25/08/2014

Resenha - Battlefield 4: Contagem Regressiva


Nome: Contagem Regressiva
No Original: Countdown To War
Autor (a): Peter Grimsdale
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 308
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O operativo da CIA Lazlo Kovic está em maus lençóis. Após uma missão conjunta Estados Unidos – China nas fronteiras da Coréia do Norte que acaba em desastre, Kovic é o único sobrevivente. E, de ambos os lados, enfrenta suspeitas – como voltou? Por que é o único a voltar? Seus superiores na CIA lhe observam com suspeita, e a inteligência chinesa parece querer usar o desastre para seus próprios interesses. Ao retornar para a base em Xangai, Kovic planeja seu próximo movimento. Agora precisa dar um jeito de se safar dessa conspiração que coloca seus tentáculos ao redor dele, e desmascarar a rede de mentiras – chinesa e americana – na qual está envolvido.

Quando a Galera lançou o livro não estava esperando, Battlefield é um jogo que joguei poucas vezes, mas que gosto bastante por causa do enredo envolvendo guerras, militares, etc. Battlefield 4: Contagem Regressiva é a história que precede a história do jogo e entrega uma história de ação mordaz, intrigas internacionais, traições e amizade. Peter Grimsdale faz um bom serviço, deixa o leitor curioso para o jogo, e entrega uma história que vai agradar aos que gostam do tema independente de conhecer o jogo.

Kovic estava a caminho de mais uma missão, dessa vez com um grupo de soldados em direção à fronteira da China com a Coreia do Norte. Quando tudo dá errado e Kovic protegido pela neve vê seus companheiros de missão serem um a um assassinados, ele não consegue acreditar. O que deu errado? Kovic é interrogado e muitos desconfiam de sua volta, e com os protestos correndo solto pelas ruas chinesas ele sabe que tem alguém manipulando a situação. Alguém não quer os Estados Unidos como amigo da China. Fotos dos mortos foram alteradas, muitos estão procurando culpados e Kovic não pretende deixar a morte de seus companheiros de missão passar em branco. Investigando quem está organizando as manifestações, Kovic descobre um grande grupo que costuma sumir com problemas, mas depois de sua visita, Kovic é atacado, preso e interrogado pelo governo chinês. Quando sua casa pega fogo e sua namorada é morta, todos consideram que Kovic é quem foi morto no incêndio. Aproveitando a triste oportunidade, e com a ajuda da agente chinesa que o prendeu, Hannah, mas alguns amigos, ele perseguirá a verdade, mesmo que isso custe sua liberdade. Fazendo escolhas difíceis pelo caminho e lidando com assassinos, torturados e traidores, o que Kovic descobrir pode evitar uma enorme guerra entre Estados Unidos e China.

Esse é o ponto de partida da história e com uma narrativa que investe em ação e em cenários bem descritos o autor leva o leitor por uma trama que mergulha nos momentos de tensão que precedem a guerra. O protagonista é o narrador principal, mas divide o livro com outros pontos de vista aqui e ali. A trama é rápida e o ritmo de mantém forte na maior parte da história, e consegue instigar o leitor, nos deixando curiosos com as perguntas que vão surgindo. A trama dos assassinatos e a armação como desculpa começar a guerra foi boa, mas a história mudou bastante de rumo do começo para o fim, algumas coisas aconteceram bem de repente, e me senti assim como o protagonista bem perdido com as viradas da história.

A leitura é rápida e o autor intricou bem as camadas da história deixando no final a ponta perfeita que se interliga ao jogo. Kovic é um personagem que conseguiu segurar o interesse do leitor, e terminamos curiosos para saber mais do futuro do personagem. A edição da Galera está muito boa, tanto a fonte é agradável quanto a capa bem adaptada. A única coisa que achei estranho diversas vezes foi algumas opções que a tradução fez na hora de usar linguagem pesada. Várias palavras foram atenuadas, deu para notar, mas em outros momentos foi livre mesmo, não ficando nem lá nem cá. Recomendo a todos que gostam de histórias com ação, perseguições, intrigas e suspense. Se você conhece o jogo vai adorar mais um pouco da história e se não conhece vai conseguir apreciar apenas pela trama cheia de reviravoltas e segredos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

5 comentários:

  1. Oiee.
    Esse é um tipo de livro que não costumo ler, livros de "ação" por assim dizer não me agradam, gosto muito em filmes, mas em livros comigo não rola, sou chata pra livros nesse estilo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Nunca joguei o jogo mas quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Fico pensando que até mesmo o público dos games é valorizado e tem opções de leitura.
    Tem coisa mais democrática do que os livros?!

    ResponderExcluir
  4. a leitura deve ser realmente rápidas pois assim q o kovic sai de Xangai ele morre na volta da missão de recuperação da caixa preta no uss titan(isso eh no jogo n sei no livro)

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.