10/06/2014

Resenha - A Escolha


Nome: A Escolha
No Original: The One
Autor (a): Kiera Cass
Tradutor (a): Cristian Clemente
Páginas: 352
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: America era a candidata mais improvável da Seleção - se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais... No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem. Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante. Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes...

Para a maioria dos fãs e leitores da trilogia A Seleção é comum o motivo que nos trouxe até o primeiro livro: a capa. O maravilhoso vestido azul, verde água foi para muitos o decisivo na hora de conhecer o livro, mas o motivo para tantos terem ficado é a trama encantadora que se desenrolou a partir dali. Kiera Cass com uma perspicácia afiada leva o leitor a um mundo que encanta e assusta, um futuro assombroso de desigualdade e sonho, de contrastes realistas que cativam a atenção do leitor desde o começo. Chegando ao final da trilogia com uma história bem amarrada, Kiera Cass inverte a ordem das coisas, surpreende o leitor e marca seu lugar entre as melhores trilogias distópicas. Conheçam.

America está decidida a ganhar o coração de Maxon de uma vez por todas, mas seu plano acaba funcionando de modo totalmente errado. Depois de tanto tempo convivendo juntos, Maxon consegue ver através das intenções de America e acha engraçado America tentar conquistá-lo. America sabe que o rei a detesta, mas não consegue esquecer as insinuações de que ela foi tola ao pensar que o que existia entre ela e Maxon é diferente do que ele tem com as outras competidoras. A próxima eliminação está chegando, Maxon já adiou demais a escolha das duas finalistas. O plano dos dois para fazer America cair no gosto popular não está funcionando da forma que eles esperavam. Depois de causar comoção na frente das câmeras e de discutir com Maxon mais uma vez, America começa a duvidar que vai ser a escolha do príncipe. Lidando com seus sentimentos que parecem estar no lugar pela primeira vez desde o começo da Seleção, com a descoberta de uma estranha amizade com as outras garotas e com uma tragédia pessoal, ela precisará de força e astúcia para conquistar Maxon, o povo de Illéa e ainda deixar o rei sem saída. Os ataques dos rebeldes sulistas estão mais violentos e frequentes, a população está com medo e os aliados políticos estão na balança. Contando com alguns aliados poderosos e outros inesperados, America se verá no meio de intrigas políticas, compromissos oficiais e rebeldes no caminho para o coração de Maxon, que luta com seus próprios ideias e medos. Quando a escolha parece clara e o futuro brilhante um acontecimento ameaça destruir tudo. Conseguirá America virar a situação e vencer a Seleção?

Essa é parte da premissa que se desenvolve nesse terceiro e último livro da trilogia. Kiera Cass mais madura e segura de sua trama conclui de em ótima forma sua história. A narrativa em primeira pessoa continua fluida, com um tom romântico, não puramente no sentido de romance, e leve. A ambientação ganha mais contornos nesse último livro mostrando que o universo criado pela autora é bem mais amplo do que parecia. Um dos pontos que chama atenção, e de que gostei muito, é o amadurecimento da trama, algo que primeiro momento estava voltada apenas para competição entre as garotas chega ao fim com um conflito realista, com motivações e complicações políticas, que leva a trama para o lado mais sombrio desse futuro imaginado por Kiera Cass e dá um tom mais pesado a conclusão.

Estou muito feliz pela decisão da autora de inverter a ordem que impera para casais e ver um pouco de realidade do livro afinal na maioria dos casos reais ninguém fica com o primeiro amor. Kiera acertou nas escolhas que fez e a voz narrativa de America só cresceu durante toda a trilogia. Adorei ver que America por fim se decidiu, sem dúvidas e se entregou a sua decisão. Maxon também foi uma grande surpresa. No começo da trilogia achei seu linguajar muito chato e para minha surpresa a cada capítulo, de cada livro, ele amadureceu, ganhando contornos inesperados e ganhando o coração dos leitores. A autora conseguiu trazer frescor nesse terceiro livro não só no intrincando a trama, mas também nos personagens. Revelando novas facetas de Maxon, America, e até das personagens secundárias. As novidades e novas camadas é um dos pontos altos do livro. O fim foi triste, tenso e inesperado. Algumas cenas ficaram rápidas demais, mas amarram bem. Não imaginei que seria da forma que foi, mas no total foi muito bom.

Leitura rápida, que flui instigando com naturalidade e deixando o leitor com uma sensação boa ao final da história, de futuro brilhante, esperança e conclusão. Como disse Kiera Cass amadureceu muito desde o primeiro livro, definindo rumos claros para sua história, mostrando mais fibra e meandros do que todos supuseram. A edição da Seguinte está ótima, fonte agradável, capa e título bem adaptados. Ainda torcendo para uma adaptação sair. Recomendado a todos que procuram uma distopia diferente, que constrói um futuro diferente e complicado a partir de uma premissa criativa e inovadora. Que cresce e ousa a cada novo livro. Uma história com romance, segredos, intrigas políticas e um cenário social tenso. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Seleção - Kiera Cass
1- A Seleção
2- A Elite
3- A Escolha
Extra - Contos da Seleção

23 comentários:

  1. Olá
    Mais uma resenha haha, ai meu deus, preciso ler este livro o mais rápido possível e espero gostar muuuito haha por enquanto estou lendo os contos, para depois ler este último, não quero que acabe :c
    Amei sua resenha, ficou ótima, querida ;)

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-historia-de-uma-paixao-paulo.html

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Eu sinto que a Kiera deveria ter focado mais na distopia, mas não posso negar que o livro é extremamente viciante - e fofo.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu comecei a ler a serie por causa da capa rs, é concordo com você quando diz que a capa é linda de mais, ela chamou minha atenção e corri com o livro para casa. E assim começou minha paixão por esta serie.
    Eu so li os dois primeiros livros até agora e também acho que o Maxon era chatinho..sua forma de falar/se expressar, mas ja no segundo eu notei uma mudança.
    Quero ler logo este e saber se ela fica com o lindo do Maxon...suspira rs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. A necessidade de ler esse livro já é extrema e a resenha só me deixou com mais água na boca.. KK' SENSACIONAL! *_*'

    Não vejo a hora de poder devorá-lo!!

    ResponderExcluir
  5. A vontade de ler esse livro já é extrema e a resenha só me deixou com mais água na boca! rs'
    SENSACIONAL! *-*'

    Não vejo á hora de poder devorá-lo!

    Beijos;

    ResponderExcluir
  6. Dessa série eu só li o primeiro livro e estou com muita vontade de ler a continuação. Também acho a capa lindíssima. Amei sua resenha que está ótima.

    ResponderExcluir
  7. Não comecei ler essa série, breve, breve irei. Essa capa do terceiro livro ficou linda!! Também sou suspeita para falar já que a minha cor preferida é branco.
    Amo quando ao longo da história a escrita do autor e os seus personagens amadurecem.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  8. Acho que definitivamente essa serie e eu temos um futuro, pq todo mundo fala dela pra mim, quase uma perseguição huahua

    ResponderExcluir
  9. Tenho "A Seleção" e "Elite" mas ainda não peguei para ler, estou numa fase terrível de leituras que NADA me prende e mal tenho tempo. CHORO só de pensar nos livros que tenho que ler e não consigo pq não tô conciliando.
    Sobre a escolha de ler a trilogia, CONCORDO EM TUDO com vc. A CAPA QUE CAPA *-* foi o que me chamou a atenção desde o inicio para o livro e eu decidi que QUERIA esse livro na minha estante...Li ótimas críticas da série e depois da sua resenha do desfecho fico feliz em saber que terei pela frente uma boa leitura com evoluções dos personagens e da história. APESAR DE AMAR UM ROMANCE acho que os livros merecem mais do que isso.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber que a Kiera consegui finalizar sua trilogia com chave de ouro. Legal saber que a autora teve domínio completo da sua trama desde as primeiras páginas do primeiro livro, e foi crescendo de acordo com os volumes lançados. Esse é o único volume que falta pra completar minha coleção. Espero consegui-lo em breve, para, finalmente começar a ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Yasmin!
    Realmente a capa é um bônus a parte para o leitor.
    Quanto a escrita de Kiera, nem tem o que se falar, é uma unanimidade.
    Agora um enredo genuíno que envolve uma hierarquia e a sabotagem do pai, é demais.
    Livro fabuloso e já está na lista dos meus desejados.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Mal posso esperar para ler essa conclusão, não ando tendo sorte com fins de série e trilogias, espero gostar desse, adorei tudo o que disse na resenha e acho que o povo critica certas coisas demais sem ver o contexto da trilogia, público e tal, adorei a resenha! Quero ler logo! Abs!

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não li a resenha inteira, porque só li A Seleção e tenho medo de spoilers!! hahaha
    Mas digo com todas as letras que estou LOUCA para continuar esta trilogia. Não dava nada pela série e o 1º livro me cativou!

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro essa trilogia, já li os dois primeiros e só não comprei o 3º ainda porque estava esperando ler os contos antes, adorei a resenha, e achei o máximo saber que a autora não ferrou com tudo como umas e outras por ai, haha, as capas são lindas e concordo com o que disse de começar por elas! Ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  15. Estou querendo terminar de ler a trilogia e saber o que América decide, ou melhor, como acaba. Essa distopia é muito boa.

    ResponderExcluir
  16. Parece uma unanimidade este volume, todos dizem que a autora fechou muito bem sua trilogia. Espero ler logo e comprovar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Faz tempo que tenho vontade de começar essa trilogia mas ainda não tive a oportunidade. É bom saber que a maioria qualifica positivamente o final da história.

    ResponderExcluir
  18. Amo A Seleção, uma dos melhores livros que já li, ainda não terminei de ler A Elite, comecei em e-book, mas como queria ele físico, decidi esperar até comprar os três logo de uma vez. Só estou vendo resenhas positivas sobre A Escolha, parece que a Kiera fechou bem a trilogia, tô muito ansiosa pra saber com quem a América vai ficar, se bem que acho que já era premeditado desde o início, espero que não esteja errada, sou Team Maxon, e odeio essa indecisão da América, uma hora está caída de amares pelo Maxon, outra hora não consegue ficar longe do (pateta) Aspen, tomara que dessa vez vá!

    ResponderExcluir
  19. Muita gente que eu conheço não gostou do desfecho. Achou que Kiera descreveu os fatos com muita rapidez. Mas, na minha opinião, eu achei o final da trilogia fantástico. Para mim, não foi tão clichê quanto eu achava que seria. A ordem dos fatos foi incrível e América ficou mais decidida ( AINDA BEM ). Foi bem interessante acompanhar o amadurecimento de América e também da Kiera porque ao longo da trilogia, para mim, a escrita dela foi melhorando e consequentemente melhorando bastante a série. O único ponto negativo foi a trilogia acabar. Eu quero mais uns livros sobre o que acontece depois do desfecho de A escolha. Mas fora isso, o final foi incrível!

    ResponderExcluir
  20. Eu amo essa trilogia. Ela é linda,envolvente, me prendeu a cada página..com certeza eu recomendo...
    Sua resenha ficou incrível tb,conseguiu captar o livro e me deixou louca pra ler o final.Esse livro promete,quero muito lê-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Realmente, as capas são maravilhosas!!! Enchem os olhos de todos os leitores.
    Gostei de saber que você concordou com todas as reviravoltas que a autora fez nesse último livro da trilogia, pois já li algumas resenhas que acharam o oposto.
    Ainda não comecei a ler, pois pretendo ter todos os livro primeiro (inclusive os contos).

    ResponderExcluir
  22. Até que em enfim saiu esse livro. *0*. Esperei por ele por muito tempo. E que final, com todas aquelas lutas e tal. Ficou muito bom. Amei.

    ResponderExcluir
  23. OOOOOOOOOOI de novo, Ya, hahaha! Boa tarde! ♥ Caraca, eu tenho o primeiro livro, mas infelizmente não tive chance de lê-lo. Mas estou ansiosa! E você acertou, fora a capa que mais me chamou a atenção e que mais me instigou a comprar o livro, hahaha! É realmente linda e as demais também. Só a do Contos de Seleção que não me surpreendeu taaaanto. A minha amiga disse a mesma coisa quando terminou de ler esse livro: leitura leve e que a deixou com uma sensação óoootima no final, haha! Que coincidência, né? Mas olha, eu ameeeei a sua resenha! Bem explícita! Acho ótimo quando o autor amadurece suas ideias mais a cada livro, é melhor para seu desenvolvimento, né? :3 ♥

    Um grande e enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.