23/07/2014

Resenha - Confesso Que Menti


Nome: Confesso Que Menti
No Original: Liar
Autor (a): Justine Larbalestier
Tradutor (a): Alice Mello
Páginas: 320
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Micah Wilkins é uma mentirosa compulsiva. Para ela, mentir é tão natural quanto respirar. Por isso é preciso prestar muita atenção a seu relato e desconfiar de tudo o que ela disser. Por que ela mente? É um segredo que envolve o outro. Tudo começou com a família. Desde então Micah criou um labirinto de mentiras para manter todos afastados da única e terrível verdade. Mas quando seu namorado Zach é encontrado morto em circunstâncias violentas e misteriosas, o comportamento nada confiável da menina a transforma na principal suspeita. Agora, para desvendar essa trama e provar sua inocência, Micah Wilkins promete contar apenas a verdade e nada mais que a verdade.

Desde o dia que cadastrei o livro no Skoob ficara intrigada com a premissa dessa nova história de Justine Larbalestier que a Galera trazia para o Brasil. Uma mentirosa compulsiva? Um assassinato? Era a fórmula certa para me deixar curiosa e por isso mesmo não hesitei em solicitar o livro. Que mal havia em uma história de mistério e suspense jovem adulto? Mas para minha total e completa surpresa o livro traz um elemento inesperado. Algo que jamais imaginei que ele possuiria e que não vou contar, perde a graça se eu contar, portanto conheçam Confesso Que Menti e o porquê devem dar uma chance para Micah.

A história de Micah é incomum desde o princípio. Narrada inteiramente em forma de relato, durante toda a trama a autora se esforça para passar ao leitor a impressão de que estamos na mesma sala que sua protagonista, e assim Micah nos conta o antes, o depois e a escola, sempre em partes que fluem ao longo do livro. Do passado que levou Micah até a sua atual condição, o presente e interlúdios sobre sua vida, sobre a família ou apenas para colocar determinados pensamentos. A ponta da trama é o momento em que ela descobre que Zach estava morto. Seu namorado, mas apenas fora do colégio. Lá ele era namorado da Sarah, a garota popular e rica e ele era o jogador de basquete. Do lado de fora ele era de Micah, os dois corriam junto e namoravam. Pouco a pouco vamos conhecendo não só Micah, mas tudo o que é importante para a trama, todas as partes que se encaixam nos levando ao assassinato de Zach, que ao final não é a única coisa importante, talvez nem a mais importante da história.

Micah deixa claro desde o começo que é uma mentirosa. Primeiro você precisa entender que Micah não é uma mentirosa comum. No colégio todos sabem que ela é uma mentirosa, por causa de um mal-entendido no primeiro dia de aula Micah deixou todos pensando que ela era um menino, já disse que era hermafrodita, que seu pai era traficante de armas e muitas outras coisas piores. No começo você não vai se identificar com a personagem, Micah não se abre facilmente e nem se deixa gostar. A autora foi muito perspicaz ao usar esse tipo de recurso porque à medida que a trama avançava começamos a compreender Micah, aos poucos, de forma bastante realista, e a cada momento que compreendíamos ela mais começamos a nos simpatizar por ela.

A história construída por Larbalestier é audaciosa e inovadora, os elementos que ela intrica para dar vida a Micah são diferentes e poderia ter dado muito errado. O livro tem três partes, e da segunda para frente, onde a autora coloca tudo aberto para o leitor funciona muito melhor. Foi ali que o livro se transformou e acabei gostando, sentindo pela história de Micah e por isso mais uma vez repito, não descubra os segredos do livro, leia, tenha cuidado com as resenhas que lê porque perderá o melhor da história se descobrir tudo antes. A ambientação, Nova York, foi perfeita, gosto da cidade e a autora conseguiu um cenário vívido, mas verdadeiro, ela consegue uma Nova York realista. Os personagens secundários também cumprem bem o papel e até fiquei curiosa para conhecer suas próprias histórias.

A leitura flui em um ritmo próprio, nem rápido, nem lento e é boa de ler, e surpreende. Ficamos presos pela curiosidade no começo e a cada capítulo ficamos mais interessados e somos instigados até o fim. A escrita de Justine Larbalestier é rica, é nítido que sua história é bem baseada, fundada em uma boa pesquisa, o que tornou a história ainda melhor. A edição da Galera está ótima, fonte padrão, bom título e uma capa criativa, que dá pistas da história. É uma história diferente, não vai agradar a todos, mas gostei, a premissa e o desenvolvimento é bem diferente e criativo. Recomendado a todos que procuram um livro realmente diferente, criativo, com suspense e mistério, mas também triste e comovente. Leiam e se surpreendam!

6 comentários:

  1. A Galera sempre arrasada nas diagramações! Fiquei muito interessada e gostei do que disse sobre o livro fluir bem, é uma das coisas que mais gosto em um livro.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. BOOOOOOOOOOOOA TARDE, YA ♥ Nossa, a capa desse livro me lembra o Sob a Luz dos seus Olhos, da Chris M., haha! De relance somente! Caraca, Yaaaa, você sempre me deixa curiosa! Assassinato? Elemento inesperado? Aaaaaaaaf, hahaha! Não conte meeeeesmo, perde a graça! Detesto spoilers! :c Poxa, o namorado da Micah morreu? Que triste! Sabe o que achei interessante? O fato dele ter tido duas namoradas, hahaha! Mentirosa? Gente, hahaha! Huuuuuuum, entendi o porquê, haha! Mas ela deve ter tido um motivo para se vestir de garoto, sempre tem, hahaha! E poooooooode deixar que não lerei mais nada a respeito desse livro, Ya! Às vezes, o blogueiro nema avisa que a resenha contém spoiler, hahahahahahaha! Aah, quando escrevemos um livro, temos de pesquisar muito antes, né? Bom saber que a autora fez isso! Vou me surpreender, uhuuuuuul! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. É um livro bem inovador mesmo, eu amei a premissa e pretendo ler logo, anotado. E esse elemento inesperado só me deixou mais ansiosa ainda.
    A capa eu não gostei muito, mas não é das piores.
    Amei a resenha! Abraços, Yasmin!!!

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando resenha desse livro e cai aqui, rsrs <3 Claro que já conheço seu blog, estou sempre aqui vendo os lançamentos. *-* Mas não tinha visto que saiu resenha desse livro.
    Eu adorei a capa e isso que me chamou atenção para saber sobre a história. Achei demais a premissa, e já quero ler!
    Fiquei meio assim por saber que não é nem lento, nem rápido... Odeio leituras arrastadas, gosto quando flui rápido a leitura, mas se está no meio termo então não tem porque não tentar né?
    Beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ei Yasmin,
    Me interessei por esse livro desde o lançamento. Queria ter ganho na cortesia do Skoob hehe.
    Vc falou pelo twitter que tem algo sobrenatural, acho que foi vc. Estranho eles não colocarem isso na sinopse, sem que estragasse a trama é claro. Tipo, igual a trilogia Olho por Olho, deixaram claro que tinha um teor sobrenatural.
    Minha opinião =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa para ler o livro depois da resenha e dos seus comentários, não tinha achado grande coisa, mas agora parece que o livro tem algo a mais e estou super curiosa para saber mais, livro diferente é sempre bom, tá tudo tão igual, adorei conhecer mais, ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.