03/07/2014

Resenha - Se Alguma Vez...


Nome: Se Alguma Vez...
No Original: Just In Case
Autor (a): Meg Rosoff
Tradutor (a): Fabiana Colasanti
Páginas: 256
Editora: Galera
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um encontro com a morte transforma a vida de David Case. Convencido de que o destino não lhe reserva nada de bom, David decide se renovar e tornar-se, assim, irreconhecível para o destino e salvar-se de seu sofrimento certo. Ele passa a ser Justin Case, com uma aparência totalmente nova e uma paixão crescente pela sedutora Agnes Bee. Com seu galgo cinzento imaginário a reboque, Justin luta para manter sua nova imagem e, acima de tudo, sobreviver em um mundo onde as reviravoltas do destino o aguardam em cada esquina.

Desde que a editora lançou o primeiro livro da autora Meg Rosoff aqui no Brasil que estava curiosa para conhecer a autora. Todos os comentários que ouvi sugeriam uma escritora excepcional, com histórias marcantes e únicas. Por isso quando saiu seu segundo livro não resisti em solicitá-lo. Com uma premissa criativa e elogios que o comparam a Salinger, o livro traz a história de David Case, o garoto que depois de um vislumbre assustador da morte e de sua inevitabilidade decide se esconder do destino.

O maior problema desse livro não é bem um problema, é apenas uma necessidade básica para qualquer um que for ler o livro. Acompanhe comigo que você descobre essa necessidade. Depois de ver seu irmão de um ano e meio quase cair do parapeito da janela para uma morte horrível, David começa a ver a morte que o cerca, seja por choque, afogamento, esmagamento, atropelamento, assassinato ou mesmo um infarto, e decide que não será mais uma vítima do senso de humor negro do destino. David Case decide esconder-se dele mudando completamente, a começar pelo nome: Justin Case, que no inglês significa "no caso de", é uma analogia ler "just in case", como Justin Case. É o nome perfeito na cabeça de David para fugir do inevitável destino. Para completar seu plano ele vai a um brechó em busca de um novo visual, onde conhece Agnes, uma garota de 19 anos, com uma câmera fotográfica e uma personalidade única, que fica encantada com sua aparência de juventude condenada e também acha interessante sua história sobre destino. Justin acaba comprando camisas cor de papoula e uma variedade de roupas excêntricas que David jamais usaria. A partir desse encontro em um brechó sua vida daria uma guinada. Separado no colégio e tachado como maluco, Justin fará amizade com Peter, começará a correr, e andará para todos os lados com seu galgo, Garoto, o cachorro que ninguém vê. Mas ainda assim ele sentirá a respiração do destino no seu pescoço, logo atrás, perto de alcançá-lo.

A premissa é basicamente essa, não dá para explicar melhor ou ser mais clara. Aliás, não é necessário. Tudo o que você precisa saber é que Justin Case está se escondendo do destino e quanto mais ele tenta se esconder, mais aparente ele fica, como uma placa luminosa com o escrito estou aqui. Meg Rosoff, com sua narrativa alternada entre diversas vozes leva o leitor pela história singular de seu protagonista e consegue dar um nó no coração do leitor ao nos mostrar por cada entrelinha o inevitável da vida. Através de Justin a autora passa uma mensagem inquietante e tão verdadeira que dói. Às vezes pensar no destino, pensar demais no que está vindo e no tudo de ruim que é possível nesse mundo é a forma mais fácil de se colocar no centro de tudo o que queremos evitar.

Dos personagens que fazem parte dessa incrível narrativa o que mais chama atenção além de Justin, é Charlie, seu pequeno irmão, cuja voz narrativa Rosoff consegue dar um ar verdadeiro chocante, e Peter, seu melhor amigo, um nerd, que através de seu lado lógico vê a situação de Justin em outras palavras. À medida que o livro avançava fiquei na dúvida diversas vezes sobre o fim que a autora daria ao protagonista, e tendo intercalado a trama passagens do todo-poderoso destino fiquei ainda mais espantada com o desenrolar da história. O drama de Justin com Agnes foi um complemento a mais, que ajudou a colocar em evidência o quanto fugir nos atrai para aquilo do qual fugimos. Os capítulos finais foram ótimos, e gostei do fim apesar que esperava um pouco mais de discussão no acerto de conta de Justin com você sabe quem. A cena com Charlie, o galgo de pelúcia e Justin foi uma das mais perfeitas do livro.

Leitura rápida, que flui natural e instiga pela mensagem clara e forte, que cutuca o leitor com suas entrelinhas cheias de verdades em forma da vida de David Case, mais conhecido como Justin Case. Meg Rosoff consegue uma história única, criativa e instigante. Deixando ao leitor muitas coisas, e mais ainda na pergunta do pequeno Charlie, justin case what? No caso de quê? A edição da Galera está ótima, capa muito criativa e fonte agradável. Adoraria ver a história adaptada para o cinema. Só a título de curiosidade, Justin faz aniversário no mesmo dia que eu, dia 27 de dezembro, o que achei engraçado, gostaria de saber porque a autora escolheu essa data. O dia dos azarados que precisam sempre encontrar uma forma de esconder-se do destino e das inevitabilidades da vida, sempre somos premiados com o um em um bilhão das coisas ruins da qual temos que rebolar para sobreviver inteiros. Recomendado a todos, sem exceção. Um história realista, inquietante, que perturba e encanta na mesma medida que cutuca lembrando a cada leitor justo daquela verdade que ele não quer ver, seja ela qual for. Leiam e se surpreendam! Até mais!

8 comentários:

  1. Oi :)

    UAU! Eu já estava com vontade de ler esse livro e depois da sua resenha, não a dúvida que lerei. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Não sabia desse livro, mas agora fiquei muito curiosa. Achei bem original a sinopse. Isso de fugir do destino realmente é bem interessante, adorei!

    Beijos
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei da premissa da história. Isso de ficar com medo do destino não vai funcionar comigo.
    O protagonista deveria curtir a vida dele normalmente em vez de ficar fugindo do inevitável.
    Boa resenha! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Perfeito!
    Essa fuga alucinada, todas as mudanças em sua personalidade (ou pelo menos a tentativa), isso me parece bem interessante. Me cativou...
    Adorei aqui. Bjo!
    Monika - http://osliteratoss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada desta autora, mas a sinopse me deixou curiosa quanto á estória desse livro. Adorei a resenha, o enredo é bem diferente de tudo que já li, fiquei com vontade de acompanhar o personagem e achei a mensagem que a autora passa com o livro bem interessante. Bom refletirmos sobre isso!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha ouvido falar, mas já quero ler. Gosto de livros que vão além do óbvio, com uma pitada excêntrica, e esse parece ir até além disso. Mas achei a capa meio confusa, kk

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. OOOOOOOOOOI, Yaaaaa! Tuuuuudo bom? Espero, hahaha! =) ♥ Uauahsuahsuahs, interessante essa história! Melhor fugir do destino, né? Haha, gostei demais! Pelo que pude ver, podemos imaginar nas nossas cabeças as mudanças drásticas que o Justin sofre, né? Demais isso! Aaah, mas é clarooooooo que, quanto mais ele tentasse se esconder, mais aparente ele ficaria, hahaha! Bom saber que a história é criativa e instigante(só lendo sua resenha percebi isso!). Hahaha, adooooooraria também ver a história adaptada para o cinema! Imagine só? Haha *0* 27 de Dezembro é seu niver? Bom, parabéns adiantado, uashuashuahs! Bem que agora fiquei curiosa do por quê ela escolhera essa data, hahaha! Pode deixar que eu vou ler e me surpreender, Ya, uahuahsaush! ♥

    AMEI SUA RESENHA! *0*

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  8. História bem diferente. Apesar de ter essa mensagem forte acho que não leria. Não me despertou aquela vontade de ler. =/
    Me lembrou A Menina que Roubava Livros no quesito encontrar com vc sabe quem hehehe

    Abs...

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.