08/06/2014

Resenha - A Deusa Cega


Nome: A Deusa Cega
No Original: Blind Gudinne
Autor (a): Anne Holt
Tradutor (a): Fal Azevedo
Páginas: 344
Editora: Fundamento
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O corpo desfigurado de um traficante de drogas. Um homem coberto de sangue vagando pelas ruas da capital da Noruega. E um advogado criminal com fama obscura assassinado com um tiro. Três eventos aparentemente isolados instigam o faro apurado de uma investigadora sagaz e irônica, que junto com seu colega mergulha em um caso com poucas pistas e muitas perguntas sem respostas. Em meio a boatos envolvendo advogados e o tráfico de drogas, mensagens codificadas e uma enorme rede de corrupção que pode chegar aos altos escalões do governo, a autora descreve, em uma trama policial, uma teia de crimes e batalhas políticas. 

Quando comecei a cadastrar livros no Skoob o outro livro de Anne Holt foi um dos primeiros que cadastrei e lembro bem de ter ficado curiosa a respeito da série mesmo sendo o último. Chateada pela editora ter começado a série do fim, lembro que acabei deixando de lado a vontade de lê-lo. Isso até o lançamento do primeiro livro, com ele tinha a chance de conhecer a história do começo e por isso solicitei-o na primeira oportunidade de que tive. Com uma trama narrada de forma um tanto incomum, Anne Holt entrega ao leitor uma história diferente, um investigativo policial à moda antiga.

Quando a advogada Karen Borg encontrou o corpo de um homem com o rosto destruído ela nem imaginava que terminaria a semana como advogada do assassino. O assassino foi preso pela polícia depois de sentar no meio da rua todo ensanguentado e o assistente da promotoria, amigo de faculdade de Karen, Håkon Sand acabou falando demais na presença do suspeito. O rapaz, um holandês de 23 anos está mortalmente assustado e se recusa a falar com a polícia. O único pedido foi para que Karen atuasse como sua advogada. A detetive Hanne Wilhelmsen não gostou nada da ideia, mas precisava de alguma pista e essa era a melhor chance do rapaz começar a falar. Karen sente pena do rapaz a despeito do terrível crime que cometeu. Mesmo com medo ele dá pistas para Karen sobre o que acontecera. Enquanto isso, Hanne, seguindo pequenos indícios começa a desconfiar de que o caso está relacionado com o assassinato de um advogado criminal semanas atrás. O advogado era famoso por seus clientes, criminosos frios e violentos, e o boato é que ele estava envolvido com o tráfico de drogas. Quando Hanne é atacada dentro da central da polícia, suas anotações somem e o holandês surta dentro da cela, Håkon sabe que quem quer que esteja por trás dos crimes está disposto a tudo para não ser descoberto. Quando o nome de diversos advogados famosos começam a surgir, Hanne e Håkon sabem que se não agirem rápido perderão a chance de resolver o caso, e Karen se vê como a única ponta na investigação, correndo risco de ser caçada pelos criminosos por coisas que ela nem sabe. Perguntas se acumularão e os três nem imaginam que estão envolvidos no maior caso que o pais já viu nos últimos anos.

É a partir daí que a autora desenvolveu sua trama, e o que no começo parecia um tanto confuso a cada capítulo se encaixou melhor. A narrativa é dividida em várias frentes, alternando entre pistas com personagens centrais e personagens misteriosos, fluindo bastante ritmada, sem a rapidez dos thrillers, mas conseguindo imergir o leitor num ambiente tenso e imprevisível. Gostei da escolha narrativa da autora e à medida que a história avançava fiquei mais interessada na trama. A ambientação é outro ponto forte, com detalhes e descrições bem pontuadas Holt construiu um cenário policial consistente e realista, que soa extremamente convincente e vívido.

Os personagens centrais funcionam muito bem juntos, Hanne é ótima, forte e turrona, seu jeito cativa desde o começo, passando uma detetive bem real, com pensamento afiado e perspicaz. Gostei da forma como ela encara o caso, sem soar pessoal demais, mas ainda preocupada em um nível de proximidade. Håkon teve bons momentos, mas por vezes ele ficou deslocado, talvez por seu interesse romântico em Karen. Talvez isso mude nos próximos livros. A solução do caso foi ótima, a trama revelou mais camadas do que aparentava e foi imprevisível até o fim. Sabíamos a partir das entrelinhas da participação de pessoas muito influentes, mas não descobri tudo e Holt conseguiu um fim bem amarrado, com um tom muito acertado.

Leitura que flui natural e instigante, com a narração alternada e os comentários oniscientes do narrador a trama ficou mais interessante, prendendo a atenção do leitor logo nos primeiros capítulos. O tom de Anne Holt é perspicaz e equilibra bem o cenário sempre enriquecendo a trama. A edição da Fundamento está ótima, fonte agradável, tradução fluída e capa bem escolhida. A história renderia uma ótima adaptação visto o tom de intriga e conspiração. Recomendado a todos que gostam do gênero policial clássico ao mesmo tempo que procuram uma trama intricada, que vai além da solução de um assassinato, com bons personagens, tensão, ação e bons mistérios. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Hanne Wilhelmsen - Anne Holt
1- A Deusa Cega
2- Salige er de som tørster
3- Demonens død
4- Løvens gap
5- Død joker
6- Uten ekko
7- Sannheten bortenfor
8 - 1222

7 comentários:

  1. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  2. Não achei nada de muito bom na premissa, mas se tiver oportunidade um dia leio. A capa é muito bonita!
    Fiz uma conta no Skoob, ainda estou meio assim mas estou aprendendo a mexer. Te convidei.
    Boa resenha! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Não sei pq, mas tinha em mente que a Fundamento só lançava livro juvenil. Vi esse e estranhei, preciso mudar esse pensamento. Mas acho que é pq não tenho tanto livros dela hehe, apenas 1: A 5° Onda (ótimo por sinal)
    Parece legal. Gosto muito de histórias com bastante mistério. A capa ficou show, só não gostei daquele circulo "autora de 1222". Se for o mesmo que colocaram em A 5° Onda, parece um adesivo. =P

    ResponderExcluir
  4. É uma pena as editoras lançarem livros fora da ordem..e isso acontece muito, infelizmente.
    O livro parece bom, eu gosto de livros investigativos.
    E quando tem a narrativa alternada acho que da uma dinamica muito boa na historia,
    ainda não li o outro livro da auotora, mas quero le lo por gostar do genero,
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Faz muito tempo que não pego uma série policial para ler e essa me interessou porque não tenho muito livro da Fundamento e quero ter, não fazia ideia de que era policial nórdico, mas um motivo para eu ler! Já li livros ótimos de lá, a trama parece bem interessante e misteriosa, adoro bons policiais/detetives. Adorei conhecer e adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  6. Não faz meu tipo, quase não leio livros policiais, mas até que é criativo pela resenha, livros policiais nórdicos me interessam, tenho curiosidade de ler, mas acabo nunca lendo, vai passando, gosto das capas dessa série, porque gosto de branco em capas, ótima resenha, até me deixou curiosa mesmo não lendo o gênero. Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Essas séries muito longas e ainda com todos os livros para serem traduzidos, sinceramente desanima a gente. Gostei da resenha, me interessei pela história, mas vou esperar para ter mais uns três livros lançados em português, para depois começar a ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.