04/08/2014

Resenha - Seis Anos Depois


Nome: Seis Anos Depois
No Original: Six Years
Autor (a): Harlan Coben
Tradutor (a): Ricardo Quintana
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos. Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada. 

Harlan é um dos autores que fez eu voltar a ler assiduamente depois de passar por um ano terrível e é também um dos autores que mais resenhei aqui no blog, por isso depois de bastantes meses sem ler nada do autor estava animada para seu novo livro que chegou pela Arqueiro no mês que passou. Com um título e uma sinopse que já deixa o leitor curioso, Harlan retorna com um suspense tenso e que prende o leitor até o derradeiro final. Conheçam Seis Anos Depois.

Jake não acreditava no que estava vendo, o casamento da única mulher que ele amou realmente, mas o pior de tudo foi o pedido que Natalie fez após a troca de votos, que a deixava em paz, que jamais a procurasse, por motivo algum. Cansado, magoado, mas ainda amando Natalie, Jake cumpre sua promessa e seis anos após o casamento ele era professor no Lanfford College quando depois de uma aula vê no canto da tela do computador um obituário com um nome que ele conhece bem: Todd Sanderson, o marido de Natalie. No obituário dizia que Todd morre deixando esposa e dois filhos, e Jake não resiste em comparecer ao velório, mas chegando lá ele encontro filhos adolescentes, bem mais velhos do que é possível e uma esposa que não se parece nada com a sua Natalie. Sem menor ideia do que está acontecendo, Jake começa a investigar em busca de descobrir o paradeiro de Natalie. O que realmente aconteceu? Ela se separou? Por que pediu distância? Porém ao seguir as poucas pistas que tem e tentar a sorte no retiro onde se conheceram, Jake só encontra respostas negativas e pessoas com pouco disposição para falar do assunto, com um leve tom de ameaça. Para piorar ele recebe um e-mail misterioso com o simples dizer "você prometeu". Seria de Natalie? Quando ele pede uma amiga que já trabalhou para o FBI investigar em busca do paradeiro de Natalie a situação saí do controle. Shanta parece interessada demais na relação de Jake com Natalie, o porquê, não sabe, mas quando é atacado e quase morto, Jake sabe que topou em algo grande. O que o assassinato de Todd Sanderson e sua organização beneficente, Novo Começo, tem a ver com isso tudo? Porque existem assassinos atrás de Natalie? E a polícia? Quando não se pode confiar nem no melhor amigo, o que pode ser feito para encontrar a mulher que ama antes de seus perseguidores? Qual a verdadeira história de Natalie Avery?

É a partir dessa premissa que Harlan desenvolve sua trama, nos levando junto com Jake pelas pistas e mistérios do passado de Natalie. Com boa dose de suspense e drama a narrativa ágil nos instiga a todo momento, formando conjecturas e imaginando possibilidades somos surpreendidos com o rumo que a história ganha. O cenário é mutante e o clima contribui para a tensão da trama, sempre com descrições bem dosadas. A maior qualidade de Coben que é intricar camadas de mistérios, segredos em uma trama que pode mudar a qualquer hora continua merecendo destaque. Não acertei o grande segredo de Natalie e nem passei perto de acertar, à medida que o final se aproxima o leitor ficará ainda mais preso à trama, não só tentando descobrir, mas também por causa de Jake.

A trama para quem conhece outros livros do autor pode parecer semelhante, o protagonista atrás de alguém que desapareceu sem deixar vestígios, mas por mais que soe semelhante a história de Jake tem elementos próprios que a tornam instigante, e o cenário construído pelo autor vai além da investigação, da procura e da caçada. Existe o lado psicológico, esta é a história de Natalie, a moça que Jake conheceu, mas jamais sonhou ter uma história de vida complicada. Natalie a incógnita que capítulo a capítulo deixa tudo confuso para no fim o leitor ver revelada sua história. Harlan poderia sim ter mudado algumas coisas e prestado atenção a certos pontos, mas são pequenos detalhes que não afetam muito a história. Não é o melhor livro do autor, mas também não é ruim.

Leitura rápida e instigante. Harlan Coben é um dos maiores autores do gênero e espero que em seu próximo livro tente uma formula totalmente nova, Seis Anos Depois investe no modelo do sucesso e entrega uma história ainda que a altura deixa o leitor com a sensação de que já viu algo parecido antes. A edição da Arqueiro está ótima, modelo padrão da editora, porém mudaram a fonte que usam na capa e na lombada, comprometendo a linha de livros do autor. Uma pena mudar depois de tantos livros. Recomendado a todos que gostam de um bom thriller, com ação, segredos e mistérios aliados a uma trama ágil e intricada. Leiam! Até mais!

10 comentários:

  1. Nunca li nada do Harlan Coben, sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Achei ótima a trama, todas aquelas perguntas deram um mistério ótimo.
    Ótima resenha! Abraços, Yasmin!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida pra conferir esse livro desde que vi a notícia de que ia virar filme (espero que seja verdade!).
    E porque sou fã do autor e seus livros desesperadores! Mesmo que tenha essa coisa de sempre a mesma pegada já conhecida, que poucas vezes muda, consigo ler e gostar de cada trama sem ver o clichê nelas. O autor me deixa louca com todos os livros que li. Esse segue sem muitas diferenças pelo que vejo, mas mesmo assim com certeza é um bom livro.
    Pra quem é fã quanto mais melhor. Espero ler logo também.

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaaaaa *-* Tudo bom, anjo? ♥ Aaaaaah! O Harlan é demais, né? Totalmente incrível, adoro as histórias dele, hahahahaha! Poxa, Ya, momentos difíceis, hein? Espero que tudo de "chato" tenha passado na sua vida, hahahahah! E nossa, eu achei sacanagem da Nathalie deixar o Jake, sério! E achei super interessante esta confusão que acontece em torno do Jake, tipo a parte do velório. Fiquei suuuuuuuuper curiosa para saber o que aconteceu, ainda mais agora que você revelou esse tal e-mail que ele recebe, hahahahahahaha! Bom saber, Ya, que os ambientes são bem descritos! Detesto livros em que isto não ocorre, hahahahahaha! E olha, acho bem melhor não acertarmos nada antes do previsto, assim ficamos com as expectativas nas alturas, uasuhsahashashua! E sim, concooooooooordo, o Harlan é um dos melhores autores do gênero, hahahahahahhaa! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Oi Yasmin!
    Nunca li nada do Harlan Coben também, mas a sinopse do livro já tinha me deixado curiosa! Pela sua resenha parece que vale a pena sim, né..!
    Bjos!
    Karen
    http://www.bookadvisor.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Harlan é um dos meus autores preferidos! Super curioso pra ler esse novo.
    Meu preferido dele é Cilada. Acho ótimo como ele joga na nossa cara vários personagens e depois junta as vidas deles no final.
    Quero ler!!!

    Abs...

    ResponderExcluir
  6. Adoro Harlan e também tem um tempo que não leio nada dele, acho os livros antigos melhores do que os mais novos, só li um dos novos, mas pelas resenhas e tudo, a sua tá ótima porque deixa claro que o livro tem bom e tem ruim, espero ler logo. Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  7. Oiee.
    Acredita que eu ainda não li nada do Harlan? Pois é, não li.
    Não por falta de vontade, que é imensa, mas sim por falta de oportunidade. Já li inúmeras resenhas dos livros deles e todas, absolutamente todas com muitos elogios.
    Eu não sei o que estou fazendo aqui que ainda não li nada dele, mas espero resolver isso ainda esse ano.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler algo de Harlan Coben, mas acho que não começaria por este.
    Vou dar uma pesquisada nos outros títulos e procurar o mais próximo do meu gosto.

    ResponderExcluir
  9. Foi o primeiro livro do Harlan que li e confesso que me surpreendi demais com a escrita dele. Achei totalmente diferente e eu não conseguia largar.

    Logo no início deu vontade de matar Natalie, mas depois achei lindo o que ela fez e o que o protagonista fez pelo amor deles também. Incrível!

    M&N
    | Desbrava(dores)
    de livros
    - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para
    escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.