11/04/2015

Resenha - Com Amor, A Garota Chamada Estrela


Nome: Com Amor, A Garota Chamada Estrela
No Original: Love, Stargirl
Autor (a): Jerry Spinelli
Tradutor (a): Eric Novello
Páginas: 232
Editora: Gutenberg
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: A história se passa depois que a jovem se muda da cidade e deixa tudo para trás: o Arizona, sua escola, os lugares encantados no deserto e, principalmente, Leo. Ela não para de pensar nele, e parece que seus momentos felizes estão cada vez mais raros. Ela começa uma nova vida com pessoas muito peculiares: sua vizinha Dootsie, de 5 anos de idade; Betty Lou, que está há anos sem sair de casa; Charlie, que passa as tardes no cemitério; Alvina e sua unha cintilante; e Perry Delloplane, o garoto de olhos azuis que reivindica seu coração. Em cartas para Leo, ela narra sua versão dos fatos do passado e conta as aventuras que vive no presente, nas quais reencontra a alegria de viver, conquista a todos e vai transformando a vida daquele lugar. Com Amor, A Garota Chamada Estrela mostra que tudo o que nos faz diferentes, em vez de nos afastar, pode nos deixar ainda mais próximos uns dos outros.

Quando eu li o primeiro livro achei um tanto estranho mesmo tendo gostado da história e da mensagem que a protagonista nos passava por isso quando a Gutenberg me enviou a prova do segundo livro do dueto do autor Jerry Spinelli fiquei bastante animada pois desde o primeiro eu sabia que a voz narrativa de Estrela seria fantástica. Com Amor, A Garota Chamada Estrela reúne cartas que ela escreve no ano seguinte a sua mudança de cidade. Cartas que talvez não seriam enviadas que me conquistaram e me surpreenderam. Melhor que o primeiro entenda porquê você precisa conhecer Estrela.

Estrela está morando em uma nova cidade, a pequena Phoenixville na Pensilvânia e novamente com aulas em casa ela acaba passeando muito pelos arredores com tarefas bem inusitadas e é em uma de suas aulas, enquanto meditava que ela conhece Dootsie, uma garotinha de 5 anos de idade com uma visão de mundo bem particular. Dootsie muda a vida de Estrela desde o primeiro encontro. Para Dootsie adultos são cereais humanos, mentira é caquinha e o rato de Estrela, o Canela vira Panela. Dootsie ilumina os dias de Estrela enquanto ela tenta esquecer Leo. A cada dia Estrela escreve uma carta, pequena ou grande. Seja sobre a loja de donuts da Margie, sobre as ideias de Dootsie ou sobre suas visitas a Betty Lou, a agorafóbico que não sai de casa há 9 anos. Completando sua rotina tem Alvina, a garota de 11 anos que limpa a loja de Margie e odeia garotos, o misterioso Perry, o garoto que vive roubando, de frutas a donuts, o senhor que passa os dias sentado ao lado do túmulo de sua amada esposa Grace, Arnold, o garoto que anda todos os dias pela cidade e além perguntando a todos "está procurando por mim?" com sua toca de pompons verdes e ainda os dias em que ela entrega leite com o pai, que deixou de ser engenheiro para ser leiteiro, algo que sempre quis ser. Que Estrela é diferente nós sabemos, mas nessa sua longa sucessão de cartas conhecemos outro lado de sua vida, das pequenas coisas que iluminam seu dia a sua tristeza pelo que ocorreu com Leo. De forma surpreendente o ano de Estrela passa e com cada acontecimento somos surpreendidos por ela e com ela.

É a partir dessa premissa que tudo acontece, de 1º de janeiro a 1º de janeiro, um ano diferente, um ano repleto de personagens marcantes que com toda certeza sempre estarão comigo. É impossível acompanhar a narrativa cuidadosamente tecida por Jerry Spinelli e não se apaixonar, não se encantar por Estrela e por seus companheiros de cidade. Nesse novo livro senti a personagem muito mais verdadeira do que a que conhecemos através de Leo no livro anterior. Sabia que ouvir a voz narrativa de Estrela seria algo único, mas não pude calcular o tanto de riqueza que ela conseguiria nos apresentar ao seu redor.

Toda a trama do solstício foi ainda mais apropriada do que havia imaginado e Spinelli conseguiu encerrar bem sua história. O único ponto que não gostei foi Estrela ainda sofrer por Leo e a trama do solstício foi perfeita nesse sentido. A cada novo dia o leitor se encantará ainda mais Estrela e os demais personagens, em certas cartas cheguei a invejar Estrela por ter uma Dootsie ao seu lado, Sem amores ou tramas comuns, Com Amor, A Garota Chamada Estrela é uma leitura que delicia o leitor com sua inventividade, com suas diferenças e pequenos detalhes que nos faz ter saudade das coisas mais simples da vida.

Leitura que recomendo a todos, mais ainda do que o primeiro livro. Leia os dois para entender o motivador de Estrela deste livro ou apenas este para uma bela história de despertar para as raízes do que é mais importante na vida ou ainda para simplesmente conhecer personagens maravilhosos que deixarão uma marca em sua vida. A edição que recebi da Gutenberg é prova, mas já dá para ver que o livro segue o mesmo padrão do anterior e a tradução está ótima. Leiam e se encantem! Até mais!

Estrela - Jerry Spinelli
1- A Extraordinária Garota Chamada Estrela
2- Com Amor, A Garota Chamada Estrela

Um comentário:

  1. Não sou muito fã desse tipo de livro, mas sua resenha ficou tão bonitinha, vou ver se consigo ler ^^

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.