26/07/2014

Resenha - Geek Girl


Nome: Geek Girl
No Original: Geek Girl
Autor (a): Holly Smale
Tradutor (a): Fal Azevedo
Páginas: 256
Editora: Fundamento
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente... Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "Dá a mínima para a moda". E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é? Será que Harriet vai gostar do mundo da moda? Ou melhor, será que o mundo da moda vai gostar dela?

Conheci o livro de Holly Smale por causa do título e acabei curiosa por lê-lo pelo mesmo motivo. Desde pequena sou chamada de nerd e geek, e sempre que encontro livro com personagens do tipo procuro ler, mesmo com a premissa improvável e juvenil. Holly Smale consegue uma boa história, com uma protagonista que cativa o leitor e ótimas passagens em meio as mudanças na vida da mesma. Conheçam.

Harriet Manners é uma geek e está cansada de aguentar as humilhações da colega de colégio Alexa. Sua vida só não é mais detestável por causa de Nat. Que já cansou de dizer para Harriet não se importar com o que os outros pensam, mas Harriet não consegue. Ela sabe de tanta coisa, mas nada disso importa, só piora as coisas o fato de Harriet não ligar nem um pouco para moda, suas roupas são funcionais, e variam de camisas estampadas com o ursinho Pooh a jeans, moletons, tudo básico. Quando Nat pede para ela acompanhá-la na viagem que todo ano a turma faz para uma feira de roupas, Harriet não imagina a confusão que sua vida está prestes a virar. Nat acredita que a feira estará cheia de olheiros das grandes agências. Por isso quando Harriet, desastrada destrói uma banca de chapéus e conhece Wilbur, um agente de uma das maiores agências, ela acha que ele está brincando. Ela, Harriet, a geek de óculos, desastrada e que não liga a mínima para moda, modelo? Nunca, mas Wilbur não quer saber e pede seu telefone. Fugindo dele, ela não pode nem pensar em ser modelo, esse é o sonho de Nat, porém quando mais uma vez é humilhada por Alexa dentro de sala de aula, Harriet decide que quer ser outra pessoa e o que melhor do que fazer um trabalho como modelo, apenas um. Se fosse apenas um, apenas o suficiente para dar a chance de mudá-la, sem ninguém ficar sabendo, mas Harriet não conta que trabalhar para uma das estilistas mais badaladas do circuito pode ser mais chamativo do que ela imagina, afinal ela não conhece nada de moda. Entre uma viagem inesperada, um programa de TV, jornais e uma colega de classe maldosa, Harriet terá que se virar para equilibrar sua vida, e a mentira que resolver contar.

É essa a premissa da história apresentada por Holly Smale e se em um primeiro momento estranhei o tom da protagonista à medida que os capítulos avançaram consegui me simpatizar com ela. A narrativa é em primeira pessoa, bastante fluida, a história corre rápido e nem percebemos o passar das páginas. A autora foca na protagonista, desenvolvendo seu amadurecimento de forma lenta e gradual. Esse primeiro livro é o começo, mas também a preparação do terreno para a trama da trilogia. Harriet está no centro das mudanças, é apenas o primeiro passo dela na carreira de modelo e na aceitação de quem é.

O que mais gostei foi a personalidade de Harriet, inteligente, sempre cheia de comentários curiosos e que melhora ao longo da história, tornando-a mais confiante. O que menos gostei foi o fato de como uma pessoa que sofreu bullying desde cedo confiar em todo mundo. Harriet ter confiado nas modelos foi o cúmulo. Uma pessoa que sofre na mão de colegas maldosos não confia facilmente. Espero que a autora mude isso no próximo livro. No mais a trama é bastante fiel a realidade. Smale pelo jeito pesquisou antes ou conhecia o universo da moda porque soa realista, e ao final ficamos curiosos para ver a evolução de Harriet nesse universo. O próximo livro deve ser melhor ainda do que esse.

Leitura rápida, agradável e que vai conquistar os que procuram uma história leve, divertida e que pouco a pouco cativa o leitor. Holly Smale criou uma história atual e que promete surpreender o leitor. A edição da Fundamento está muito boa, fonte agradável, diagramação bonita e uma capa que apesar de simples, casa com a história. Recomendo a todos que gostam de um bom juvenil, de cenário diferente, que investe nos personagens e que ainda surpreende com curiosidades e fatos interessantes. Leiam! Até mais!

Geek Girl - Holly Smale
1- Geek Girl
2- Model Misfit
3- Picture Perfect

5 comentários:

  1. Pensei que não ia gostar da premissa, mas depois da resenha mudei de ideia.
    Amo livros assim, clichês e com uma escrita fluida, e já li alguns livros com esse estilo de narrativa, é muito bom!
    Ótima resenha! Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a premissa do livro!
    Uma nerd que vida modelo.. hahahahaha.. como você disse, parece improvável, mas deve ser super divertido =)
    Já anotei a dica, pra que eu possa ler o quanto antes. Parabéns pela resenha =D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaa! Voltei, haha! Tudo bem? ♥ Ei, florzinha, deixa eu te perguntar uma coisa... Como você consegue ler taaaantos livros assim? Caraca, a cada dia tem uma resenha nova, hahaha! Enfim! A capa e o nome me interessou muuuuuuuito, pois adoro geek! Sabe que eu também sempre fui chamada de nerd e geek, Ya? Até hoje sou, hahaha! Os professores ficam até surpresos quando eu não entendo algo, hahaha! Mas poxa, não sou um gênio! :3 Enfim, eu nunca li um livro com essa premissa, de verdade! Hum, eu gostei bastante da personagem e neste parágrafo você resumiu a realidade de hoje em dia: o preconceito contra os intelectuais. Mal sabem as pessoas o quão bom é ser inteligente, só saímos ganhando na vida, hahaha! Tinha que ter uma vilã pra interferir na história, né? Fazer bullying com a menina, hahahahaha! Ei, achei interessante essa coisa de modelo e tudo o mais! Sério! Haha, foi o destino ela ter derrubado as coisas perto do agente, hahahahaha! TRILOGIA? Vai ter mais? Ooooooomg! Cara, fiquei dooooida por esse livro, hahahahaha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Ei Yasmin,
    Me parece um daqueles livros que daria uma boa comédia. Deu vontade de ler. Leitura rápida e descontraída. rsrs

    Abs...

    ResponderExcluir
  5. Sempre fui curiosa para ler o livro, desde que você falou que ia sair tava esperando, achei a capa meio simples, mas pela resenha é ótimo, leve e bem legal, gostei de saber que ainda tem curiosidade, vamos ver se leio. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.