22/07/2014

Resenha - A Extraordinária Garota Chamada Estrela


Nome: A Extraordinária Garota Chamada Estrela
No Original: Stargirl
Autor (a): Jerry Spinelli
Tradutor (a): Eric Novello
Páginas: 192
Editora: Gutenberg
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela cativa totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução por liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e comovente sobre os percalços da necessidade de ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

Quando vi o livro nos lançamentos da Gutenberg fiquei muito surpresa. É raro um livro sair sem eu saber de antecedência que ela está chegando e por isso foi ótimo essa novidade. Um livro que não fazia ideia que a editora havia comprado e que já iria publicá-lo. A história de Jerry Spinelli já é considerada por muitos um clássico do gênero jovem adulto, da ficção realista e de crescimento. De forma simples e direta o autor nos apresenta Estrela, a garota que era mais do que diferente ou estranha, e através dela desenvolve uma história bela e triste sobre a padronização excessiva dos dias de hoje e do preço que pagamos por sermos iguais e o que perdemos com isso.

Leo Borlock achou que seria apenas mais um ano no colégio, mas estava enganado. No primeiro dia de aula surge Estrela, uma garota cheia de sardas e que age contra todas as regras não ditas do colégio. Ela é tão única e deixa todos tão embasbacados que ninguém consegue falar nada. Todos comentam, todos têm uma teoria para a origem de Estrela, a garota que com suas roupas cheias de girassóis ou frutas, as vezes perucas e um ukulele, que toca desde o primeiro dia no refeitório junto com os parabéns para o aniversariante do dia, seja ele quem for, atleta, cheerleader ou nerd. Leo fica fascinado, assustado, sem palavras. Não consegue entender o enigma que Estrela é. Todos estão assim, de tão diferente que Estrela é não conseguem sequer pensar em falar algo sobre a autenticidade proibida de Estrela. Alguns pensam que ela é uma frauda inventada pelo colégio para convencê-los de algo, mas à medida que os dias vão passando e Estrela continua aparecendo. Quando Estrela é entrevistada no programa que Leo e seu amigo têm no colégio, Leo sabe que está apaixonado por Estrela, que surpreende a todos conseguindo entrar para as cheerleaders. A escola parecia animada com o jeito diferente de Estrela, mas afinal existe um limite e quando ela o atravessa todo mundo que estava encantado com o seu jeito de ser vira as costas para ela. Pego no meio dessa mudança súbita Leo não sabe o que fazer. Dizer para Estrela ser normal? Apoiar seu comportamento? Por que Estrela age assim? Ela precisa realmente ser salva do próprio comportamento?

É a partir daí que a história se desenvolve e não acho justo resumir a história narrada por Leo em um simples parágrafo. A história de Estrela é curta, cativante e comovente. Através da voz de Leo acompanhamos a passagem meteórica da garota pelo colégio. Spinelli escolhe um ponto de vista exterior para contar sua história e funciona perfeitamente bem. Ao acompanhar o relato de Leo temos a sensação de que estamos ao seu lado. O ritmo é bastante fluído assim como a ambientação é básica, refletindo com realidade o cenário dos colégios americanos. Com um tom sutil e sensível o autor desenvolve uma crítica ácida a padronização da sociedade atual, tocando o leitor de forma única.

Ao conhecer Estrela ficamos tão chocados e maravilhados como os personagens que habitam o colégio de Leo. Não é difícil associar a protagonista com alguém em nossas vidas e assim como Leo muitos de nós tentam a mesma coisa ao invés de apenas aceitar e apreciar as diferenças. A crítica de Spinelli vai além de mostrar como somos iguais na nossa tentativa de sermos aceito. Com a história de Estrela e o tanto que ela marcou na vida de Leo o autor ao mesmo tempo alerta e mostra que muitas vezes perdemos a chance de conhecer pessoas interessantes. Os capítulos finais foram diferente do que imaginei e deixa uma mensagem que precisa ser lida por todos, principalmente os mais jovens que lidam com a pressão de ser normal e igual diariamente.

Leitura rápida e gostosa. Estou ansiosa para ler o segundo livro e acompanhar mais um pouco da história de Estrela. Jerry Spinelli apresentou uma história para jovens, mas que passa uma mensagem para qualquer idade. A edição da Gutenberg está ótima, fonte agradável, boa tradução e capa bem adaptada, apesar de que preferia a versão simples do título. Recomendo a todos, uma história curta, mas bonita, uma narrativa gostosa, com uma personagem que vai fazer você analisar as próprias atitudes. Leiam e se encantem! Até mais!

Estrela - Jerry Spinelli
1- A Extraordinária Garota Chamada Estrela
2- Love, Stargirl

6 comentários:

  1. Eu li esse livro ano passado em inglês e me apaixonei por ele. A história é tão simples, mas tão real! Acho que é daqueles livros que todo mundo deveria ler. Fiquei super feliz em saber que trouxeram pro Brasil!

    Beijos
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir
  2. Achei que seria um livro de romance clichê qualquer bem chato, mas sua resenha me instigou a ponto de querer muito ler. A história de Estrela deve ser bem interessante, quero ver como vai se desenrolar.
    Resenha maravilhosa! Bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Ei! Gostei da resenha, achei que o livro era infantil e daqueles bobos, mas não! Nem imaginei que era jovem adulto, parece interessante, gostei de tudo, acho que vou ler pelo jeito é bem elogiado, gostei de conhecer.

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  4. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Ya ♥ Ah, estou dooooidinha por esse livro, hahahahaha! *0* Sério que você ainda não conhecia esse lançamento? Hahaha! E cara, só pelo fato de o livro conter lições de vida, já me conquistou! Deus, eu gosto taaaaaaaaaanto da Estrela! Espero ser vista assim no meu colégio, hahahahahahaha! Sim, eu sou autêntica, só não sei se sou vista assim! :3 Mas enfim! Caraca, o fato dela ter entrado para as cheerleaders me supreendeu também! A única coisa que não gostei é as pessoas terem virado as costas pra ela! Poxa, que gente bipolar, haha! Se eu fosse amiga da Estrela, apoiaria seu comportamento, continuaria do seu lado! Aah, a padronização de hoje em dia... Hahaha! Só a sua resenha já me tocou de forma única, Ya! Hahahaha! Huuum, uma mensagem que precisa ser lida... Aaaaaaaaah, Yaaaaaaa, fiquei curiosa, hahaha! SEGUNDO LIVRO? VAI TER SEGUNDO LIVRO? MORRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII *0* Pode deixar que irei ler em breve e me encantar, hahaha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  5. Ei Yasmin,
    Parece bom. Num dava nada por essa capa, mas me despertou interesse depois da resenha. Me lembrou um pouco Extraordinário. História simples, mas com um grande significado.
    Quero ler.

    Abs...

    ResponderExcluir
  6. Esse é outra que não dei muito atenção, pela capa e tudo, mas pela resenha já me interessou ler, curto e forte, é livro assim que marca, parece interessante e diferente, achei que era mais simples, gostei de saber que não é, ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.