20/07/2014

Resenha - A Abominação


Nome: A Abominação
No Original: The Abomination
Autor (a): Jonathan Holt
Tradutor (a): Marilene Tombini
Páginas: 378
Editora: Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando o corpo de uma mulher vestida em trajes sacerdotais é encontrado em Veneza, a capitã Kat Tapo é designada para o caso. Avançando na investigação, ela esbarra na pesquisa da segunda-tenente Holly Boland, sobre acontecimentos relativos a abusos cometidos na Guerra da Bósnia. Ao mesmo tempo, Daniele Barbo, dono do Carnivia — uma recriação virtual de Veneza —, é condenado por crimes na internet, mas desconfia da motivação da acusação. Os três buscam respostas, porém, ao verem suas suspeitas convergirem para o mesmo ponto, percebem estar envolvidos em algo muito maior.

Desde o momento que vi o livro entre os lançamentos da Record tentei adivinhar sobre o que era a trama. Assassinato envolvendo um universo online? Jonathan Holt com toda certeza uniu um tema atual ao assassinato e como não havia lido a sinopse de modo muito aprofundado não imaginei que a trama traria surpresas tão chocantes para o centro das atenções. Com um cenário diferente e um desenvolvimento rico e cuidadoso o autor trabalha um assunto forte, mas esquecido pela maioria. Uma história que surpreende e irrita pela realidade que passa.

A história começa com a descoberta do corpo de uma mulher vestida com uma batina. A capitã Kat e o detetive-coronel Piola estão à frente da investigação. Por causa da roupa que a vítima estava vestindo o caso chama atenção de todos. Considerado uma abominação uma mulher que se diz sacerdotisa da igreja católica, a dupla de investigadores tenta identificar a vítima quando chegam ao hotel onde ela alugava um quarto. Lá encontram mais caos. A vítima, Jelena, uma servo-croata, estava hospedada com outra mulher, que pela situação do quarto também foi assassinada. Barbara Holton, uma americana. No quarto encontram uma mecha de cabelo ensacada e diversos anúncios de prostitutas riscadas. À medida que Kat e Piola investigam o caso tudo aponta para o tráfico de produtos falsificados, de drogas e garotas. Mas os dois estão tendo dificuldade, alguém quer que a investigação pare e seja lá o que as duas mulheres estavam investigando é algo grande o suficiente para tentar matar o detetive Piola. Quando uma pista leva Kat ao exército americano baseada em Camp Erdele e a Daniele Barbo, o criador do Carnivia, que vinha sendo julgado por acusações fantasiosas, a detetive descobre que Jelena e Holton estavam investigando crimes da guerra da Bósnia. Daniele sabe que quem está por trás da perseguição ao Carnivia está tentando esconder algo muito maior. Dentro do site todos podem falar com privacidade, sem a menor possibilidade de governos ou agentes ficarem sabendo. Barbo sabe que a perseguição tem a ver com o caso que Kat investiga. Quando Holly Boland, uma segunda-tenente do Camp Erdele começa a procurar documentos relativos a operação do governo americano na guerra em busca de atender a uma solicitação de transparência ela se vê envolvida em um caso macabro com homens poderosos que ela jamais pensou ver envolvida em algo tão sujo. Juntos, Holly, Kat e Daniele tentarão desvendar o segredo por trás dos assassinatos e o que descobrirão poderá custar-lhes a vida.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e devo dizer que o autor intercalou três camadas de tramas de forma muito inteligente e perspicaz, deixando pelo caminho pistas do que estava por vir. Porém ainda assim quando a verdade por trás de tudo veio a superfície fiquei chocada. Sempre soube de situações parecidas nas guerras que varreram a Europa depois da queda da União Soviética, mas jamais imaginei que haviam campos dedicados apenas a isso. É doentio e absurdo que quase ninguém foi julgado por tamanha barbárie. Quem entende de História provavelmente vai matar a charada rápido só de ler esse parágrafo, mas se você não sabe de todos os detalhes vai ficar chocado com a engenhosidade da trama apresentada pelo autor Jonathan Holt e pela coragem de criar uma trama ainda que parcialmente fictícia com tais acontecimentos no centro de tudo.

A narrativa é dividida entre os pontos de vista de Holly, Kat e Daniele, e a cada pista, a cada acontecimento importante a trama se tornava ainda mais instigante. O ritmo é rápido, mas cadenciado o suficiente para não ser corrido demais e o tom do autor é bastante forte, seus personagens são bem construídos, com personalidades que pouco a pouco se mostram, dando força a trama e não soando apenas o velho clichê mocinhos bonzinhos contra o mundo. A ambientação é fantástica, acho Veneza uma cidade fascinante, mas conhecer o outro lado dela, o lado feio e sombrio como toda cidade tem foi uma experiência ótima, ainda mais que o autor foi extremamente cuidadoso ao transportar a cidade para as páginas.

Os capítulos finais da trama foram tensos e em vários momentos fiquei com asco da história, e mais ainda ao saber que pelo mundo está cheio de pessoas exatamente como as que Holt descreveu em sua história, pessoas ainda piores e talvez nas mesmas agências e organizações. Um fim que promete uma continuação ainda mais tensa do que esse primeiro livro. A edição da Record está ótima como sempre, mesma fonte padrão, capa muito bem adaptada e tradução fluida. Uma história que sem dúvida precisa ser adaptada para o cinema, tanto pela história que conta quanto pelos eventos históricos que são tão bem inseridos na trama. Recomendado a todos que gostam de um bom thriller, um bom investigativo, mas também para aqueles que querem uma história inquietante, que traz algo real para a trama. Segredos, atrocidades, conspirações. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Carnívia - Jonathan Holt
1- A Abominação
2- The Abduction
3- Sem Título Ainda

6 comentários:

  1. Excelente a sua resenha, gostei muito! Coloquei na wishlist.

    E lindo blog, estou seguindo :-)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já fui querendo ler o livro quando soube que misturava-se assassinato com o universo online. Gostei dos vários temas que A Abominação passa, envolvendo temas históricos e reais junto com o gênero policial, uma trama muito boa.
    Amei a resenha! Abraços, Yasmin.

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOI, YAAAAA *0* Aaaaaai, cara! Eu vi a resenha desse livro em outro blog, e caraca! Me apaixonei, hahaha! Vejamos a sua... Sei que também irei me apaixonar, hahaha! Algo grande o suficiente para matar o detetive... Meu Deuuuuus! Amooooo, hahaha! Confesso que prefiro terror a tramas policiais, mas tudo bem, hahaha! Que sensacionaaaal essa históriaaaa, Yaaaa! <3 Aaai, amo tramas que se dividem entre vários pontos de vista! Caracaaaaa, que bom saber que a cada pista, a cada capítulo, a história se tornava instigante, hahaha! E sim, concordo, Veneza é uma cidade fascinante, haha! Yaaaa, ameeeeei a resenhaaaaa! <3 Quero tanto esse livro, hahaha!

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Ei! Não faz meu estilo, mas gostei da resenha e de conhecer, você fez parecer interessante, ficaria melhor como filme acho, aposto que viraria um filme tipo Dan Brown.

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  5. Ei Yasmin,
    Parece chocante... Não é muito meu estilo. Apesar de gostar de investigação e policial, fiquei com pé atrás quando vc disse que deu asco nos capítulos finais. rsrs Num tenho estômago para aquelas cenas fortes. =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  6. Parece diferente de tudo que leio, investigação com algo a mais, fiquei com vontade de ler apesar de não ler quase nada do gênero, Veneza é uma cidade interessante por si só e ainda se passa lá, legal, a resenha tá ótima! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.