09/05/2014

Resenha - Demônios do Paraíso


Nome: Demônios do Paraíso
No Original: Heaven's Devils
Autor (a): William C. Dietz
Tradutor (a): Fernanda Dutra, Gabriel Nino
Páginas: 364
Editora: Galera
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aos 18 anos, o jovem Jim Raynor se alista ao serviço militar com a perspectiva de ajudar financeiramente a família e acaba se provando um corajoso soldado na linha de frente da Guerra das Corporações. O que ele não sabe é que essa jornada mudará para sempre sua vida. Com batalhas interplanetárias, corrupções e intrigas, Demônios do Paraíso conta a origem de um dos maiores heróis da série Starcraft®, Jim Raynor, e de sua amizade de longa data com o soldado Tychus Findlay.

Desde o ano passado estava ansiosa para que a Galera lançasse o primeiro da trilogia. Quando eles lançaram o terceiro quase não resisti e li. Cheguei a comprar e acabei conseguindo esperar e a espera valeu a pena porque no último mês de março a editora lançou o livro de William C. Dietz que dá início a trilogia baseada em Starcraft II. A trama do livro é mais do que o começo da história de Jim Raynor e as origens de sua amizade com Tychus Findlay. Um livro que vai agradar os fãs do jogo e a quem procura uma ficção-científica com guerra e intrigas políticas.

Jim Raynor nunca tinha cogitado se alistar antes de receber a visita do recrutador dos fuzileiros. Sempre imaginou que continuaria o trabalho nas plantações do pai e nunca se viu saindo de Shiloh. O problema é que no fundo Jim sempre quis conhecer o universo, até mesmo lutar na guerra. Sem falar que o bônus por se alistar pagaria os altos impostos e ajudaria manter a fazenda da família. Os pais não ficaram satisfeitos, mas deixaram Jim tomar sua decisão. Depois de alistado Jim parte com um grupo de rapazes para o treinamento em Turaxis II, onde chama atenção por sua habilidade tática. Lá conhece Kydd, um excepcional atirador de elite que foi sequestrado e forçado a se alistar. Kydd descende de uma das famílias antigas, que possuem grandes fortunas e controlam diversos mercados. Após o treinamento os esquadrões rumavam para a base aérea quando os kel-morianos atacaram e após mais uma atuação inteligente o grupo liderado por Jim Raynor ainda passaria por mais um ataque onde frustrariam as ações do inimigo, chamando a atenção do comandante Vanderspool, um homem de objetivos duvidáveis. Liderados por Findlay o grupo executa missões por toda Turaxis, recuperando locais importantes na guerra, porém os Demônios do Paraíso não imaginam que a traição e a ambição caminham dentro do grupo. E a cada nova missão o grupo caminha para o seu fim.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve lembrando que não há necessidade de jogar o jogo para ler o livro. Nesse primeiro livro da trilogia conhecemos um universo no século XXIII, ramificando em diversos planetas os homens enfrentam a Guerra das Corporações. Enquanto muitos acreditam na propagando dos Confederados, muitos acusam as famílias Antigas de lucrarem com a guerra, mandando fuzileiros para mortes desnecessárias enquanto rouba em impostos, rouba cargas e de toda forma possível. Através de uma narrativa fluida e bem direta Dietz conta uma história de companheirismo, amizade e crescimento em meio a uma guerra que a cada dia se revela mais mentirosa aos olhos dos fuzileiros da 321º batalhão.

As descrições são outro ponto que merece destaque no livro, mergulhando o leitor em paisagens vívidas e únicas o autor consegue enriquecer a trama, levando o leitor por um universo incrível. Em diversas cenas de ação Dietz consegue transportar com clareza o ambiente dos jogos. O linguajar que o autor optou por usar também é um dos pontos que chama atenção e faz o livro funcionar bem. Sem poupar em expressões estranhas, sejam elas pesadas ou não, o autor consegue diálogos realistas, que passa a realidade de uma companhia de homens na guerra. Dietz acerta também nas origens dos diversos personagens do jogo descritos no livro. Cada um de uma forma o autor os encaixou bem na trama. O fim foi muito bom. A história se desenrolou de forma inesperada, levando os personagens a descobertas em momentos críticos. Estou curiosa para saber como o livro dois dará sequência a história de Findlay e Raynor.

Leitura que flui rápida, instiga pelo universo interessante e pela fluidez da trama. Gostei do estilo de William C. Dietz e gostei da forma como ele colocou os personagens. Ficou natural e fiel ao já conhecido do jogo. Sem falar que o livro é introduzido de uma forma que permite qualquer pessoa ler jogando ou não. A edição da Galera está ótima, desde a fonte até a capa perfeitamente adaptada. Só achei ruim a editora não ter colocada as ilustrações no final. Fotos que a companhia tirou durante a trama e que aparecem como ilustração no original não aparecem aqui. Uma história que renderia um filme espetacular, pelos cenários, pelas batalhas e pelos personagens. Recomendado a todos que procuram uma ficção-científica diferente, com uma trama de guerra, intrigas, traições, perdas, amizade, sofrimento e companheirismo. Ótimo também para os que querem conhecer o jogo. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Starcraft II - Vários Autores
1- Demônios do Paraíso
2- Devil's Due
3- Ponto Crítico

5 comentários:

  1. É necessário ter muita criatividade para escrever uma história que se passa no futuro e ser bom o suficiente para prender o leitor. Pela resenha, esse livro possui isso! Ótima indicação para todos os fãs de ficção científica e os adeptos do jogo vão gostar!!!!

    ResponderExcluir
  2. nunca joguei isso mas conheço um pouco (bem pouquinho) da história por um pseudomangá que li, nem sabia da existência desse livro, mas fiquei curioso.
    abraço!!

    http://leitorantissocial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar da série 'Starcraft', mas ela infelizmente não me chama muito a atenção. Tem um enredo que acho bem bacana, mas não é o tipo de livro que eu leria. Boa leitura para quem se interessar :]

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ficção científica, e adorei saber que esse apesar de ser de jogo é o começo de tudo, começando do 1º pelo jeito dá como se fosse qualquer história, guerra do espaço, soldados, treinamento, parece bem legal e gostei do que falou do protagonista, o azul da capa é lindo e já que não posso jogar posso ler. Gostei da resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante a história do Jim. Uma ótima ficção científica.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.