05/06/2014

Resenha - O Canto das Sereias


Nome: O Canto das Sereias
No Original: The Mermaids Singing
Autor (a): Val McDemird
Tradutor (a): Michel Marques
Páginas: 490
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quatro homens foram encontrados mutilados e torturados. Enquanto o medo se apodera da cidade, a polícia, por meio da detetive Carol Jordan, recorre ao Dr. Tony Hill para elaborar um perfil criminal do assassino. Contudo, ele logo se torna o alvo de uma batalha entre intelectos e intenções em que precisa usar toda a sua habilidade profissional e coragem para sobreviver. Um suspense psicológico tenso e muito bem escrito, explora a mente atormentada de um assassino diferente de qualquer outro. Os métodos de tortura utilizados, assim como o modo de abordagem das vítimas – narrados pelo criminoso em seus relatos sombrios – chocarão os leitores.

Quando voltei a ler assiduamente o gênero policial foi um dos primeiros, se não o primeiro que me interessou de forma mais profunda. Lembro que quando pesquisei o nome de Val McDermid foi um dos que mais surgiram nas listas de melhores do gênero e agora com a chegada de uma de suas séries mais famosas no Brasil finalmente tive a chance de conferir o comentado estilo da autora. Um suspense que ultrapassa qualquer expectativa, chocando e surpreendendo o leitor em proporções iguais, McDermid mergulha o leitor em um universo psicológico sombrio, sufocante e que não é para qualquer um.

Quando mais um corpo aparece terrivelmente mutilado na área de Bradfield a polícia não tem outra alternativa senão admitir que os assassinatos estão interligados e que há um serial killer em ação. Contrariando o chefe da investigação o superintendente convida o Dr. Tony Hill para integrar a equipe que está investigando o caso ao lado de Carol Jordan. O assassino choca até mesmo os policiais mais experientes, usando métodos de tortura antigos e conhecidos por sua uso durante a Inquisição. Sem pistas o caso é uma incógnita mesmo para Tony, que se vê diante de um assassino metódico, frio e que age com complexidade, fazendo mutilações grotescas como se fizesse arte. Quando a quarta vítima é identificada como um policial toda a força toma o caso como pessoal. Enquanto decifra o assassino e monta um perfil que ajude os policiais a encontrar o rumo certo, Tony precisa lidar com seus próprios fantasmas e trabalhar ao lado de Carol, uma mulher forte, inteligente e ainda bonita só torna tudo mais difícil. O medo da humilhação e a raiva somados aos estranhos telefonemas que vem recebendo deixam Tony no limite e ele nem imagina o quanto esse caso pode estar ligado a sua vida. Já Carol, lidando com a pressão de um chefe que a odeia, sem dormir, sem tempo nem para o irmão, sabe que todos esperam por um erro seu, como mulher sempre teve de trabalhar dobrado e esse caso não é diferente. Unindo forças os dois terão de partir quase do zero em busca de um dos piores assassinos em série que já viram.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve sua trama e o que parece apenas mais um livro de investigação policial acaba surpreendendo até o leitor mais preparado. McDermid vai além de qualquer livro do gênero que já tenha lido ou conhecido. Alternando entre a investigação e o assassino a narrativa segue um ritmo brando, que acelera à medida que os capítulos avançam. O aspecto mais diferente do livro é a descoberta do assassino através do perfil psicológico. Uma das minhas séries de TV favorita é baseada nessa premissa e foi maravilhoso encontrar um livro que evolui uma investigação do zero até o criminoso.

McDermid criou uma trama tão intricada que é impossível determinar quem é o culpado, nem mesmo se ele era homem ou mulher. A autora induz o leitor a um pensamento para logo em seguida mudar tudo. As ligações que o Tony recebe são um exemplo do jogo que a autora faz, assim como o problema pessoal do personagem. Tanto que até considerar o personagem como suspeito considerei e também achei estranhas as ligações que ele recebia. Porém ao final tudo isso fazia parte da trama criada pela autora, tudo tinha um propósito. Os personagens de McDermid são críveis e realistas, tanto para o bem quanto para o mau. Sua minucia e atenção para os detalhes choca o leitor despreparado. Com um final tão tenso e sombrio quanto vertiginoso a autora encerra a trama de forma a surpreender, e terminamos conhecendo o assassino tão bem quanto os protagonistas.

Leitura rápida, que cativa e prende o leitor desde o começo, instigando tanto pelo suspense psicológico quanto pelos personagens. Val McDermid possui uma narrativa rica e fluida, que desenvolve a margem da investigação central temas humanos e realistas além de passar realidade no modo que constrói seus ambientes e o processo policial. A edição da Bertrand está ótima, fonte agradável, boa tradução e capa adequada. A série foi adaptada para a BBC e estou curiosa para assistir. Recomendado a todos que gostam de um bom thriller investigativo, com um lado psicológico forte e uma trama mais pesada. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Tonil Hill & Carol Jordan - Val McDermid
1- O Canto das Sereias
2- The Wire  In The Blood
3- The Last Temptation
4- The Torment Of Others
5- Beneath The Bleeding
6- Fever Of The Bone
7- The Retribution
8- Cross and Burn
9- Sem Título Ainda

4 comentários:

  1. Me chamou a atenção a capa, como se o livro fosse sobrenatural.
    O livro me chamou a atenção por essa parte do psicológico dos protagonistas, e como isso vai ajudar na trama.
    Amei a resenha! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adoro um bom thriller de suspense e já tinha ouvido falar muito bem da autora por isso fiquei curiosa, mas nem imaginava que tinha perfil psicológico tipo Criminal Minds, eu adoro a série e fiquei mais interessada ainda no livro de saber que eles acham o assassino com um profile. Adorei o que você disse da trama. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Amo suspense, ponto positivo por ser uma série. Tenho a impressão de que esse é um livro de tirar o fôlego, gosto quando o livro te prende e te faz querer mais, daqueles que não te deixam dormir.
    Com um enredo tão rico era de se esperar que fosse adaptado pra TV, quero acompanhar com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Não leio quase nada de policial, mas gostei de saber que tem perfil nessa, eu também assisto CM, é uma das poucas séries do tipo que assisto e se for igual mesmo eu adorei saber, li uma outra resenha falando que é sangrento, e agora você também fala isso, estou bem na dúvida, mas me deixou interessada! Ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.