07/07/2014

Resenha - O Universo Contra Alex Woods


Nome: O Universo Contra Alex Woods
No Original: The Universe Versus Alex Woods
Autor (a): Gavin Extence
Tradutor (a): Santiago Nazarian
Páginas: 400
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aos dezessete anos, Alex Woods já era um nome conhecido pelas autoridades ao ser descoberto com drogas ilícitas e as cinzas de um homem enquanto dirigia em direção à fronteira. Sete anos antes, ele se tornara uma celebridade nacional após ser atingido na cabeça por um meteorito. Livro de estreia do britânico Gavin Extence,  é um extraordinário relato da vida de um jovem comum e da estranha série de eventos que deram forma a ela, numa divertida celebração do acaso e dos incidentes curiosos que formam o nosso mundo. 

Sabe quando você olha para um livro, mas sabe que ele vai te tocar de uma forma única? Pois bem, com Alex Woods foi assim e por isso foi com imensa felicidade que esperei a Rocco lançá-lo. Gavin Extence presenteia o leitor com uma narrativa singular e pessoal, uma voz narrativa inteiramente diferente, nova e com um tom despreocupado ao mesmo tempo que profundo. Um presente ao leitor, sobre tudo e sobre nada, sobre amizade, sobre palavras e sobre o universo. Uma história tocante pelos motivos mais inesperados. Conheçam a singular história de Alex Woods.

A história começa depois do final. Começa com Alex depois que tudo terminou e é a partir desse encontro que ele nos conta como sua vida o encaminhou para uma das amizades mais improváveis e significativas. Tudo começa quando algo quase impossível acontece, ele é atingido por um meteorito de ferro-níquel de aproximadamente dois quilos, o que é muito raro e ninguém esperava que ele acordasse. Porém depois de dez dias Alex acordou, com um mês de memória apagada, tudo o que sabe do acidente ouviu dos médicos, da mãe e de ler todas as notícias que saiu no jornal. Foi a partir desse fatídico acontecimento que a trama que levou Alex Woods até a porta do Sr. Peterson. Depois do meteorito, Alex começou a ter convulsões, por causa delas mudou-se para o apartamento minúsculo sob a loja da mãe, e passou um ano em seu pequeno quarto lendo, lendo e lendo, quando finalmente suas as convulsões chegaram a um número controlável ele pode voltar para a escola, o lugar que Alex carinhosamente de casa dos macacos, um lugar onde ser diferente é o maior crime e Alex se encaixava em todas categorias de crimes. Ele gostava de ler, ele não praticava esportes, ele gostava de estudar, ele não tinha videogame ou celular. Foi fugindo dos trogloditas de sua escola que ele foi parar na casa do Sr. Peterson, e para não se complicar ainda mais ele não contou quem havia quebrado os vidros da estufa, mal sabia que a partir dali surgiria uma amizade inusitada com o viúvo, mal-humorado e veterano da guerra do Vietnã, que tinha uma estante recheada de Kurt Vonnegut e uma plantação de maconha clandestina. Mal sabia Alex que o universo pregaria outra peça cruel nele, no mesmo dia, anos depois, algo que mudaria sua vida de novo e algo único, terrível, e sem palavras para explicar.

É a partir dessa premissa que a história de Alex se desenvolve. Narrado em primeira pessoa, de forma direta e inteligente, a história é única. A voz narrativa de Alex é mais do que gostosa, é perspicaz e profunda. Ao lado de seus pensamentos e comentários singulares entendemos a complexidade e a profundidade de sua história. A sensação que fica é que Gavin Extence foi apenas a mão que nos levou a história, apenas o intermediário inevitável para o mundo conhecer Alex Woods e sua história. E por conseguir isso o autor é brilhante, conseguir levar sua história tocando-a o menos possível e deixando o leitor com a incrível sensação de quem em algum universo paralelo Alex segue sua vida.

É impossível colocar em palavras tudo o que senti com o desenrolar da história, não sei se agiria da mesma forma que Alex, mas visto minha experiência em hospitais não posso deixar de concordar com tudo o que aconteceu. Estou feliz por ter conhecido Alex, o Sr. Peterson e sua história de improbabilidades, escolhas difíceis e acasos. A história tão perfeitamente entregue por Gavin Extence ao mundo é uma daquelas que precisam ser lidas, sentidas e compreendidas. Sem preconceitos com as decisões finais dos personagens, apenas aceitando a tristeza da situação, e o que a vida nos leva a fazer por aqueles que amamos. Até onde você iria, até onde eu iria é algo completamente diferente, com sorte nós nunca saberemos, nunca precisaremos passar por algo parecido, mas Alex passou e nos presenteou com sua história.

Leitura rápida, instigante e agradável. A narrativa flui em um ritmo único, como um relato pessoal e íntimo, a história cativa e surpreende o leitor a todo momento. Rica pelos personagens, rica pela mensagem e rica pelas diversas citações de literatura a ciência a história entregue por Gavin Extence é única. Sua escrita e sensibilidade é palpável, mal posso esperar por outras histórias assim, mas como disse, Alex Woods é único. A edição da Rocco está ótima, capa mantida, tradução muito cuidadosa e fonte ótima. Uma história que se adaptada pesaria ainda mais, impossível de assistir sem se tocar com cada detalhe. Recomendo a todos. Se você procura amizade e unicidade vai encontrar, assim como beleza, amor e entrega, tudo em uma amizade improvável, marcante e inesquecível. Leiam e se surpreendam! Até mais!

15 comentários:

  1. Oi :)

    Esse livro não me chamava a atenção, mas depois da sua resenha eu fiquei incrivelmente animado para ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi ele nos lançamentos da Rocco que estou curiosa. Parece ter uma história de amizade e escolhas linda, espero ler logo.
    Sei como quando a gente gosta muito de um livro e não consegue se expressar, rsrsrs.
    A capa é maravilhosa!
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaa *-* Cooooomo está, lindooooona? ♥ Caraca, eu adoooooro ler suas resenhas, sabia? Hahaha! E sim, eu sei muito bem como é olhar para um livro e saber/imaginar que ele vai me tocar e cativar de alguma forma, qualquer ela que seja, hahaha! É uma sensação mais que maravilhooooooosa, né? Aaaah, amoooooooooo histórias que começam depois do final, caraaaaaaaa! É tipo um clímax, né? A parte mais importante do livro seria, então, o final. ENFIM! Resenha maaaais que maravilhosa essa sua, hein? Gostei mesmo dele ter sido atingido por um meteorito, afinal, quais as chances de isso acontecer? Hahahaha! E achei incrível ele acordar! Quando você disse que ele foi atingido, eu pensei: "Ish, morreu!", uahsuahauh! Muuuuuuito legal ele ter iniciado uma amizade com o velho e mal humorado Sr. Peterson! Sabe, eu amoooooooo histórias em que adolescentes e pessoas mais velhas(e, aparentemente, mal humoradas) iniciam uma amizade especial e marcante! :3 Lembro que assisti um episódio de Zack & Cody, onde o Zack inicia uma amizade muito especial com um velhinho, haha! É tãooooo lindo isso! ♥ Achei a história beeeem autêntica! E como você disse, Alex Woods é único! Gente, não tem igual, hahahaha! Me cativou profundamente! <3 Adoooorei demais a sua resenha, viu? Sempre tenho prazer em lê-las, hahaha!

    EI, posso te contar um segredo? Haha, quando estou lendo suas resenhas, eu finjo ser um locutor e que estou gravando um vídeo, uahsuahsaushuhsa! É suuuuper demais fazer isso, hahahahaha! *-* ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Oi! Estava ansiosa para ver essa resenha, acho o título do livro legal e a capa também, não sabia o que era mas achei bem interessante, fiquei curiosa com o que falou, sempre gosto de resenhas assim empolgadas e diferentes, adorei a resenha! parece um ótimo livro. beijo para ti!

    ResponderExcluir
  5. Ei Yasmin,
    Pela sua resenha o livro parece bão!! Coitado do Alex. Fiquei curioso pra saber o que mais acontece com ele depois do meteorito, como se já não bastasse essa...
    História de superação e amizade, me gusta.
    Quero ler!!

    Abs...

    ResponderExcluir
  6. Primeiro a capa é linda, e depois amei o que disse sobre amizade, e sobre o meteorito, demais, e sobre o Alex, ele parece o personagem perfeito do jeito que eu gosto, me lembrou sei lá, aquele livro que virou filme e que todo mundo ama, achei estranho não sair pelo Jovens Leitores, mas tá ótimo, vai para a lista de desejados! Gostei da resenha!

    Beijos! Camis.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me chamou muito a atenção pela capa, mas nunca tinha visto resenha dele ainda.
    Saber que ele te tocou dessa maneira me deixou pronta para comprá-lo, rs.
    Vou só esperar uma promoção e se demorar muito vou ver se leio pela internet mesmo, para depois conseguir comprar.
    Muito obrigada pela dica

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu juro que não esperava muita coisa do livro...eu esperava se tratar sobre outro assunto rs,
    a interação do protagonista com o senhor parece ser linda a amiizade deles. Fiquei curiosa sobre o que acontece no periodo que ele fica no hospital,
    fiquei curiosa pelo livro e pretendo le lo, fora que a capa é muito linda,
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu estou no final dele e valeu cada centavo. Aliás, foi o livro que me comprou e não ao contrário pois eu havia ido ao shopping ver um filme e acabei entrando na saraiva......coisas do acaso.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza vai virar filme, se já não compraram os direitos..estão perdendo uma baita chance.

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos livros que todo mundo ama, todo mundo fala bem e todo mundo recomenda, melhor resenha que li do livro até agora, to muito curiosa para ler e fiquei com mais ainda por tudo o que falou, acho incrível esse lado que tu comentou de amizade, improbabilidade e escolhas, ansiosa para ler, será que virá filme mesmo? Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  12. Quando li o título do livro não fiquei muito interessada em lê-lo mas quando li sua resenha minha opinião mudou completamente, gosto muito de livros sobre amizade e pelo que você escreveu o autor consegue escrever sobre assuntos sérios sem cair nos dramas desnecessários e eu realmente gosto disso.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho legal quando a editora mantém a capa, principalmente essa que é linda. Quando você olha nem dá pra imaginar que a história é de um garoto que foi atingido por um meteorito, fiquei feliz que você falou que a leitura flui por que recentemente tenho tido problemas com vários livros.
    Amei a resenha :)

    ResponderExcluir
  14. Já estava super curiosa por esse, adorei sua resenha *.*

    ResponderExcluir
  15. Oiee.
    Confesso que não gosto da capa desse livro, acho esquisita, e por causa disso não tinha me interessado em saber da história dele.
    Agora depois de ler sua resenha até que me senti atraída em lê-lo, não sei se vou gostar tanto quanto você mas quero experimentar, vai que me apaixone também.
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.