19/06/2014

Resenha - A Senhora das Águas


Nome: A Senhora dos Águas
No Original: The Lady of The Rivers
Autor (a): Philippa Gregory
Tradutor (a): Ana Luiza Borges
Páginas: 532
Editora: Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: É o auge da Guerra dos Cem Anos, e os territórios ingleses na França encontram-se sob ameaça. Jacquetta de Luxemburgo não imagina que terá um papel fundamental na política inglesa. Descendente de Melusina, a deusa das águas, ela tem a capacidade de prever o futuro. Após ficar viúva do duque de Bedford, ela se casa com Richard Woodville, seu fiel escudeiro. Depois de sofrer muito preconceito, ela acaba se tornando amiga da rainha mas sua lealdade não mantém a Casa de Lancaster no trono: o rei cai doente e Ricardo, duque de York, ameaça se rebelar contra o reino. Nomeada Lady Rivers, ela vive conforme seus princípios, mas uma visão pode mudar tudo: um futuro inesperado para a filha Elizabeth, uma mudança de destino, o trono da Inglaterra e a rosa branca de York.

Já comentei que eu amo ficção histórica e por isso mesmo aguardo ansiosamente os lançamentos da autora Philippa Gregory. A britânica, além de escritora é historiadora, e suas tramas são construídas baseadas em extensas pesquisas. Apesar de a autora tomar certas liberdades onde a História de suas protagonistas ficam borradas pelo passar dos anos, Gregory sempre entrega histórias belas, de força e coragem. Resgatando nesse novo livro da série A Guerra dos Primos a história de Jacquetta de Luxemburgo, uma mulher excepcional que viveu em um dos períodos mais conturbados da História Inglesa, Gregory mostra mais uma vez porque é aclamada pelo público e pela crítica.

A história começa com Jacquetta ainda jovem, na França, no dia em que ela conheceu Joana D'Arc. No dia do julgamento de Joana, vários homens proeminentes da Inglaterra comparecem, entre eles o duque de Bedford, regente na França e principal líder que o rei ainda menino tinha. Encantado com a beleza de Jacquetta e com sua descendência o duque não espera após ficar viúvo para pedir sua mão em casamento. Sua família fica encantada com o casamento, mas não imaginam que o duque não a quer como esposa, a quer pura e intocada, quer que Jacquetta use seus dons para ver o futuro da guerra com a França e que descubra uma forma de transformar o rei em um guerreiro. Jacquetta não sabe se possui realmente um dom, tudo o que vê no espelho do duque é um campo de neve. A única coisa que a ajuda passar pelos dias difíceis é o escudeiro do duque, Richard Woodville, um rapaz gentil e que a protege da melhor forma que pode dos ataques do duque quando ela não consegue o que ele quer. Trabalhando sem parar para colocar o reino no lugar o duque logo cai de cama, Jacquetta não sabe o que aconteceu e em poucos dias está viúva. O duque deixou parte de suas propriedades para ela e como toda duquesa jovem viúva, todos esperam seu novo casamento. Quando Woodville declara seus sentimentos, Jacquetta não poderia ter ficado mais feliz. Feliz por ser correspondida, mas para ficar juntos precisam abrir mão de tudo, cheios de dívidas e sem prestígios os dois vivem em Grafton, felizes, mas temerosos do futuro. Quando Margarida de Anjou é escolhida como noiva do rei para firmar a paz entre os dois países, Jacquetta é convocada a corte para recebê-la, afinal ela também veio de fora jovem para se casar. Caindo nas graças da nova rainha, Jacquetta consegue o título de Lorde para seu marido, que alterna como capitão em Calais. Porém o modo que Margarida e Henrique governam logo atrairá a fúria do povo e do duque de York, sempre excluído do conselho. Com boatos de que o herdeiro real é um bastado e que o rei está doente, sendo cruelmente manipulado, Jacquetta terá de sobreviver a uma guerra onde lealdades mudam todo dia e onde agir com honradez pode levar a morte.

É a partir dessa premissa que a trama se desenvolvendo, tentei ser breve porque a trama acompanha a vida de Jacquetta desde sua juventude passando por todos os momentos históricos complicados que presenciou e é desnecessário dizer que ficaria longo demais. A narrativa da autora continua com o mesmo tom e ritmo, seu estilo é reconhecível e o modo como constrói seus personagens é notável. Gregory procura respeitar a História, com alterações cuidadosas e perspicazes. Ela consegue uma narrativa imersiva e instigante, que flui com uma naturalidade espantosa através da voz de Jacquetta. Ao mesmo tempo que contava a história de uma mulher forte, inteligente, batalhadora e que foi negligenciada pela História acompanhamos o difícil período do reinado de Henrique VI. Gregory é cuidadosa com o cenário, sempre atentando para os detalhes e com descrições bem colocadas, sem exageros.

É impossível não gostar de Jacquetta e mesmo sabendo o fim de sua história ainda desejamos o melhor para ela, seu marido e filhos. Foi ótimo conhecer seu ponto de vista e por consequência a história que antecede a história de sua filha em A Rainha Branca. A história a cada capítulo de torna mais instigante, é impossível parar a leitura, seja pela protagonista, pelas intrigas da corte e os jogos políticos, ou ainda o comportamento de Margarida de Anjou, que a cada revés se tornava mais errático. O fim é bem amarrado, deixando a história no ponto certo, como em uma mudança de fase para Jacquetta e que apesar de sabermos o que o futuro guardava para sua família ainda terminamos torcendo para que tudo tivesse sido diferente.

Leitura rápida, instigante e que fluí de forma cativante. Philippa Gregory mais uma vez entrega uma história de força e que mescla com harmonia passagens históricas, romance e tensões. A autora escolheu muito bem ao trazer a história de Jacquetta e do período em que ela viveu, é uma parte importante para a série como um todo. A edição da Record está ótima, fonte agradável e capa muito boa. Já tem uma adaptação que abrange os três primeiros livros e que ainda estou assistindo. Lembrando que abaixo da resenha eu coloco a série na ordem cronológica e não na ordem lançada. Recomendado a todos que procuram uma boa ficção histórica, com uma personalidade interessante de protagonista e que ainda tem pinceladas de romance, intrigas e tensões. Leiam e se surpreendam! Até mais!

A Guerra dos Primos - Philippa Gregory
1- A Senhora das Águas
2- A Rainha Branca
3- A Rainha Vermelha
4- The Kingmaker's Daughters
5- The White Princess
6- The Last Rose

5 comentários:

  1. Só achei que num casou bem a parte de prever o futuro, eu sei que foi isso que levou o rei lá a casar com ela. Mas depois dá a entender que isso fica no canto. Sei lá, a meu ver parece que misturou as coisas um pouco.
    Porém, só vou descobrir se ler. Se tiver oportunidade lerei com certeza, me chamou atenção.

    Abs...

    ResponderExcluir
  2. A minha matéria preferida é história, mas acho que nunca li um livro de ficção histórica.
    Me interessei bastante por esse livro, fiquei curiosa com o desenrolar da vida de Jacquetta que parece ser muito conturbada, e os jogos políticos devem dar uma bela história. (Pra me convencer de que vou ler, vi seu comentário no Twitter falando que leu de 1:30 da madrugada até as 5:00, então pensei: só pode ser ótimo). A capa é linda! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo um romance historico, mas confesso que livros assim como este não me atraem..e olha que amava ler, mas hoje so leio os 'mais bobinhos' rsrs mesmo.
    Mas acho legal livros que contam desde o comecinho da vida da pessoa até o final, e ver como é sua vida de casada seus filhos e os conflitos da época. Uma autora que escreve livros, mas com um fundo verdadeiro de época merece sucesso, pois não deve ser um livro
    facil de escrever.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já disse que amo suas resenhas? Seu gosto parece tanto com o meu, e suas resenhas dão vontade de ler absolutamente todos os livros! Acabei de criar um inexplicável interesse por ficções históricas. Já amo História, mas confesso que não sei muito sobre a História da Inglaterra, muito menos tão especificamente assim. Poderia me dar algumas dicas de tópicos para estudar? Meu twitter é @clarabsantos. Até!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei sua resenha, estou lendo esse livro e adorando, mas é muita informação, que penso em não conseguir fazer uma boa resenha, poderia me ajudar?

    Meu e-mail, é: trindadeamanda@yahoo.com.br

    Desde já agradeço, até!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.