14/07/2014

Resenha - Firebirds Soaring


Nome: Firebirds Soaring
No Original: Firebirds Soaring
Autor (a): Sharyn November
Tradutor (a): Allan Vidigal
Páginas: 496
Editora: Farol
Comprar: Cultura
Sinopse: Primeiro veio Firebirds. Depois Firebirds Rising. Chega agora Firebirds Soaring, o terceiro volume da antologia que reúne contos inéditos escritos pelos autores mais prestigiados de fantasia e ficção científica da atualidade, como Nancy Farmer, Ellen Klages, Marco Lanagan e Jane Yolen. Eles trazem novos ares à velha fantasia em dezenove histórias incríveis. Mike Dringenberg, cocriador de Sandman com Neil Gaiman, contribui com vinhetas decorativas. Firebirds Soaring é uma coletânea de contos de ficção que promete agradar aos jovens e adultos fãs do gênero.

A cada livro de contos que sai por aqui aprecio mais e mais o formato. Nesses três anos de blog já comentei diversas vezes que comecei a ler contos com Neil Gaiman, e desde então estou sempre na torcida por lançamentos assim. É uma pena ver tão poucos livros chegando ao Brasil quando lá fora os contos já caíram no gosto dos leitores há muito tempo, mas para a minha felicidade uma das principais trilogias de antologia acaba de ser completada pela Farol, estou falando de Firebirds, organizada pela editora Sharyn November. Nesse terceiro livro temos fantasia e ficção-científica, uma mistura pontual dos dois gêneros em belos contos. Conheçam.

Nesse volume encontramos contos de Nina Kiriki Hoffman, Nancy Farmer, Elizabeth Wein, Laurel Winter entre outros autores. Foi com imensa felicidade que encontrei o conto de Wein, não acreditei, desde que li o livro da autora estava à procura de algo escrito por ela e seu conto "Algo Que Valha A Pena", que se passa na Inglaterra, 1940, no começo da Blitz alemã é um dos melhores da antologia. A escrita da autora é apaixonante, passa uma sinceridade e uma realidade única, ela consegue transportar o clima, o cenário, tudo com perfeição. É como vivermos na pele de sua protagonista.

Outro conto que chama atenção é não é bem um conto, é quase um mini romance é "Os Fantasmas dos Forasteiros" de Nina Kiriki Hoffman, sobre dragões, fantasmas, uma garota que fala com os mortos e um vilarejo e que ao final me deixou com vontade de saber o que viria. Não podia terminar ali! Não conhecia a escrita da autora, mas gostei de sua narrativa, de seus personagens e principalmente de seu universo. “Mil Caudas" de Christopher Barzak traz uma triste e encantadora história que traz mitologia japonesa de forma sutil, e que respeita bastante a cultura do país. Um conto simples, mas que me intrigou pelo universo é o conto de Chris Roberson, "Tudo O Que Há Sobre O Céu", que traz neto e avó em uma viagem de pescaria, mas pelas entrelinhas percebemos que é em Marte e os personagens de referem a Terra Azul como a estrela que veem no céu e mais outras pistas, fiquei mega curiosa, muito curiosa, morrendo mesmo de vontade de conhecer outras histórias do autor só para ver se ele criou algo nesse mesmo universo, eu amo ficção-científica e achei brilhante sua ideia.

O conto da autora Jo Walton surpreende pelo seu formato diferente, "Três Contos Ao Crepúsculo" é bonito e simples. Já o conto de Carol Emshwiller, "A Dignidade Que Lhe É Devida" é triste e perturba com sua realidade, ao mesmo que leva uma bela mensagem ao leitor. "A Magia dos Ovos" de Louise Marley é outro conto com uma premissa totalmente inovadora, que parece estranha, mas com uma história bonita e inesperada. Por último vale citar os contos de Sherwood Smith, "O Navio da Corte", que é um conto de pura fantasia, e gostei de ver um conto só de fantasia, ele me deixou com vontade de conhecer as séries da autora já que ele remete a uma delas e o de Margo Lanagan, "O Barqueiro". Esse último que recria a história de Caronte, da mitologia grega, ele é o responsável por atravessar com os mortos na barca e a autora reimaginou sua história de forma peculiar. Este é outro conto que gostaria de ver continuado.

No geral os contos desse terceiro volume são mais ecléticos e misturados, surpreendem pela gama de temas diversos que aborda. Deixei de citar vários interessantes, e olha que citei os que mais gostei. Foi difícil de escolher e sendo está a antologia mais variada da trilogia é certeza de que vai agradar o diversos leitores, seja seu gênero favorito o que for, tem uma história para você em Firebirds Soaring. A edição da Farol está caprichada, orelhas em ambos os lados ao contrário do segundo que veio faltando a primeira orelha, belíssimas ilustrações abrindo cada conto. Postei algumas no Instagram para quem quiser ver e uma fonte agradável.

Recomendo a trilogia para todos, sem exceção. Livros de contos sempre enriquecem quem os lê. São várias histórias, vários temas, nuances e personagens. Essa grandeza de possibilidades guarda algo de inovador único. Você sempre vai se surpreender com um livro de contos, e a trilogia Firebirds é toda assim. Leiam! Se surpreendam e se encantem! Até mais!

Firebirds - Sharyn November & Vários Autores
1- Firebirds
2- Firebirds Rising
3- Firebirds Soaring

5 comentários:

  1. OOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaaa *-* Cooomo está, meu amooor? Espero que bem, hehe! ♥ Nossa, só a capa do livro me conquistou! Ficção científica e fantasia? Aaaah, este livro foi feito pra mim. Vamos ver a resenha, uahuhsauhsauha! (PS.: Neil Gaiman é vida, <3 ) Viver na pele da protagonista? Oxe, amo isso! Ó, céus, apaixonei pelo conto da Nina! O do Chris, por outro lado, não... Sei lá, não aprecio muito a cultura japonesa :3 Huuuuum, gostei da Sherwood! Amo fantasia, amo, amo, amo! E uma história que só diz respeito a isso, é perfeita pra mim, hahahaha! Ah, concordo contigo. Livros de contos sempre enriquecem a mente de quem os lê. Eu, particularmente, amoooooooooo! Sabe, se eu não tivesse lido sua resenha e nem a sinopse, não adivinharia que era composto de vários contos, acharia que fosse uma história normal... De nooooovo, você só me surpreende com suas resenhaaaaaaaaas, hahaha ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Ei Yasmin,
    O único problema dos contos é que a gente queria que tivesse continuação mas não tem haha
    Gosto muito de contos, como vc falou: várias histórias, vários temas e personagens isso é ótimo. Conhecer a escrita de novos autores(quando é o caso) com histórias curtas, mas boas. =D

    Abs...

    ResponderExcluir
  3. BOOOOOOA NOITE, YAAAA! Como está? <3 Poxa, acho que meus comentários estão com problema! Hoje eu comentei em tooodas as suas postagens, mas meus comentários não estão aparecendo! :( Enfim, hahaha! Cara, se eu somente olhasse para a capa, não iria fazer a mínima ideia de que é um livro de contos! Me apaixoneeeeeei pelo mesmo! Gostei do conto da Nina e do Chris! A da Nina me pressionou, hahaha! Sei lá, amooo histórias que envolvem mortos, hahaha! A da Sher também, justamente por misturar fantasia, hahahahaha! Realmente, livros de conto enriquecem meeeesmo a mente de quem os lê, hahaha! Adooooorri sua resenha, Yaa! Meu outro comentário estava mais completo, mas né... Hahah! :3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de livros de contos, como já citei em alguma outro post. Mas fiquei bem interessada nesse por abordar vários temas, e quero ver um conto com a minha cara.
    O que mais me chamou a atenção foi Os Fantasmas dos Forasteiros.
    Boa resenha, Yasmin! Abração.

    ResponderExcluir
  5. Não leio muito conto, mas gostaria, essa trilogia parece ótima e você fala tão bem dos livros nas resenhas, vi as fotos no Insta e amei as artes, querendo ler, mas queria os 3 juntos, adoro vários autores que aparecem nele. Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.