03/10/2014

Resenha - P.R.A.T.A.: O Assassino Relutante


Nome: O Assassino Relutante
No Original: The Reluctant Assassin
Autor (a): Eoin Colfer
Tradutor (a): Ivanir Calado
Páginas: 352
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Travessa - Cultura
Sinopse: Chevie, 16 anos, era agente mirim do FBI até o programa sair um pouco do controle. Trabalhando agora para Programa de RelocAção de Testemunhas Anônimas, enquanto a poeira do seu fracasso abaixa, ela acha que tudo o que precisa fazer é ficar de olho o dia todo numa máquina do tempo esquisita. Mas tédio é o que menos ela consegue quando, junto ao infeliz Riley, precisa fugir de um assassino em série da era vitoriana que os persegue através das épocas.


Desde que li o conto que o autor Eoin Colfer escreveu na série especial de 50 anos de Doctor Who que estava ansiosa para conhecer um de seus livros e a oportunidade surgiu quando a Galera anunciou a chegada de sua nova série, P.R.A.T.A. Com uma premissa interessante e inusitada o autor leva o leitor por uma história repleta de ação e segredos. Nesse primeiro volume conhecemos os protagonistas e começamos a formar o quebra-cabeça que é o universo criado pelo autor através de uma trama ágil. Conheçam O Assassino Relutante.

Riley estava em sua primeira missão, estava nervoso e relutante, mas com Garrick a seu lado sobrava poucas opções para o garoto. Ou ele matava seu primeiro cliente ou na manhã seguinte não seria apenas o corpo do pobre coitado do homem que dormia desavisado em sua cama, mas o dele e o seu, já que com Garrick não havia segundas chances. Quando Garrick percebeu que o garoto não conseguiria sozinho, teve de dar uma ajudinha e para sua surpresa só teve tempo de ver o homem que agora morria e o garoto que ainda segurava a faca que Garrick forçara para dentro do sujeito desaparecer bem diante de seus olhos. Extasiado acha que encontrou magia e a fonte de poder com que tanto sonhou. Bem distante dali, estava Chevie, uma jovem com traços indígenas de 16 anos que tinha poucas opções, ou se aposentava com nenhuma chance de retornar ao FBI ou era transferida para Londres, para trabalhar em um programa de testemunhas. Chevie sabia que era um castigo e que mofaria por muitos anos antes de conseguir ser agente de campo, mas foi assim mesmo e tudo o que não esperava era encontrar uma máquina do tempo e um programa de testemunha mais complicado que qualquer um imagina. O FBI com ajuda do pai do metido agente Laranja realoca testemunhas no passado. Como o processo é caro serve apenas para as testemunhas mais caçadas e mais valiosas. Porém Chevie descobrirá que nem tudo são flores entre o FBI e o criador da tecnologia. Quando o corpo do pai de Laranja e criador do método surge da máquina o lado de um esquálido garoto do século XIX, Chevie se verá presa em uma caçada perigosa através do tempo. Garrick é mais perigoso do qualquer um esperava e não vai parar, afinal magia ou não, ele quer a máquina e as chaves para si.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e de forma muito perspicaz Colfer ao mesmo tempo que mantém o leitor preso a fuga de Riley e Chevie apresenta seu curioso universo. Misturando uma Londres vitoriana com a atualidade de forma sutil, Colfer não deixa o leitor soltar o fôlego nem nos momentos finais, já deixando todo mundo curioso para o próximo livro. A narrativa alterna entre os três principais personagens e com um tom peculiar cativa o leitor. Ágil, fluída e não poupando ninguém a narrativa apresenta uma trama intricada que ao mesmo tempo em que se resolve já deixa diversas pontas nas entrelinhas. Tenho certeza de que não foi a última vez que vi Riley e Chevie e não é porque isso é uma série não...

A dupla de protagonistas funciona muito bem e gostei de ver como a história de Riley se interliga com tudo. Impossível não ficar condoída pela triste história que se revela pouco a pouco. Não imaginei que Colfer iria trazer algo assim e estava até desconfiada que seria bem mais simples. A família de Riley e tudo o que aconteceu deixa o leitor curioso pelos desdobramentos. A inteligência de Riley em determinado momento foi o ponto alto do livro. Adorei o que ele fez e Colfer ao apresentar dois protagonistas inteligentes e que pensam mostra que séries juvenis podem sim ser instigantes e ter algo a mais que agrada a todas as idades. Seu vilão não é o típico sou do mal e pronto, ao acompanhar a voz de Garrick temos outra dimensão de seu caráter. O conceito por traz do P.R.A.T.A. também é interessante, adoro viagens no tempo e Colfer conseguiu criar algo novo, com toques que remetem a clássicos do gênero. Com o final e as entrelinhas estou ansiosa para o próximo livro.

Leitura rápida, instigante e de elementos interessantes. Eoin Colfer possui uma escrita ágil, perspicaz e que dá mais profundidade aos seus personagens e tramas do que é comum ver em livros juvenis. Um primeiro livro que equilibrou muito bem apresentação e construção, sendo criativa e inovadora na medida certa. A edição da Galera está ótima, fonte agradável e capa bem adaptada. Gostei da versão do nome que eles criaram. Adoraria ver o universo da série adaptado para o cinema, como fã de viagem no tempo e das referências que Colfer seria perfeito um filme bem adaptado. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil para acompanhar. Com universo interessante, tramas bem desenvolvidas e ótimos personagens. Leiam e se surpreendam! Até mais!

P.R.A.T.A. - Eoin Colfer
1- O Assassino Relutante
2- The Hangman's Revolution
3- Sem Título Ainda

4 comentários:

  1. Mesmo sendo algo juvenil eu gostei e por incrível que pareça me lembrou outra série O atlas esmeralda, mas só por causa de alguns elementos. A capa é linda, amo estilo steampunk

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda! E a estória é bem massa. Adoro esse gênero! Eu leria de boa essa série.
    Bela resenha!

    Um abraço, moça.
    Saudade.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Min!
    Você me deixou bem empolgada pra ler esse livro dizendo que o autor não nos deixa soltar o fôlego em momento nenhum! Autores assim já ganham meu s2!
    Gostei de saber que os protagonistas bem inteligentes e ainda por cima sendo adolescentes.
    Amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Não estava muito interessada não, mas sua resenha me deixou um pouco curiosa, não sabia que era viagem no tempo envolvendo algo histórico e parece bem legal, estou sempre procurando uma série juvenil gostosa de ler, mas ainda não acertei muito, parece ótima a trama, e gostei do que disse. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.