhante encerrar o livro com seu relato inusitado, um livro, vários personagens identificáveis e duas histórias.

Leitura rápida, deliciosa e criativa, outro livro onde os personagens fazem toda a diferença e onde o autor consegue criar algo único, mesmo com algo que parece simples. Me surpreendi com a perspicácia do livro e com suas referências e a inteligência da trama apresentada por Chris Riddell, outro autor que ficarei de olho. A edição da Galera está linda, pena que a capa não é de capa dura, deveria ter sido. Uma história que ficaria perfeita como filme, de animação para falar a verdade. Recomendo para todos que amam referências a livros e a cultura, mas também para os que procuram um juvenil diferente, criativo e cativante para todas as idades. Leiam! É encantador! Até mais!

Garota Gotic - Chris Riddell
1- A Garota Gotic e O Fantasma de Um Rato
2- A Garota Gotic e O Festival Mais Assustador Que A Morte
3- Gotic Girl and The Wuthering Fright
4- Gotic Girl and The Pirate Queen

Um comentário:

  1. Amei sua resenha, que adulto nunca se pegou com um sorriso nos labios lendo um livro desses, onde a magia e o encantamento nos conquista, quero muito ler e saber mais sobre os misterios que existem nesse Palácio Sinistro! Bjão!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.