07/02/2015

Resenha - Mundo Novo


Nome: Mundo Novo
No Original: The Young World
Autor (a): Chris Weitz
Tradutor (a): Álvaro Hattnher
Páginas: 328
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Neste mundo novo, só restaram os adolescentes… e a sobrevivência da humanidade está em suas mãos. Imagine uma Nova York em que animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station virou um enorme mercado… e há gangues inimigas por toda a parte. É nesse cenário que vivem Jeff e Donna, dois jovens sobreviventes da propagação de um vírus que dizimou toda a humanidade, menos os adolescentes. Forçados a deixar para trás a segurança de sua tribo para encontrar pistas que possam trazer respostas sobre o que aconteceu, Jeff, Donna e mais três amigos terão de desbravar um mundo totalmente novo. Enquanto isso, Jeff tenta criar coragem para se declarar para Donna, e a garota luta para entender seus próprios sentimentos - afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.

Quando soube que a Seguinte havia comprado a trilogia do autor e diretor Chris Weitz, fiquei bastante feliz afinal estava intrigada com os comentários que havia visto sobre o primeiro livro, Mundo Novo. Weitz surpreende o leitor desde os primeiros capítulos e nada nos prepara para o que encontramos nas páginas até o bombástico final. Se você pensa que já viu de tudo em matéria de distopias e de cenários pós-apocalípticos está enganado. Conheçam o surpreende e desolador Mundo Novo.

Jeff estava preocupado. Os suprimentos estavam ficando cada vez mais escassos e sair do território em busca de alimentos não está dando o mesmo retorno do que antes. Para piorar o aniversário de seu irmão, Washington está chegando e com ele a maldita praga que matou toda a civilização deixando apenas os adolescentes. O Ocorrido, como eles chamam devastou o mundo e agora pequenos grupos se organizam para viver. Carregando armas para todos os lados e lutando dia e noite adolescentes tentam sobreviver ao caos. Quando o grupo de Uptown aparece com um porco, coisa rara e que Jeff não via desde antes ele fica desconfiado. A proposta dos rapazes da Uptown é trocar o porco por garotas. O mundo novo onde eles vivem não é nada bonito, quando sabe que não haverá futuro para que se prender a princípios civilizados se a civilização acabou. Quando Crânio, o mais inteligente da tribo deles aparece com uma pista do que pode ter sido o Ocorrido e pode levar a cura, Jeff resolve seguir os últimos conselhos de seu irmão e parte. Junto de Donna, Crânio, Peter e Minifu, uma garota miúda que vive sozinha dos arredores da tribo deles. A ideia de Crânio é seguir até a biblioteca, conseguir o artigo que procura e seguir viagem para onde quer que a informação os leve. Mas os caras da Uptown não desistiram, depois de perder a caminhonete queimada em uma troca de tiros. O grupo consegue acessar a biblioteca, mas o pior não é a jornada. Pelo caminho eles encontrarão uma tribo de jovens que se tornaram canibais, a Uptown e sua organização machista, que usa garotas como objetos inferiores e não desistiram de tentar mercadoria nova. Porém comer carne humana, estuprar a torto e a direito não é o pior que encontrarão nos escombros do outrora foi Nova York. Segredos impensáveis cercam o Ocorrido e o preço de descobri-los pode ser alto demais em um mundo onde matar e morrer é banal, afinal a questão não é porquê fazem e sim por que não já que ninguém passará dos 18 anos...

É a partir dessa premissa que tinha tudo para ser comum e até clichê que o autor Chris Weitz desconstrói nosso mundo pedaço por pedaço apresentando essa aterradora versão do futuro. Os jovens sobreviveram e a cada dia que passa o lado animal do ser humano toma conta. O caos impera na narração de Weitz e a voz narrativa alternada de Jeff e Donna é marcada por um cinismo pessimista, mas que ainda tenta manter o que os faz humanos. Num mundo onde selvagerias de todos os tipos impera manter a essência de quem são é a tarefa mais difícil. Descrevendo um cenário imersivo e sombrio o autor nos conduz através das ruas desertas e traiçoeiras de Nova York com surpresa atrás de surpresa e quando começamos a pensar que vimos de tudo Weitz mais uma vez surpreende o leitor.

Por várias vezes durante a leitura pensei no modo com que ele abordou o tema e quanto mais pensava no ser humano e no que ele é capaz em tempos prósperos mais me convencia de que o Weitz estava certo e até suave demais. Se em tempos normais é possível ver o selvagem dentro de nós imagina em um mundo onde o futuro é a morte certa aos 18, onde comida fica cada vez mais escassa, onde o que vale é viver mais um dia? Somos todos loucos de pensar que não aconteceria tudo o que o autor cuidadosamente inseriu na trama. Preconceitos ficariam mais fortes, personalidades deturpadas ficariam ainda pior e a tênue linha do que é aceitável sumiria. Em um mundo onde quem tem mais arma, mais munição e mais comida manda o que uma pessoa que não desceu no abismo da selvageria pode fazer? A História mostra que só precisa um louco, sociopata e bom de discurso para arrebatar seguidores, que se não fossem loucos, logo se tornariam. O fim foi um choque e estou morrendo de curiosidade para ler o próximo, acredito que será a continuação que mais esperarei nos próximos meses.

Leitura rápida visto que a curiosidade e o horror intrigam o leitor desde o começo. Cenários pós-apocalípticos já são convidativos por si só, mas apresentados de forma crível, nua e crua só os tornam mais envolventes. Esse choque que o autor Chris Weitz dá no leitor é mais do que uma história, é um lembrete, uma tentativa de mostrar que temos que sempre seguir o que é certo independentemente da situação. A edição da Seguinte está ótima, ao contrário da maioria adorei a capa, a arte é bem marcante. Também gostei da diferença na fonte, uma para Jeff e uma para Donna. Recomendado a todos que querem uma distopia pós-apocalíptica totalmente surpreendente e que inova a cada revirada. Segredos, manipulação, morte e amizades permeiam a trama. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Mundo Novo - Chris Weitz
1- Mundo Novo
2- The New Order
3- Sem Título Ainda

Um comentário:

  1. Já vi muitas opiniões contraditórias sobre esse livro, mas ele me lembra Gone. Eles são parecidos?

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.