09/12/2014

Resenha - Inquebrável


Nome: Inquebrável
No Original: Unbreakable
Autor (a): Kami Garcia
Tradutor (a): Joana Faro
Páginas: 288
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Kennedy Waters sempre achou que espíritos vingativos fossem coisa de cinema, até a morte de sua mãe. E quando os gêmeos Jared e Lukas Lockhart invadem sua casa para lhe livrar de um destino igual, ela que descobre que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos é muito frágil. Integrantes da Legião da Pomba Negra, uma sociedade secreta criada para proteger o mundo de um demônio, os irmãos precisam convencer Kennedy de que sua mãe era uma integrante da Legião. E de que a menina é a herdeira legítima de seu poder. Para vencer Andros e seus asseclas, a única chance da Legião parece estar em um dispositivo chamado Engenho, cujos componentes são guardados por entidades horripilantes. Mas, enquanto buscam o cilindro, são assombrados pelo mais perigoso dos triângulos. E Kennedy precisa decidir: Jared ou Lukas?

Depois de ficar curiosa com a primeira trilogia solo da outra autora de Beautiful Creatures não pude deixar de sentir o mesmo com Inquebrável, primeiro livro da trilogia solo de Kami Garcia, A Legião. Sem conferir a sinopse imaginei que o livro seria outra distopia, mas estava enganada. Logo que o livro chegou descobri meu erro e como estou em uma fase sobrenatural adorei descobrir uma trama de demônios, espíritos vingativos e lutas seculares contra as portas do inferno, bem ao estilo Constantine. Conheçam o primeiro livro da trilogia A Legião.

O gato de Kennedy jamais havia fugido daquela maneira, sempre se contentara em parar no batente da porta, mas por alguma razão naquela noite ele correra feito louco rumo ao cemitério. Depois de ver uma estranha garota no cemitério, quase que uma aparição, Kennedy volta para casa e mesmo desanimada concorda em sair com sua amiga Elle. Ao chegar em casa Kennedy já imagina o que vai dizer a mãe, mas para seu horror sua mãe não está sentada na cozinha a esperando, está deitada em sua cama como uma boneca quebrada, com uma expressão estranha no rosto. As autoridades dizem que foi ataque fulminante do coração. Quatro semanas depois e Kennedy precisa empacotar tudo. Era morar com sua tia ou em uma daquelas escolas caras, de elite, um internato no norte do estado de Nova York, Longe de Elle e da casa em que cresceu, longe de seu gato. Contudo antes de partir Kennedy é atacada por seu gato e salva por dois estranhos. Em choque Kennedy não consegue acreditar que havia algo possuindo seu gato, essas coisas não deviam existir e só de pensar que Lukas e Jared estão falando a verdade, que o espírito vingativo possui seu gato e matou sua mãe, era demais. Antes de conseguir qualquer explicação, Kennedy vê sua casa ser atacada e eles mal conseguem fugir. Sem poder ficar na casa destruída e sem como explicar aos policiais o que aconteceu, Kennedy parte com os irmãos. Jared e Lukas, junto com Sacerdote e Alara são jovens que perderam pai, tio e avô no mesmo dia. Quando eles explicam que suas famílias fazem parte da Legião da Pomba Negra ela tem certeza de que eles cometeram um erro, afinal sua mãe não lhe passou nada e nem nunca mencionou fazer parte de tal ordem. Com demônios em seu encalço ela não tem outra saída a não ser ficar com o grupo até provar que eles estão enganados, mas com o passar dos dias ela começa a duvidar não só de si e de suas capacidades, mas de tudo o que sempre acreditou.

É a partir daí que a trama criada por Kami Garcia se desenvolve, alternando a construção de seu universo a trama central deste primeiro livro. A narrativa é em primeira pessoa e através de Kennedy conhecemos os outros membros da Legião e suas nuances. Kennedy é uma boa personagem, mas vacila na hora de confiar em si mesma. Você pode argumentar que ela tem apenas 17 anos, mas a perda da mãe ajuda no quesito maturidade. Kennedy poderia ter sido uma protagonista perfeita se não fosse sua insistência em dizer que não faz parte da Legião e sua dúvida ridícula entre Jared e Lukas. Um tem cara de bom moço, mas só faz magoar seu próprio irmão, e no meu conceito isso não é ser um bom moço, ficar cutucando a ferida do próprio irmão por pura maldade. Alara e Sacerdote são ótimos, ela com sua especialidade em porções, talismãs, etc, e ele em engenharia, mecânica, sempre mudando algo ou construindo. Os dois forneceram o refresco que a trama precisa e o idiota do Lukas não deixava fluir.

A autora acertou na dose de descrições e os elementos sobrenaturais que ela utilizou são todos criativos, mesmo que alguns sejam comuns Garcia conseguiu dar uma cara nova e própria a vários deles. O clima lembrou-me a famosa série de histórias em quadrinhos Hellblazer, Constantine, bastante sombrio e tenso. Capítulo a capítulo esperei por alguma confirmação sobre Kennedy e o final foi uma surpresa. Gostei e não gostei do fim, me deixou muito curiosa para o próximo livro e espero que a autora coloque mais alguém narrando, de preferência Jared.

Leitura rápida e instigante, desde o começo ficamos curiosos com a trama e os elementos sobrenaturais, Kami Garcia criou seu próprio universo sobrenatural e se saiu muito bem nessa sua estreia solo, conseguindo surpreender e cativar o leitor. A edição da Galera ficou ótima, fonte padrão e capa muito bem adaptada, a troca do U pelo I foi pouco sentida, mas estou curiosíssima para ver qual o título a editora vai usar no segundo livro, será que vão conseguir manter o I? Recomendado a todos que gostam de um bom sobrenatural, com novos elementos, suspense, mistério e um clima sombrio vívido. Leiam! Até mais!

A Legião - Kami Garcia
1- Inquebrável
2- Unmarked
3- Sem Título Ainda

3 comentários:

  1. Adoro histórias sobrenaturais,magia e tals! Até gostei da história,mas fiquei com o pé atras se leria ou não! A protagonista parece que tem uns mimizinhos e isso me chateia um pouquito :/ E esse tal de Lukas nossa,já não gostei mesmo do jeito dele! Mas quem sabe?Tenho uma Q por personagens Bad Boys.. Só lendo não é mesmo?! Talvez um dia.
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  2. Ah estou louca para ler esse livro!
    Que resenha incrível!

    Bjs!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro a outra série da autora com a Margaret, e amei essa capa e a sinopse, tava ansiosa para ler, mas depois da resenha mais ainda, achei que era distopia, mas é melhor ainda, sobrenatural rende bem mais temas, a capa ficou linda! Ótima resenha! Sabe quando sai o 2º? Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.