26/08/2014

Resenha - Escola Noturna


Nome: Escola Noturna
No Original: Night School
Autor (a): C.J. Daugherty
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 336
Editora: Suma de Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos. A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos. Em Escola Noturna, primeiro volume de uma trilogia, Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata. Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo.

Desde antes o livro ser lançado por aqui tinha curiosidade de saber sobre o que era a história. A sinopse era misteriosa e todas as resenhas que li no site Goodreads eram bastante vagas por isso quando a Suma comprou a série fiquei bastante animada. Porém o lançamento passou e só agora, por um acaso, acabei com o livro em mãos, comecei a ler e quando vi já tinha terminado. A história apresentada por Daugherty tem realmente um ótimo cenário e nesse primeiro momento cumpre bem a missão de deixar o leitor ainda mais curioso com os mistérios da série. Conheçam.

Allie estava em mais um de suas travessuras, pichando a porta do diretor no meio da noite, mas sua sorte acaba quando ela cai direto nos braços da polícia sendo presa pela terceira vez. Para surpresa e horror de Allie seus pais decidem enviá-la para um escola interna no meio do nada. Sem telefone, notebook ou ipod, Allie fica isolada, e não pode nem mesmo contar o nome da escola para seus amigos. As surpresas não param por aí. Chegando na imensa propriedade Allie fica horrorizada ao notar que não existe nada de tecnológico na escola. Sem telefones, sem computadores, sem nada que remeta ao século atual. A casa é enorme, no melhor estilo dos castelos do interior da Inglaterra. Cercada por uma imensa propriedade verde, margeada por uma grande floresta, com uma sala de jogos com sofás de couro, uma biblioteca gigantesca e quartos individuais no mesmo estilo, a Academia Cimmeria recebe apenas alunos privilegiados, filhos de milionários, diplomatas, governantes, espiões e vindos de famílias com séculos de história. Allie não consegue entender como foi aceita, seus pais não são nada disso. Lidando com regras estranhas e rígidas, Allie pouco a pouco começa a gostar do lugar. É tanta coisa para estudar que não tem tempo de pensar muito em outra coisa. Sua amizade com Jo também ajuda e tem a atração imediata com o garoto mais desejado do lugar, Sylvain. Porém nem tudo é o que parece. Carter, o garoto conhecido por criticar o esnobismo de todos e por ficar cada hora com uma garota alerta Allie para tomar cuidado com Sylvain, mas Carter é tão irritante que ela não consegue considerar o que ele fala. Mas à medida que os dias passam e estranhas coisas começam a acontecer, Allie começa a imaginar o que há de errado com o lugar. Por que tanto segredo? O que é a Escola Noturna e por que tanto segredo em torno de suas atividades? Será que Carter está certo em seus temores? Por que ela foi aceita?

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, primeiro situando o leitor e pouco a pouco conduzindo-nos pelos segredos da antiga academia Cimmeria. Comecei o livro pensando em uma marcação que o livro ganhou no Goodreads e terminei sem saber ao certo se ela é mesmo verdadeira. Essa falta de definição mesmo depois do fim deixa o leitor bastante ansioso para o próximo livro e pode deixar alguns bem irritados, afinal todos gostamos de respostas. A narração em primeira pessoa é cativante e assim como a protagonista nos envolvemos fácil com o clima e o mistério sombrio da academia. Daugherty fez um ótimo trabalho aliando o desenvolver da trama com a apresentação detalhada do ambiente. Adoro quando o cenário de colégio interno é intricado a trama de forma inteligente.

A cada acontecimento estranho me vi mais e mais curiosa para saber a verdade, porém para minha surpresa a reviravolta da história envolve mais Allie do que a academia. De forma perspicaz a autora entrega pistas nas entrelinhas do que vem por aí, e habilmente trabalha outra história sobre essas pistas. Por exemplo toda a história de Allie com Sylvain aponta para uma coisa, quando sua história com Carter já desenvolve outra. Seria uma mistura de realidade com os tais seres que acho que estão na trama? Não sei, só sei que o ritmo é ágil e gostoso, instiga o leitor e ainda consegue ser criativo. Os personagens são muito bons. Gostei do trio principal e estou bastante curiosa para saber mais sobre Sylvain, Carter, Allie e todos os outros

A leitura é rápida e fluida, instigando pelo belo cenário, pelo clima tenso e sombrio, mas também pela trama. C.J. Daugherty consegue um primeiro livro que apresenta bem todo o universo, criando mais expectativas ao mesmo tempo que deixa respostas diferentes para perguntas não feitas. Espero agora ter as respostas das perguntas que todos que leram o primeiro livro estão fazendo. A edição da Suma de Letras está ótima, boa opção de capa e fonte agradável. Se adaptado o livro renderia um filme bastante sufocante e tenso. Recomendado a todos que procuram uma série jovem adulto cercada de mistérios, segredos e suspense. Que intrica com destreza personagens e trama, criando algo inovador e cativante. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Escola Noturna - C.J. Daugherty
1- Escola Noturna
2- Legacy
3- Fracture
4- Resistance
5- Endgame

4 comentários:

  1. Oiee.
    Infelizmente esse livro não me interessou, é um tipo de leitura que não me agrada então nem vou forçar a barra porque sei que provavelmente vou abandonar.
    Mas pra quem gosta do gênero é uma ótima dica.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Poxa que bom que a leitura é super rápida, este livro me chamou bastante a atenção e eu não gosto de livros que a leitura demora fluir a não ser que quando fluam sejam a história rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Sempre é válido conhecer mais sobre diferentes gêneros, mas a princípio, não criou nenhum interesse em mim.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.