09/04/2015

Resenha - Proibido


Nome: Proibido
No Original: Forbidden
Autor (a): Tabitha Suzuma
Tradutor (a): M
Páginas: 304
Editora: Valentina
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Desde que recebi o livro no começo de dezembro e desde que terminei a leitura uma semana depois que estou em um dilema bastante sem graça: o que escrever na resenha. Até o momento escrevi seis versões da mesma resenha, mudei e cortei um tanto da resenha praticamente todos os dias das últimas nove semanas. Tabitha Suzuma escreveu uma história difícil em vários os aspectos. Forte, impossível de não julgar, que deixa o leitor incomodado e tocado, que traz alguns sentimentos indesejados e que possivelmente será odiado por muitos e amado por tantos outros. Não é uma história para qualquer um e tanto demorei com essa resenha que posso ter sacrificado minha parceria com a editora.

Não vou falar muito da trama, decidi que nesse caso funciona melhor. Lochan leva uma vida miserável tendo que cuidar dos irmãos menores enquanto a mãe decadente insiste em sair com homens estranhos gastando o pouco dinheiro da família, causando brigas feias e se negando a envelhecer.. Desde que o pai abandonou a família ele tenta fazer o melhor para cuidar de todos e sente a hostilidade crescer entre ele e ser irmão pré-adolescente. Os atritos, mais as cobranças da mãe e o colégio pesam sobre ele. Lochan quer ir para a universidade, mas não consegue controlar a fobia que sente de falar em público, na escola é chamado de estranho e nomes piores. No meio disso tudo Maya, sua irmã um ano mais nova. Os dois sempre foram muito próximos, mas com a família caindo aos pedaços Lochan teme por Maya mais do que gostaria de admitir. Os dois são irmãos, mas só Maya enxerga os sacrifícios que ele faz e o tanto isso custa para sua vida. Os dois são irmãos e quando o amor surge em meio a uma vida de dificuldades ambos sabem que abraçar esse sentimento é uma faca de dois gumes pronta para uni-los ainda mais ou separá-los para sempre.

A premissa é essa e desde o começo fiquei tocada com o horror da vida familiar de Lochan e Maya. Assim como impressionada com o retrato único que Suzuma consegue transmitir ao leitor. Sem dúvidas a narrativa é envolvente e poética, acredito que a autora criou uma rede de sentimentos e horrores que envolve o leitor, que nos cativa e nos deixa de coração partido pelas injustiças que Lochan tem de aguentar para cuidar de seus irmãos. Todos os sacrifícios que ele faz e o lar partido de sua família são pesos fortes quando o relacionamento dele e da irmã dele evolui, isso pesa com o leitor. Muitos podem ficar horrorizados com o tema, mas todos os fatores que a autora apresenta no começo pesa na hora do leitor julgar o quão certo ou o quão absurdo é o amor dos dois.

É uma trama que ou cativá e apaixonará o leitor de forma marcante ou surpreenderá, chocará e marcará o leitor na mesma proporção. A leitura é sensível, poética, forte, marcante e extremamente delicada. Tabitha Suzuma nos conta uma história que ficará com o leitor independente de suas crenças e de seus princípios. Só lendo para poder julgar, opinar. A edição da Valentina está impecável, desde a fonte confortável até a tradução cuidadosa e uma bela escolha de capa. Recomendo a todos que querem algo diferente, memorável e que o colocará para pensar. Leiam e sejam tocados de uma forma ou de outra pela história. Até mais!

Um comentário:

  1. Nossa, já li outras história sobre amor entre irmãos, mas acho que nada tão forte como essa, com toda certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.