22/10/2014

Resenha - Longe de Você


Nome: Longe de Você
No Original: Through to You
Autor (a): Emily Hainsworth
Tradutor (a): Sabrina Garcia
Páginas: 288
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Desde que sua namorada morreu em um acidente de carro, Camden Pike, de 17 anos, perdeu o interesse pela vida e daria qualquer coisa para revê-la. Ao visitar o local do acidente que tirou a vida de sua amada, algo inexplicável acontece: Camden dá de cara com uma aparição, mas não é Viv. Seu nome é Nina, e ela vem de uma realidade paralela onde Viv não morreu. Cam está disposto a fazer o que for preciso para tê-la ao seu lado e, ao visitar essa outra versão da realidade, percebe que as coisas lá são completamente diferentes.

Faz bastante tempo que soube que a Galera iria lançar o livro de estreia de Emily Hainsworth e desde então alimentava uma dúvida constante sobre ler ou não ler. O lançamento chegou e solicitei o livro indo contra a dúvida sobre o toque de ficção-científica e o drama da história. Ao contrário do que eu esperava Longe de Você é uma história leve e fluida que aproveita os pequenos milagres do universo para desenvolver uma história de escolhas e crescimento. Conheçam.

Quando Cam machucou a perna dois anos atrás não imaginou que viveria uma situação mais terrível e dolorosa do que ter que largar a única vida que conheceu, mas há dois meses a vida provou que Cam estava errado. Em um acidente bobo Viv foi brutalmente arrancada de sua vida. Desde que saiu do time e passou a viver nas sombras do colégio, Cam se apoiava em Viv, que largou as líderes de torcida e ficou ao seu lado enquanto todos os outros desviavam o olhar e o recriminavam por não tentar mais. Cam não suportava o olhar de pena das pessoas e menos ainda olhar para a esquina repleta de ursinhos, flores murchas e mensagens vazias. Cam sabe que metade daquelas pessoas não conheciam Viv como ele conheceu. Afundado na dor e nada raiva, em mais um dia de aula Cam sai para fumar e ao pegar o isqueiro que ganhou de Viv e o responsável pelo acidente, Cam desiste e depois de esbarrar no antigo treinador, sabe que seu dia não pode piorar, mas estava enganado. Na esquina ele vê a menina, envolta em uma luz verde e chorando. Cam pensa que está maluco, mas quando horas depois a garota aparece na sua casa desesperada pedindo para ele mandá-la de volta, Cam sabe que tem algo muito errado. Segundo a garota ela não pertence a esse mundo, tentou voltar para casa depois de ser empurrada por Cam na esquina, mas está tudo errado. Decidido a descobrir o que está acontecendo ele termina na casa de Nina, mas para sua surpresa e felicidade, aquele não é seu mundo, e Viv não morreu no acidente. O que ele não sabe é que alguém morreu naquela esquina, Nina tenta alertá-lo, mas Cam está tão feliz que não consegue entendê-la e acaba arriscando mais do que poderia imaginar nesse mundo paralelo.

A premissa é essa e de forma bastante tranquila a autora desenvolveu sua história, mostrando ao leitor que mais do que um drama de perda de amor sua história é acima de tudo sobre escolhas, das diárias as difíceis que definem nossa vida, e ainda sobre crescer com as perdas e aprender a aceitá-las. A narração em primeira pessoa é direta e clara. Hainsworth faz um ótimo trabalho ao dar voz a Camden, um rapaz que ainda estava lidando com as próprias perdas quanto teve de aceitar a perda da namorada de forma tão abrupta. A autora consegue ser crível e não cair no erro de muitas autoras que dão vozes afeminadas para seus protagonistas homens. Com descrições simples e pontuais ela nos transporta para o cenário da trama e nos cativa com o olhar duro de Cam, que ainda está lutando com tudo o que aconteceu.

Na história é possível construir a linha de crescimento de Cam, e é interessante ver que tudo se desenrolou de forma natural, sem grandes revelações e assim como na vida real, Cam finge para si mesmo que conseguiu tudo de volta, ele prefere em vários momentos fingir não ver o que está vendo e com o passar dos capítulos começa a mudar. Dos personagens secundários adorei Nina e fiquei feliz com o paralelo que a autora fez no final do livro. Escolhas nos levam todos os dias para lugares diferentes, as vezes não ter feito isso ou aquilo muda tudo, e como seria maravilhoso poder dar uma espiada em um universo paralelo quando alguém morre, mas será realmente que uma escolha diferente não muda totalmente a pessoa que você amava?

Leitura rápida, cativante e com um ritmo gostoso, que flui sem o leitor notar e com ótimo desenvolvimento. Emily Hainsworth fez uma bela estreia, com desenvoltura construiu uma história leve, mas com propósito e que irá cativar os fãs do gênero. A edição da Galera está ótima, fonte agradável, tradução fluída e capa muito bem adaptada. Recomendado a todos que gostam de um bom jovem adulto, cativa pelos personagens e pela trama além de surpreender pelo desenvolvimento. Leiam! Até mais!

2 comentários:

  1. Oi! Adorei a resenha!
    Não estava querendo ler não justamente por causa desse negócio de outra pessoa igual, não gosto da ideia porque não concordo muito com isso, ninguém é igual, mas até que fiquei curiosa depois da sua resenha, parece bom de ler! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Quando li a sinopse estranhei pelo fato de ser um drama com um toque de ficção científica, mas depois eu gostei, parece que o livro tem uma ótima mensagem. Fiquei curiosa e achei a capa linda, ótima resenha :)

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.