17/06/2014

Resenha - Profundezas


Nome: Profundezas
No Original: Deeper
Autor (a): Roderick Gordon & Brian Williams
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 692
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Will descobriu a verdade por trás do sumiço do pai, Dr. Burrows. Uma inacreditável sociedade dominada por um grupo cruel – os Styx – vivendo nos subterrâneos de Londres. Em Profundezas, essa descoberta se torna ainda mais surpreendente e ameaçadora. Na busca por seu pai, Will é levado a lugares cada vez mais profundos nos subterrâneos da Terra e obrigado a enfrentar situações que podem desviá-lo de seu objetivo. Seguindo os rastros do Dr. Burrows, o jovem protagonista, seu amigo Chester e o recém-descoberto irmão Cal deixam a Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea, rumo à Grande Planície, onde a escuridão é cada vez maior e o perigo, também. Em sua busca, o trio acaba descobrindo um plano dos Styx que pode ter consequências terríveis para toda a vida na Crosta. Para sua surpresa, Will é perseguido ainda pela sombra de uma irmã perversa que vai complicar ainda mais as coisas. Uma atmosfera de claustrofobia e crueldade toda própria. Uma cidade subterrânea e habitantes precisos confere impressionante veracidade à trama, repleta de enigmas e situações-limite. Uma viagem envolvente e assustadora rumo às camadas mais profundas da terra. Afinal, você já parou para pensar no que existe embaixo dos seus pés?

Quando comprei o primeiro volume da série estava desconfiada de que a série era infantil demais, porém ao fim da leitura havia descoberto um universo espetacular, inovador e que ia além de qualquer expectativa ao apresentar um mundo escondido sob nossos pés, um mundo diferente e inexplorado que ao final do primeiro livro deixava o leitor preso em um momento de tensão e cheio de perguntas. Roderick Gordon e Brian Williams dão continuidade a sua ousada história mergulhando mais nas profundezas da terra, levando o leitor a ambiente incrível, assustador e criativo, com uma trama ágil e tensa. Conheçam a continuação de Túneis, que dá início a verdadeira trama central.

Will, Cal e Chester estão indo em direção às profundezas, à desconhecida Grande Planície fugindo os caçadores Styx que ainda procuram Will. Ele é um risco para os planos dos Styx de voltar a superfície, e eles farão de tudo para capturá-lo. A cada dia que passa os três sentem que estão andando em direção a uma armadilha mortal. Sem conhecer direito o ambiente em que estão e sem modos de sobreviver por muito mais tempo. Will sem deixar seu lado cientista de lado fica fascinado a cada descoberta, a cada novo animal estranho que é a provável evolução das formas de vida mais baixas da crosta. Chester já está sem paciência Will e com Cal. Quando encontram uma cabana abandonada Will percebe que seu pai passou por ali, mas saiu com pressa. Para onde seu pai está indo? Será que está vivo e principalmente como encontrá-lo com os Styx atrás deles? Quando eles quase morrem por não conhecer o ambiente em que estão e conhecem Drake e Elliot, dois renegados, ele vindo da crosta arrastado pelos Styx, ela uma renegada da colônia mandada para as profundezas pelos mesmos Styx, Will não sabe o que pensar. Tudo o que Drake e Elliot lhe contam é assustador e fascinante. Como os dois podem sobreviver naquele lugar inóspito? Drake acredita que a movimentação dos Styx aumentou porque estão planejando algo e não porque estão caçando Will. Mas se eles estão mesmo planejando algo o que é? O que tem no complexo que eles montaram nas profundezas? Will terá de admitir que encontrar seu pai pode ser o menor de seus problemas. Discórdias e ações impensadas colocarão o grupo em uma situação sem volta, de vida e morte, cada vez mais fundo na Terra.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, ao contrário de seu predecessor, Profundezas mais do que conduzir o leitor aos recantos mais estranhos dentro do planeta apresenta uma trama mortal dos Styx. O povo da Colônia no interior da Terra quer seu lugar na superfície, eles querem a crosta novamente e acreditam que é seu direito. Para isso um plano terrível de exterminação é colocado em movimento. A narração de Gordon e Williams alterna alguns pontos de vista de forma fluída e pensada para encaixar o andamento da trama. Entre Will, sua irmã de criação Rebecca, uma Styx falsa e manipuladora, e sua mãe biológica Sarah, conhecemos as intenções, os planos dos styx e um cenário fabuloso no interior da terra.

O que mais chama atenção nessa continuação é o quanto os autores criaram a trama para o ambiente e não o contrário. Sinto com essa série que os autores criaram o mundo antes da trama e que cada detalhe, cada observação e elemento é algo que os autores sempre imaginaram ou sonharam. É possível perceber pelo tom e pelo cuidado com as descrições que os autores amam geologia, arqueologia, e as ciências que estudam o planeta. Will é um protagonista que melhora muito durante o livro e já não é mais o menino do primeiro livro. O livro é longo porque os autores intrincam desenvolvimento da trama com a apresentação do ambiente, mas flui com naturalidade à medida que a história avança. É impossível ficar indiferente diante do universo criado pelos autores e o fim é o ápice da trama, sendo tenso, ágil e deixando o leitor cheio de perguntas.

Leitura que flui num ritmo próprio, que instiga cada vez mais com o passar dos capítulos e que surpreende muito pela riqueza do universo. A escrita de Roderick Gordon e Brian Williams é rica, e mostra um conhecimento dos temas que eles exploram, tornando seu universo crível e fascinante. Para você que, por algum motivo não gostou tanto do primeiro, dê mais uma chance porque não vai se arrepender. A edição da Rocco está ótima, desde a fonte até a tradução, o título também foi bem adaptada. A série já teve os direitos de adaptação adquiridos e espero que um dia saia o filme. Recomendado a todos que gostam de séries juvenis que crescem a cada livro e que possuem ambientação inovadora e audaciosa. Mistérios e intrigas alternam lugar com amizades e sacrifícios. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Túneis - Roderick Gordon & Brian Williams
1- Túneis
2- Profundezas
3- Vertigens
4- Armadilhas
5- Espirais
6- Terminal

6 comentários:

  1. Oi! Lembro que conheci a série aqui, mas tinha esquecido dela e acabei não lendo, faz muito tempo que to procurando uma série juvenil tipo as do Riordan para ler e adorei ver essa resenha aqui porque lembrei da série de novo! Adorei o jeito que falou do universo e fiquei muito curiosa para conhecer os detalhes! Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Uma vergonha mas eu parei na metade de túneis, tenho que continuar até o fim. Concordo com o que você disse, o universo é inovador, me interesso muito por isso de mundos desconhecidos abaixo do nosso, desde Viagem ao centro da terra! Boa resenha

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a série direito, já vi nos lançamentos da editora e tudo alguns volumes mais novos, mas não sabia do que se tratava, parece muito legal. Sou doida com aquele livro viagem ao centro da terra, adorei o filme e já procurei livro assim, que bom que essa série é, parece interessante e bem legal. Quem sabe eu leio se achar barato. Ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita curiosidade de ler essa serie. Tenho o e-book do primeiro no pc mas quero ler pelo livro ao vivo mesmo hehe
    Já ta no 6°!! Teimo sempre em começar uma serie sem terminar outras aff...

    Abs...

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho Tuneis aqui, mas comprei para meu filho ler,
    eu normalmente não leio livros mais juvenis rs, é sou velhinha mesmo rsrs.
    Mas eu achei a sinopse dele muito interessante..por isso comprei para ele. Com sua resenha fico feliz em saber que a serie não deixa o ritimo cair e continua tão boa quanto o primeiro livro,
    pretendo comprar os outros da serie para ele ler,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito de livros juvenis, por isso não leria.
    Beijos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.