29/07/2014

Resenha - Homero


Nome: Homero
Autor (a): Luiz Antonio Aguiar
Páginas: 248
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma aventura recheada de ação e heróis da mitologia grega. Pouco se sabe sobre o misterioso poeta criador da Odisseia e da Ilíada. Homero: aventura mitológica revela um pouco do mistério por trás da vida do homem que inventou os épicos. E, há quem diga, criou os próprios deuses gregos. De Aquiles a Ulisses, acompanhamos a aventura do poeta para compor seus poemas e mergulhamos no incrível universo da Mitologia Grega. Luiz Antonio Aguiar é escritor, com vários prêmios no Brasil, inclusive 2 Jabutis, o mais recente conquistado em 2013, e no exterior. 

Quando solicitei o livro esse mês de julho jamais imaginei que o livro seria do jeito que ele é. Imaginei um pequeno livro, com belas ilustrações e só, mas para minha completa surpresa chega um livro grande, enorme aqui em casa. Uma bela edição de fato e como sempre os livros sobre mitologia grega me enganando. Se esse livro fosse no formato padrão teria umas 500 páginas, ou mais, fácil. Depois de passada a surpresa me vi diante de uma história diferente, que reconta diversos /contos da mitologia grega e ainda romantiza a vida de Homero, o gênio por trás de Ilíada e Odisseia.

A história construída por Luiz Antonio Aguiar é como uma rede, composta de pequenos retalhos, intercalando a narração da vida de Homero o autor passeia pelas histórias da mitologia grega ao mesmo tempo que analisa a forma que Homero construiu seus poemas épicos, e também o porquê. Quem narra a história é a musa Calíope, a bela voz, uma das nove musas, musa da poesia épica, da ciência e da eloquência. A mais velha e sabia, protetora de Homero e filha de Zeus com Mnemosine. Através da musa conhecemos Homero, desde a infância até a velhice. O garoto que nasceu em Esmirna sob o nome Melesígenes, órfão sem pai e nem mãe, que acreditava ser filho do rio Meles com a ninfa Creteia, que por causa de um roube de comida conhece e se apaixona pela lira, que toca em sua primeira viagem de navio a Ítaca, a terra natal de Odisseu, onde fica cego depois de ofender aos deuses pensando em compor hinos não para eles, mas tanto sobre mortais quanto sobre eles e mais humanizados. Depois de cego e atacado pela população, Homero passa por sérias provações até se ver ao lado de Mentor, o capitão do navio onde viajou, mas os deuses causam mais um infortúnio e Homero, vai parar numa praia, náufrago. Sofrendo com sua nova vida, o garoto demora, mas aprende, vira aedo, viaja muito até encontrar um conhecido. E assim acompanhamos sua evolução e nascimento de suas obras como um todo.

A visão de Aguiar sob a vida de Homero é romantizada, com as poucas informações que se tem sobre o verdadeiro Homero, mas não deixa de ser uma bela versão, que entremeada por diversas histórias da mitologia ensina ao mesmo tempo que entretêm o leitor. Calíope, a narradora, conta a história de muitos, a de Dionísio, o filho de Zeus, que nasceu duas vezes e foi ao Hades resgatar sua mãe, a história de Medusa, a jovem que sofreu a ira de Atenas por causa de Poseidon, a história do cavalo de Troia e de Cassandra, que sofreu por não ceder a Apolo e pôr fim a história de Odisseu, em partes até sua chegada depois de 20 anos a seu palácio e depois.

A narrativa é fluida e rica, tornando a leitura ainda mais instigante. Mitologia grega já é um tema interessante, mas da forma que o autor colocou ficou ainda mais cativante. Com passagens da Odisseia e muitos comentários da musa, a trama flui nos contando a vida de um Homero que sofre, viaja, sofre e é eternizado por seus épicos, que tanto custaram em punição dos deuses, mas que também o salvaram e eternizaram não só o mistério que é sua vida, mas também aos olímpicos.

Leitura gostosa, agradável e muito curiosa. O livro é inovador e criativo, diferente de tudo o que imaginei, mas muito bom, enriquecedor, triste e belo. Luiz Antonio Aguiar compôs uma trama vívida, imersiva e corajosa, que dá contornos interessantes a um personagem pouco conhecido de forma crível. A edição da Galera está linda, uma capa coerente, fonte agradável e bela diagramação, com ilustrações bonitas e bem colocadas. Recomendado a todos que gostam de mitologia grega, que querem conhecer mais ou ainda expandir o que já sabe. Leiam e se surpreendam! Até mais!

3 comentários:

  1. Muito interessante o livro narrar toda a vida de Homero, e tenho certeza de que será uma ótima leitura por aprender mais da mitologia grega também e por ser gostosa, agradável e curiosa, ótimos elementos para uma obra.
    Amei a resenha, todas elas são muito bem feitas e elaboradas! Bjs, Yasmin!!!

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOI de novo, Yaaa! Tudo bem? ♥ Aaah, que interessante esse livro! Eu geralmente não curto mitologia grega, sei lá... Maaaaas se é um reconto, até que me cativa um pouco, hahaha! E que nomes difíceis, hein? Mnemosine... Uauhashuashuas, demais! Achei a história um tanto confusa, talvez pelo fato que eu citei mais cedo: não gosto de mitologia grega. Sei lá, não me interesso. Quer dizer, como você disse, conta a história de Hades, Atena, Medusa, personagens que eu curto bastante! Só esses estranhos que eu nunca ouvi falar, uahsuhahauha! Triste e belo? Poxa, hahahaha! Não gosto de livros tristes, mas tudo bem! :3 Adoooorei a resenha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro mitologias, a grega é super interessante e já achava isso antes de Percy e tudo, por isso fiquei muito curiosa com esse livro, deve ser ótimo e o que você falou sobre o formato, ilustrações e tudo me deixou bem curiosa, espero ler em breve, legal a editora lançar livro assim, diferente do comum. Ótima resenha, legal você ler e resenhar, abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.