19/12/2014

Resenha - Os 13 Segredos


Nome: Os 13 Segredos
No Original: The Thirteen Secrets
Autor (a): Michelle Harrison
Tradutor (a): Carolina Selvatici
Páginas: 392
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de se mudar para o solar Elvesden, Red começou a usar seu nome verdadeiro, Rowan, e a fazer o possível para começar uma vida nova. Só que andar na linha está sendo mais difícil do que ela esperava, principalmente porque os mensageiros das fadas não a deixam em paz – não importa quantas proteções mágicas use para mantê-los afastados. Perseguida por aqueles que gostariam de vê-la novamente no mercado de changelings, Rowan também é assombrada por pesadelos com o chalé da Bruxa Solitária e o prisioneiro Eldritch, que jurou vingança quando a menina o deixou para trás. Ao chegar à mansão para passar as férias, Tanya percebe que existe algo de errado com a amiga e decide descobrir o que ela está escondendo. Mas, quando o passado começa a perseguir Rowan, obrigando-a a embarcar em uma perigosa missão, será que Tanya conseguirá ajudá-la?

Quando comecei a trilogia imediatamente me apaixonei pelo universo criado por Michelle Harrison. A autora britânica misturou de forma criativa e inovadora elementos dos faerie com toques de mitologia celta criando dois mundos interessantes e que se sobrepõe de maneira única. Chegando ao desfecho da história de Tanya, Red, Fabian e os treze tesouros Harrison surpreende o leitor mais uma vez. Conheçam um pouco da trilogia 13 Tesouros.

Deveria ser um novo começo para Red, agora vivendo do solar Elvesden com a verdadeira mãe e também com a avó de Tanya, tudo o que ela queria era ser normal, mas fantasmas do passado a ameaçam. Ninguém entende porque ela transformou o quarto em uma armadilha cheia de feitiços de proteção e simpatias contra fadas, mas Red não consegue esquecer. Ela deixou Eldritch, o homem fada para morrer preso no porão da Bruxa Solitária, e sua decisão pode custar caro. Agora que todo o mundo das fadas sabe seu verdadeiro nome, Rowan Fox, ela não está segura de forma alguma e é um perigo para todos. Para piorar o antigo grupo que ela participava está atrás dela e não vai desistir tão fácil de seus talentos. Red participou do grupo apenas para encontrar seu irmão desaparecido. No grupo cada um com o seu talento contribuía para recuperar e destrocar bebês, crianças e até adultos trocados por fadas. O mercado de changelings não para, mas Rowan queria sair. Quando Tanya e Fabian a seguem preocupados com seu comportamento eles acabam por descobrir o grupo. Pela segurança do dois Rowan aceita ajudar em mais um caso, porém as coisas saem do controle quando três membros do grupo aparecem mortos. A visão que Morag contou a Tanya fala algo sobre os 13 segredos, e Fabian acredita que os 13 segredos têm a ver com os 13 tesouros. Com o guardião de Tanya ameaçando a todos caso a garota participe de algo, Eldritch caçando Rowan e o grupo sendo assassinado, restará pouco tempo para eles desvendarem o mistério por trás dos eventos.

É a partir dessa premissa que o último livro da trilogia se desenvolve. Harrison mais uma vez surpreende o leitor com um rumo totalmente inesperado para a trama. A narrativa é dividida entre diferentes pontos de vista que se encaixam de acordo com a necessidade da trama e fluem de maneira instigante prendendo a atenção capítulo a capítulo tanto pela preocupação com os personagens como pelos mistérios da trama. Todo o universo criado pela autora se une nesse terceiro livro culminando em um final imprevisível que amarra todas as pontas e deixa o leitor surpreso.

Red é a personagem que mais me impressionou durante a trilogia e nesse terceiro livro apesar de seu medo da vingança de Eldritch a garota mais uma vez rouba a cena. Forte e inteligente, Rowan coloca a amizade em primeiro lugar ao mesmo tempo que luta para entrar em acordo consigo mesmo e com quem realmente é. Tanya amadureceu muito desde o primeiro livro e gostei de ver o modo natural com que ela divide a trama nesse terceiro livro com Red e os outros. Fabian leva o título de um dos melhores personagens secundários que já conheci. O garoto não fica apenas de companhia na história, com suas anotações e perguntas consegue cativar o leitor sendo o ponto de equilíbrio perfeito entre as duas garotas. A trilogia pode ser juvenil, mas suas tramas são sempre sombrias, carregadas de tensões e desfechos que deixam o leitor assombrado. Mostrando que o bem e o mal são divididos por uma tênue linha e que nem sempre sabemos ao certo o que estamos fazendo.

Leitura rápida, instigante e rica. Michelle Harrison investiu em mais personagens para trazer uma discussão sobre certo, errado, bem e mal além de utilizar bem o mote da herança de erros e pecados através das gerações. Entre fadas, humanos, changelings, bruxas e ciganas descobrimos um universo fascinante, de ambientação imersiva e que ficará com o leitor muito depois da página final. Gostei muito do fim e torço para um dia ver Tanya de novo ou ainda o universo criado por Harrison. A edição da Bertrand está ótima, mais uma bela capa, ótima fonte e tradução. Adoraria ver personagens tão ricos adaptados para o cinema, além do universo e da trama que ficariam perfeitos. Recomendado a todos. Uma trilogia que vai além de rótulos. Juvenil? Pode até ser no começo, mas com uma evolução nítida e que surpreende o leitor todo o tempo. Leiam e se encantem! Até mais!

Trilogia 13 Tesouros - Michelle Harrison
1- Os 13 Tesouros
2- As 13 Maldições
3- Os 13 Segredos

2 comentários:

  1. Conheci essa maravilhosa trilogia através do blog, e ao mesmo tempo que estou ansiosa pra terminá-la, não quero me despedir, pois sei que assim como você vou ficar torcendo pra ter mais de Tanya ou desse universo.
    Red também foi a personagem que mais me impressionou, por sua coragem, determinação e muita força emocional por ter passado por tudo aquilo.
    Mas eu confesso que não gosto muito do Fabian, acho ele meio chatinho. rsrsrs
    Eu amo a Michelle por ela sempre nos surpreender com um rumo para a história que não esperávamos.
    A resenha está muito boa, Min! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Conheci aqui também igual a menina acima e adorei demais, ainda não li o 2º guardando para ler com esse 3º porque não ia aguentar de ansiedade, amei a resenha mais uma vez, o mundo da trilogia é demais, as cortes, a Red, e a casa Elvesden é um sonho, ótima resenha beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.