17/09/2014

Resenha - Filha da Ilusão


Nome: Filha da Ilusão
No Original: Born Of Illusion
Autor (a): Teri Brown
Tradutor (a): Fal Azevedo
Páginas: 288
Editora: Valentina
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Anna Van Housen tem um segredo. Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini – ou, pelo menos, é o que Marguerite alega –, os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truque mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro. Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar?

Quando conheci o livro fiquei apaixonada pela premissa e pela ambientação. Não resisto a histórias que se passaram na Nova York da primeira metade do século passado e para completar a autora, Teri Brown, apresenta uma mistura elegante de trama paranormal, sensitiva e ilusionismo, que traz Harry Houdini e muitas surpresas para o leitor. Com uma protagonista forte e inteligente somos apresentados ao universo da trilogia Herdeiros da Magia. Conheçam e se encantem pela história de Anna Van Housen.

Anna ainda não acreditava na vida que estava levando em Nova York. Desde que mudara para a cidade com a mãe, as duas dividiam um belo apartamento, simples, mas confortável e em um bom bairro de classe média. Nada muito elegante, mas era a primeira vez que Anna tinha uma bela cozinha e um quarto para si. Ela não confiava totalmente em Jacques, o novo empresário da mãe, mas ele era notavelmente o menos pior de todos os que já roubaram, mentiram e traíram sua mãe ao longo dos anos. Anna estava acostumada a desconfiar de todos, sempre preocupada com a próxima denúncia que poderia levar sua mãe a cadeia. Os shows de Madame Van Housen, médium e mentalista prodígio estavam ficando famosos e com os preparativos de Jacques, tinha tudo para ser a sensação da cidade nos próximos meses. Anna não se conformava que a mãe insiste em fazer as sessões noturnas, com elas a mãe corria o risco de ser denunciada como uma fraude, sendo presa e perdendo tudo de novo. Para piorar, Houdini, que sua mãe afirmava ferrenhamente ser seu pai, estava em uma cruzada contra todos os médiuns e espíritas, tomou para si a missão de desmascarar o espiritismo. Como poderia ser seu pai? Será que também tinha seus dons? Anna sentia a emoção das pessoas, sabia quando estavam mentindo e recentemente começara a ter pesadelos, visões terríveis com sua mãe. Ela estava em perigo e Anna não sabia dizer porquê. Anna era uma Ilusionista e só queria isso, mas nada, porém seu dom está ficando mais forte. Ela sente o perigo rondando e quando um espírito a manda um aviso, Anna tem certeza de que precisa entender seu dom se quiser salvar sua mãe e a si própria. Mas será que ela pode confiar em alguém? Que segredo Cole esconde? E a sociedade de pesquisas paranormais? Mal sabe Anna que o perigo está onde ela menos espera...

É a partir dessa premissa que a história é construída e devo dizer que a autora me cativou logo nas primeiras páginas com a personalidade forte e marcante de Anna. A narrativa é em primeira pessoa e acompanhar a voz destemida de Anna foi ótimo desde o começo. Logo nos primeiros capítulos me vi admirada com a personalidade da protagonista e gostei muito de encontrar uma personagem assim. É difícil encontrar em trilogias jovem adulto alguém como Anna, e o modo que ele conta a própria história é não só cativante como admirável. Aliando uma ótima personagem a um cenário histórico preciso e interessante, Brown surpreende na apresentação de seu universo.

Os personagens, secundários também não deixam a desejar, a amizade dela com o sr. Darby é ótima e muito bem desenvolvida. Cole é um mistério agradável, mas devo dizer que achei Owen inconveniente e não posso falar mais. Anna toma algumas decisões estranhas, mas isso só a faz mais palpável, e ela cresce capítulo a capítulo. As descrições são ótimas, a visão de Anna da cidade é mais aguçada e precisa porque ela cresceu viajando, de hotéis a hotéis, passando por circos e cidades muito pequenas, sem nunca ter uma casa fixa e o modo como ela leva o leitor através de sua vizinhança e dos lugares onde vai por Nova York me fez gostar ainda mais da história. A trama que vai desde seus estranhos dons a Houdini é diferente do que imaginei e nesse primeiro momento apresenta de forma totalmente diferente os elementos que preparam a trama central da trilogia. Estou muito curiosa para o próximo volume. Com tudo que Anna descobriu e passou, a continuação deve ser ainda melhor do que este primeiro.

Leitura rápida, agradável e que instiga por diversos motivos. Teri Brown com sua prosa misteriosa deixa o leitor desde o início apreensivo, quem é confiável, quem não é, o que está acontecendo e muitas outras questões permeiam a mente do leitor enquanto acompanha a história de Anna. Com uma ambientação precisa e cuidadosa, temas pertinentes à época e elementos próprios criativos, Brown surpreende o leitor. A edição da Valentina está ótima, como sempre, com uma fonte pequena, mas espaçamento agradável, uma ótima capa e diagramação. Adoraria ver a história no cinema, tanto pelo cenário como pela trama central e seus elementos. Recomendado a todos que gostam de um bom mistério, com elementos paranormais, um bom contexto histórico e ótimos personagens. Leiam! Até mais!

Herdeiros da Magia - Teri Brown
1- Filha da Ilusão
2- Born of Deception
3- Sem Título Ainda

2 comentários:

  1. Houdini no meio de uma trama? Adorei!
    Gosto desse mistério da mágica. Achei muito interessante o tema. Realmente é bem raro ter um livro assim.
    A capa é maravilhosa. Realmente a Valentina tem caprichado muito nas edições que publica.

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber que se passa em Nova York também! Ainda mais de saber que tem um toque sobrenatural, com ilusionismos e tal!
    Acho essa capa muito bonita, mas mesmo se não fosse, eu adorei a trama!
    Só não gostei de saber da fonte pequena! Odeio livros assim, doem a vista, né? Mas fazer o que, irei ler do mesmo jeito. Ótima resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.