29/09/2014

Resenha - O Livro dos Vilões


Nome: O Livro dos Vilões
Autor (a): Cecily von Ziegesar, Diana Peterfreund
Autor (a): Carina Rissi, Fábio Yabu
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 320
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Versões modernas dos maiores vilões dos contos de fadas. Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O Livro dos Vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e Lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.

Quando o lançamento desse segundo livro de contos chegou estava determinada a lê-lo. Ao contrário de seu antecessor com a capa amarela e cor de rosa, O Livro dos Vilões chegava trazendo contos que mostram o outro lado da moeda dos contos de fadas e despertou mais minha atenção do que o ar de doçura do primeiro livro. Confesso que estava receosa tanto quanto fiquei com o anterior. O livro chegou em meu endereço antigo há poucos dias e apenas hoje pela manhã consegui parar para lê-lo. Quatro grandes autores, quatro contos, um ótimo, um bom, um bom e confuso e um confuso. Conheçam.

No primeiro conto, #Stepsisters: Sobre Sapatos e Selfies da autora Cecily von Ziegesar, temos duas irmãs gêmeas e uma meia irmã. O típico caso do pai que se casa após a morte da mãe. Cindy é largada na mão de uma madrasta não muito boa e de duas meias-irmãs insuportáveis. Elas têm tudo do melhor e por isso com o baile se aproximando elas precisam dos sapatos perfeitos. A história começa na loja e a partir daí muita coisa muda. No segundo conto, Menina Veneno da autora Carina Rissi, temos uma super modelo, Malvina, que depois de se casar com um piloto de Formula Indy dez anos mais velho do que ela se vê viúva e com uma enteada de quase dezoito anos, Bianca. Sendo responsável pela garota e ainda tendo de aturá-la até ela alcançar a maioridade. A vida era aturável até sua enteada ser escolhida para ser a nova cara da campanha do perfume Menina Veneno, que é dela há anos. Malvina não se conforma. Ela é a modelo mais requisitada e mais elogiada dos últimos anos. E sua enteada não é a santa que todos pensam. Quando Fernando entra em cena e um aplicativo piora as coisas, Malvina vê sua vida virar de cabeça para baixo.

No terceiro conto, Quanto Mais Afiado O Espinho, da autora Diana Peterfreund, temos uma garota cansada de viver sob o rótulo de bruxa. Todos na cidade evitam a casa de sua família. Ela vivia com a mãe e a avó, até a avó morrer. Malena está cansada e quer ser apenas uma garota normal. Todos riscam seus carros, jogam ovos em sua casa, mas entram furtivamente à noite pedindo ajuda para seus problemas e pagando pelas soluções. As bruxas servem apenas no escuro e no segredo. Malena cansada decidi se matricular na escola, mas mal sabe ela que não é a única que tentou e não sabe o preço que pagará. No quarto conto, A Menina e O Lobo, do autor Fábio Yabu, temos o lobo da Chapeuzinho Vermelho, o lobo dos Três Porquinhos e de todo conto que precisa dele. Preso em sua sina, de encenar dia após dia, anos após ano o mesmo papel. Cansado de morrer e reviver sempre com o mesmo propósito, até que a chance de escapar aparece, e a chance sair do papel que lhes foi imposto, e de ser bom parece possível. Mas a que preço?

Os quatro contos compõe O Livro dos Vilões, cada um com suas particularidades e méritos. Cada autor coloca seu "vilão" de uma forma diferente e dentre os quatro senti que apenas dois conseguiram inverter a situação e levar o leitor a pensar pelo lado do personagem que sempre tachamos de malvado e perverso. Ponto para os dois autores que pegaram uma ideia complicada, afinal não basta escrever um conto onde alguém é malvado e jura não ser tão mal assim. O verdadeiro mérito de um personagem dito como "vilão", seja em um livro, um conto ou mesmo um filme, é ter várias camadas e uma história que mostra ao leitor a verdade sobre o ser humano. Ninguém é mau ou bom de nascença, as escolhas, a vida e as situações é que ditam o caminho que seguimos. Pode ser por imposição da situação, pode ser por falta de sorte ou pode ser por uma tragédia ou um passado. Nunca sabemos realmente a verdade total.

Em minha opinião dois dos autores conseguiu passar isso muito bem. Uma das autoras também chega perto, mas acho que faltou mais profundidade nas escolhas que sua personagem faz. Apenas um conto me decepcionou por deixar o fim muito aberto. Sem uma linha clara de pensamento. Ela apenas conta um episódio, mas não dá camadas o suficiente para o leitor compreender. No geral o livro me surpreendeu. Eu adoro um bom vilão. Muitas pessoas falam que sou doida, mas veja por exemplo os filmes da Marvel, alguns de seus vilões nem sempre são vilões e eu adoro quando um livro ou filme que faz ver esse outro lado. A coletânea da Galera se propõe a isso e leva o leitor a terrenos desconhecidos, que permite pensar e crescer com o outro lado da moeda, o que julgamos tão prontamente e cheios de certeza.

A leitura é rápida e instigante. A edição está ótima, boa fonte, ilustrações coerentes e uma bela capa. Adoraria ver a Galera investir mais em contos. Não só em coletâneas montadas por eles mesmos como foi esta e sua antecessora, mas em livros de contos que saem lá fora também. São tantas e sempre com contos fascinantes. Enfim. Recomendado a todos que procuram uma leitura rápida, mas que marca, e a todos que ainda não descobriram as maravilhas de um livro de contos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

6 comentários:

  1. Eu também gosto muito dos vilões. Sem eles as histórias não teriam nenhuma graça. rs.
    Tenho medo de ler contos. Sempre saio com a sensação de que ficou faltando alguma coisa. Não são todos os autores que conseguem desenvolver uma boa história em poucas páginas. Mas esse livro está me fazendo repensar e lê-lo.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  2. Yasmin, nem sabia que a Carina tinha escrito esse livro e eu sou fissurada pela narrativa dela! Com certeza pretendo lê-lo em breve <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente gosto de contos, o primeiro livro já tinha me chamado atenção e quando soube desse mais ainda. Eu acho interessante mostrar essa coisa de bem e mal, que nem tudo é como parece...Amei a resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Não leio muito contos não, mas adoro contos de fadas e estou bem curiosa para ler esse livro, agora que você falou dele então, esse negócio de vilão que não é mais só mau e pronto é perfeito, ainda bem que virou tendência. Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Geralmente não procuro por contos, ou até mesmo crônicas. Não me atraem. Não me recordo de ler alguma coletânea de contos além de "Histórias Extraordinarias" de Edgar Allan Poe, da qual gostei muito. "O Livro dos Vilões", porém, não parece que iria me agradar, tanto quanto Poe.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Geralmente não procuro por contos, ou até mesmo crônicas. Não me atraem. Não me recordo de ler alguma coletânea de contos além de "Histórias Extraordinarias" de Edgar Allan Poe, da qual gostei muito. "O Livro dos Vilões", porém, não parece que iria me agradar, tanto quanto Poe.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.