07/10/2014

Resenha - Coroa da Meia-Noite


Nome: Coroa da Meia-Noite
No Original: Crown Of Midnight
Autor (a): Sarah J. Maas
Tradutor (a): Mariana Kohnert
Páginas: 406
Editora: Galera
Comprar: Americanas - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar.

Desde que vi o primeiro livro no Goodreads soube que a série criada por Sarah J. Maas se tornaria uma de minhas favoritas. Depois de ler o primeiro livro e me surpreender com os rumos que a autora tomou esperei ansiosamente por esta continuação. Coroa da Meia-Noite começa pouco depois de onde a história foi deixada. Exercendo um cargo que ela nunca desejou, Celaena agora luta para entender os recentes acontecimentos e sobreviver. Mais uma vez a autora nos surpreende com reviravoltas e revelações. Se ainda não conhecem aproveitem a oportunidade de conhecer o fascinante mundo de fantasia jovem adulto criado por Sarah J. Maas.

Depois de retornar de mais uma missão do rei, Celaena pensa que terá um pouco de sossego, mas para seu horror o rei quer que ela casse os responsáveis por uma nova conspiração que vem crescendo ali mesmo na capital e o primeiro nome que recebe é de alguém que ela conhece bem. Archer é um antigo conhecido da época que a jovem fazia parte do Forte dos Assassinos e para ir atrás dele Celaena terá que trabalhar com muito cuidado. Além de extremamente vigiado e astuto, Archer pode não aceitar com facilidade a proposta que a assassina de Adarlan tem feito para todos os outros alvos. Além disso ela quer saber que história é essa de movimento rebelde e quais os planos do grupo contra o rei. A jovem não quer saber de confusão, mas a antiga rainha que a ajudou parece acreditar que Celaena tem um destino a cumprir. Descobrindo sua herança e pedaços de seu passado ela começa a juntar o intricado quebra-cabeça que mostra os segredos que o rei tanto quer esconder. Mas quando a tragédia recai sob o castelo com a morte da única pessoa verdadeira que Celaena conheceu e com chance da morte ser responsabilidade de outro amigo próximo Celaena tem de lutar para não soltar todos seus demônios sobre as pessoas, confinada, mas sem desistir da vingança, ela fará de tudo para reunir o que a antiga rainha procura. Ao seu lado o príncipe e Chaol, o capitão da guarda, assistem impossibilitados de agir enquanto Celaena mergulha em um caminho sem volta. Conseguirá a assassina mais temida de Adarlan vingar a morte e ainda sobreviver para lutar pelo que é seu de direito?

É a partir dessa premissa que a história se desenrola. Depois de ler o livro duas vezes seguidas em busca dos detalhes que minha ansiedade passou por cima na primeira leitura estou contando os dias para o próximo livro. Maas surpreende o leitor que esperava algo mais simples e complica ainda mais a trama por trás do reino de terror do rei de Adarlan. A narrativa continua ágil, fluida e rica, levando o leitor por ambientações criativas, vívidas e imersivas, acompanhamos o ponto de vista de Celaena mesclado com os demais que surgem aqui e ali bem encaixados de acordo com o momento da trama, e capítulo após capítulo ficamos surpresos com tudo o que a autora revela não só da protagonista como dos outros personagens.

O crescimento de Celaena me surpreendeu e mais ainda algumas partes de seu passado que foi revelado. A autora foi muito perspicaz ao não só deixar a personagem no meio onde ela estava como revelar tudo o que ela revelou de modo sutil. Celaena passa dois livros bem embaixo do nariz do rei e ainda não acredito em tudo o que aconteceu. Com Chaol arriscando o próprio futuro para fazer o que fez, e com Dorian revelando uma parte de si que ninguém esperava, mal consigo me conter para não ler o próximo livro em inglês mesmo. Só não vou correndo ler porque não aguentaria esperar pelo livro quatro. O fim deixa muitas possibilidades em aberto e a trama central chega em um momento de virada. Maas mostra que sabe interligar e desenvolver várias tramas de modo inteligente, todas funcionando para o desenrolar da trama central.

É difícil expressar o quanto gostei da trama intricada que a autora montou em torno de Celaena. Ela é uma protagonista forte desde o primeiro livro, mas nessa continuação ela se mostra mais decidida, com mais personalidade e mais independente. Ao se aproximar de Chaol, a personagem se torna ainda mais palpável e mostra que esse negócio de amor eterno à primeira vista não existe. Os dois foram um par melhor do que ela e Dorian. Mas tudo o que acontece muda tudo e como ela se mostra cada vez mais independente e forte não vou apostar em um romance agora apenas no segundo livro.

Leitura rápida, instigante e com uma narrativa bem construída. O universo criado por Sarah J. Maas é interessante, com um sistema de magia criativo e diferente. A série como fantasia cresce a cada livro, assim como o tom sombrio das tramas que se desenrolam. A edição da Galera está ótima, capa muito bem adaptada, pena que na lombada colocaram o símbolo novo da editora e um "vol. 2" descasando com o livro 1 completamente na estante. Podiam ter mantido o símbolo antigo pelo menos na lombada. A fonte também diminuiu um pouco. Adoraria ver a história da série adaptada para o cinema ou para a TV, ficaria perfeito se adaptado fielmente. Recomendado a todos, desde os fãs de fantasia épica a leitores que gostam de protagonistas fortes. É uma série que cresce a cada livro. Com intrigas, traições, assassinatos, guerras e com uma gama de personagens riquíssima. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trono de Vidro - Sarah J. Maas
1- Trono de Vidro
2- Coroa da Meia-Noite
3- Heir of Fire
4- Sem Título Ainda
5- Sem Título Ainda
6- Sem Título Ainda

2 comentários:

  1. Oi! Depois de ler sua resenha do 1º fiquei super curiosa, mas ando tão sem tempo que ainda não consegui ler o livro! Eu ando lendo cada vez mais fantasia, tem tanta coisa boa saindo e acho as capas dessa série tão perfeitas, e ainda por cima mais uma resenha para me deixar morta de curiosidade! Quero muito ler os dois antes que sai o 3º. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li Trono de Vidro, me apaixonei pela força da Celaena. Ela é uma personagem maravilhosa. Ainda não li esse segundo livro. Tenho medo de ficar ansiosa aguardando o lançamento do terceiro livro. Por que isso acontece com a gente? aff!
    Esse é um livro que já está muito desejado, só estou controlando minha expectativa e ansiedade.

    bjs.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.