13/01/2015

Resenha - Contos de Fadas & Pesadelos


Nome: Contos de Fadas & Pesadelos
No Original: Fairy Tales & Nightmares
Autor (a): Melissa Marr
Tradutor (a): Daniela Dias
Páginas: 384
Editora: Rocco
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Folclore, horror e fantasia são os ingredientes preferidos da escritora, acompanhados por uma atmosfera soturna. O livro é composto por 12 histórias, das quais algumas já haviam sido apresentadas em e-books ou coletâneas. Personagens conhecidos da série Wicked Lovely, como Irial e Niall, vivem outras aventuras desta vez, inclusive disputando o amor de Leslie, a garota mortal amada pelos dois seres mágicos. Quem poderá salvá-la dos perigos da vida? Para entender a história, que aparece dividida em nove capítulos, não é necessário ter tido contato prévio com a série. 

Sempre li contos, desde pequena, mas me apaixonei por eles mesmo quando conheci Neil Gaiman e seus contos. Desde então procuro livros compostos apenas de contos, as chamadas antologias, mas é difícil vê-los por aqui em grande número por isso quando a Rocco anunciou Contos de Fadas e Pesadelos da autora Melissa Marr não tive dúvidas ao solicitá-los. Compostos por contos sombrios e intrigantes o livro surpreende o leitor e ainda traz alguns contos dentro do universo de Wicked Lovely para fechar ainda mais a série. Conheçam.

Logo na introdução percebemos o tom sombrio dos contos, mas nem só de escuridão os contos reunidos por Marr vivem. Em "O Beijo do Inverno" a autora conta uma simples e bela história sobre uma jovem que nasceu com o dom do gelo e o espelha por onde quer que ande. De gostosa leitura é um dos melhores contos do livro. Seguido por "Transformação", uma história maior e mais sinistra e por "Fisgada de Amor", que recria o mito dos selchies, o povo foca que na terra ganha forma humana. Um conto comum a princípio, mas que se desenrola de modo intrigante. Fechando os contos independentes temos "A Arte da Espera" e "Corpo Por Conforto", ambos contos curtos, sendo o primeiro deles suave e o segundo de um tom sinistro impensável. Dos contos independentes eu gostei muito dos três primeiros que citei. A narrativa de Melissa Marr amadurece visivelmente de um para outro, confirmando o que a autora nos conta na introdução do livro. Ótimos contos para passar algumas horas de leitura agradável e para um dia atribulado.

Passando para os contos que envolvem Wicked Lovely, temos três tipos, um que se passa bem antes da série, "A Garota Adormecida e O Rei do Verão", um conto que me deixou intrigada com a forma que tudo funcionava antes de tudo, antes de Aislin recuperar a corte do verão, curto e misterioso. Já em "Velhos Hábitos", que conta a transição na vida de Niall, gostei muito de ver essa pequena janela, para quem leu a série vai ser ótimo ler o conto e os que não leram a série vão terminar curiosos assim como em "Parar O Tempo", depois de Frágil Eternidade, na voz de Irial um tanto melancólico e finalizando temos o depois da série, a história de "Céu de Algodão-Doce", com Ani e Rabbit, "Família Inesperada" com Seth recebendo notícias e com "Reles Mortal" na voz de Keenan. Todos três fecham ainda mais redondinha a história da série além de funcionar de forma independente para quem nunca leu a série.

Leitura gostosa, de narrativa ágil e elementos de mitologias, culturas e épocas variadas, Contos de Fadas & Pesadelos é uma agradável surpresa em meio a tantas leituras mais pesadas. De riqueza variada os contos vão surpreender, encantar e amedrontar o leitor. Melissa Marr se mostra uma ótima contista. A edição da Rocco está belíssima, desde a capa cuidadosa até a divisão ilustrada entre cada conto. Recomendado a todos que gostam de contos e também para os que querem se habituar a lê-los. Um livro de leitura agradável, perfeito para semanas corridas e atarefadas. Leiam e se surpreendam! Até mais!

5 comentários:

  1. Simplesmente a capa desse livro é linda! E pena que não tive a oportunidade ainda de conhecer a série Wicked Lovely da autora,mas que as capas e a história aguçaram minha curiosidade.. Então não sou acostumada a ler contos,mas tenho muita vontade de começar a me habituar mais com esse tipo de história. Adorei a resenha!
    Bjos*--*

    ResponderExcluir
  2. O livro parece muito interessante. É mesmo meio difícil encontrar livros de contos aqui no Brasil, ainda que eles sejam uma boa maneira de conhecer a escrita de novos autores. Mas fiquei interessada especialmente nesse sobre a mitologia dos selchies; outro dia li num desafio um conto sobre essa mitologia e fiquei curiosa para saber mais.

    Abraço!
    Sonhos, Imaginação & Fantasia

    ResponderExcluir
  3. Me apaixonei pela capa, mas nunca li nenhum livro de contos, então não sei muito ao ceto o que esperar. Também nunca li nada dessa autora, mas após ler a sua resenha fiquei curiosa para conhecer.

    Beijos!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Não se julga um livro pela capa, mas, OH! que capa linda! *_*
    Eu adoro contos de fadas em narrativa sombria, como os os Neil também. Adoro as obras dele.
    Não conhecia essa escritora, mas pela história contada, vale a pena eu dá uma olhada.

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Adorei a temática do livro e fiquei com vontade de ler! :)
    A capa é linda e é do tipo de histórias que eu gosto!
    Vai para minha lista de leituras!

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.