17/08/2014

Resenha - Vertigens


Nome: Vertigens
No Original: Freefall
Autor (a): Roderick Gordon & Brian Williams
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 592
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Traduzida para mais de 40 línguas, a série Túneis, dos britânicos Roderick Gordon e Brian Williams, alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times e se tornou um best seller em vários países, com direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Relativity Media. Depois de Túneis e Profundezas, em Vertigens o jovem Will Burrows, que decide cavar um buraco no terreno de sua casa depois do sumiço de seu pai e acaba descobrindo um mundo subterrâneo complexo e assustador, é agora levado para partes ainda mais profundas da terra, onde a gravidade é reduzida e muitas descobertas e perigos o aguardam.

Tendo lido os dois primeiros livros cheguei a esse terceiro dividida entre a riqueza assombrosa e impactante do universo criado pela dupla britânica Roderick Gordon e Brian Williams e o ritmo lento que a trama central se desenvolve, porém estava bastante animada depois do fim de Profundezas. É nítido o tanto que os autores adoram o tema que exploram em sua série e nessa continuação somos surpreendidos por mais e mais cenários incríveis, mais criatividade e mais ação. Conheçam Vertigens e entendam porque a série cresce na mesma medida que enriquece o próprio universo.

Depois de serem atirados no poro após o confronto com as gêmeas Rebecca, Chester desperta de um delírio depois de cair o que pareceu um túnel infinito. Em meio a uma substância gosmenta ele percebe Bartleby por perto, e depois encontra Will em estado parecido com o dele. Para o choque de ambos Elliot está desmaiada e com o braço quebrado de uma maneira terrível. Sem saber onde estão eles logo percebem que não sobreviverão muito se não procurarem abrigo, principalmente Elliot, mas para surpresa dos garotos eles encontram Martha, uma mulher que há muito tempo vive na profundeza do Poro. Em um ambiente de baixa gravidade, com criaturas ao mesmo tempo fascinantes, hostis e mortais, Will ainda procura pistas do pai, que voluntariamente pulou para a queda livre do Poro. Martha, a mulher que está cuidando dos ferimentos de Elliot é estranha, mas os mantém vivos, Chester está cada vez mais mal-humorado e desconfiado. Se eles sobreviveram à queda, as gêmeas também podem ter sobrevivido e Will pode imaginar que tipo de plano as duas têm para ele. Enquanto isso de volta a superfície Drake sente que falhou miseravelmente com todos. Os Styx ainda estão planejando um ataque ao povo da crosta, adiar os planos deles não foi praticamente nada e com seus amigos perdidos para sempre no Poro ele não sabe o que fazer. A partir de diversas pontas acompanhamos a luta de Will para sobreviver e voltar a superfície a tempo de impedir a grande catástrofe que os Styx continuam a planejar. Com seus amigos na linha de tiro, ele tomará decisões que podem piorar ainda mais a situação e terá de sacrificar sua vontade pelo bem dos outros.

É a partir dessa premissa que a trama se desenvolve, mais uma vez unindo o argumento central da série a um desenvolvimento riquíssimo do ambiente. A narrativa é dividida em várias frentes, cada personagem tem seu momento de acordo com a evolução da trama, o que funciona muito bem para o clima da história, tornando a ação realista e o ritmo forte, instigante, do tipo que nos envolve no começo com diversas indagações e nos mantem presos até o fim. A grandeza do universo criado por Gordon e Williams é espantosa, e muitas vezes torna-se mais interessante do que a trama dos Styx em si. Com muita imaginação e destreza eles conseguem apresentar algo totalmente novo e que vai despertar a curiosidade do leitor por diversos temas relacionados ao planeta.

Um aspecto que notei nesse terceiro livro é a mudança nos personagens, que estão mais conscientes de si mesmos e de sua participação na loucura que a vida se tornou desde que o pai de Will desceu para o interior do planeta em sua busca irresponsável por descobertas científicas. Conhecemos muito de Drake, e até Celia, a mãe adotiva do Will. A única coisa que não gostei muito foi a rabugice de Chester e a mania de confiar do Will. Martha, vivendo naquele ambiente estranho e sozinha também levanta várias dúvidas, e não acredito nem um pouco nas intenções da personagem. Alternando nos capítulos finais ação e revelações, o livro termina de maneira inesperada, eu achando que já estávamos no X da questão, ou melhor, da série, e vem os autores aprofundando mais uma camada em direção ao centro da Terra.

Leitura rápida, como disse a trama não é muito clara, mas em compensação o universo é tão rico, e criativo que não conseguimos largar do livro e pouco a pouco cada personagem, cada frente narrativa surpreende o leitor. A edição da Rocco está ótima, boa fonte, título bem adaptado e ótima tradução. Gostaria de ver o mundo de Túneis no cinema, a cada livro me encanto mais com o universo e com tudo. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil diferente, em vários aspectos, é uma leitura não só para jovens, crianças, mas para apaixonados pela Terra, seu subterrâneo, geologia e etc. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Túneis - Roderick Gordon & Brian Williams
1- Túneis
2- Profundezas
3- Vertigens
4- Armadilhas
5- Espirais
6- Terminal

6 comentários:

  1. Oiee.
    Esse livro não me interessou, o tema não me chamou atenção e também tem o fato de ser uma série, e ultimamente estou correndo delas, antes de começar uma nova quero terminar as que já comecei, então esse não lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanha as resenhas da série e acho o tema bem legal, deve ser tipo viagem ao centro da terra e pelo que você fala tem tanta coisa curiosa, diferente, sempre fico com vontade de ler a série, já tá chegando no fim então espero encontrar um kit, adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido da série. Gostei muito da capa e da sinopse, só me desapontei quando você disse que a série se desenvolve em um ritmo lento, é lento d+?? não gostei de livros muito rápidos e nem muuuito lentos sabe??? isso torna a leitura cansativa... Mesmo assim gostei do livro e estou pensando em coloca-lo na lista de desejados.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido da série. Gostei muito da capa e da sinopse, só me desapontei quando você disse que a série se desenvolve em um ritmo lento, é lento d+?? não gostei de livros muito rápidos e nem muuuito lentos sabe??? isso torna a leitura cansativa... Mesmo assim gostei do livro e estou pensando em coloca-lo na lista de desejados.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Os livros dessa série não me atraíram, mas confio nas publicações da Rocco, que são sempre de qualidade e parece que escolhidas a dedo. Então talvez a leitura realmente valha a pena.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.