07/04/2014

Resenha - Prince of Thorns


Nome: Prince Of Thorns
No Original: Prince Of Thorns
Autor (a): Mark Lawrence
Tradutor (a): Dalton Caldas
Páginas: 360
Editora: Darkside
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram.

A trilogia do autor Mark Lawrence estava na lista das trilogias improváveis, aquelas que conheci no Goodreads e a primeira coisa que pensei foi que se um dia tivesse a chance de ler seria anos depois ou pior jamais leria se fosse em português. Porém para minha surpresa e incredulidade a Darkside, uma editora que chegou ao mercado ano passado com um modelo inovador adquiriu a trilogia como uma de suas maiores apostas e lançou o primeiro livro em uma edição espetacular, com capa dura e um cuidado impecável.

Alardeada como uma fantasia sombria, a história de Lawrence surpreende e conquista o leitor com um protagonista jovem e complexo, que passeia por caminhos tortuosos enquanto descobre o que esconde dentro da própria mente. A história da vida de Jorg muda após um terrível atentado matar sua mãe e seu irmão mais novo. Jogado em um arbusto de roseira-brava Jorg assistiu enquanto os homens de seu tio matava sua família. Encontrado por soldados de seu pai Jorg sobreviveu, mas algo dentro dele mudara e quando descobre que seu pai, o rei de Ancrath não irá atrás de vingança ele foge. Vivendo na estrada com um bando de homens que passa de vila em vila causando terror e devastação Jorg é o líder do grupo, com apenas 14 anos conquistou o respeito de assassinos e mercenários. Jorg sente que falta um rumo a sua vida e quando encontra o padre de Ancrath preso em uma gaiola para morrer Jorg sabe que está na hora de voltar para casa. Suas dores de cabeça pioraram, e ele sente que o caminho que foi tão desviado é o que irá mudar sua vida. Em Ancrath Jorg percebe que o jogo que está jogando é mais ardiloso do que ele imaginou, mas Jorg não tem medo, e ele irá aos confins do inferno para conquistar o que deseja, e finalmente vingar sua mãe e seu irmão. Enfrentando traições, ambições e joguetes perigosos Jorg precisará enxergar a verdade por trás da escolha que fez se quiser vencer alguma batalha real em sua vida.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e devo dizer que guardei alguns detalhes que se entremeavam ao que disse para você descobrir porque isso faz muita diferença, saber ou descobrir. A trama construída por Mark se desenrola em um cenário medieval que ao longo da história se mostra ser em um futuro onde o mundo regrediu séculos, não se sabe quanto tempo no futuro. O que temos é diversos reinos brigando entre si por cem anos pelos fragmentos do que outrora foi um grande Império. A narrativa em primeira pessoa é vertiginosa, Jorg é um protagonista honesto e que consegue passar realismo em suas ações.

Muitos leitores criticaram a sanguinolência da trama e do protagonista, assim como sua idade, muito novo para liderar homens a ações tão cruéis. O grande porém é a falta de atenção de quem fala tal coisa. A história se passa em um mundo medieval, de espada, armadura, reis assassinos e intrigas. Exércitos de movem, atacam e recuam com tanta naturalidade e a guerra é parte intrínseca daquela sociedade. Fato semelhante a muitos períodos da história da Europa, onde muitos herdeiros eram forçados a subir ao trono com 13, 14 anos e levados para guerras e batalhas tão fortes ou sangrentas quanto. Quanto à forma que os homens da companhia de Jorg agiam digo o mesmo, nada mais natural e casado com a realidade. Exércitos pós vitória limpavam os perdedores, e em 99% das culturas as mulheres eram estupradas sem nem um leve tremor de consciência seja dos soldados quanto os líderes.

Lawrence nesse caso foi corajoso de levar para a página mais do que uma guerra de capa e espada, ele levou tudo, como se dissesse, "ok, vocês querem exércitos, cavaleiros, espadas, intrigas e sangue? Então terão de levar o pacote completo". As batalhas medievais eram mais do que sangrentas e a personalidade de Jorg é semelhante a muitas vista do passado. Suas ações não são nem de longe inexplicáveis ou sem propósito. Os capítulos finais foram surpreendentes, e o rumo que a história tomou da metade para frente me surpreendeu. Imaginei que já sabia o que viria desde os primeiros capítulos e me enganei, como me enganei. Para completar o final cheio de tensão o personagem encerra mais maduro, mais afiado e perspicaz, portanto mais perigoso e mais ardiloso.

Leitura que instiga e flui com naturalidade espantosa, fisgando o leitor desde começo, seja pelo personagem complexo e cheio de facetas, com mais nuances e camadas do que podemos supor ou pelos secundários tão ricos quanto ou pelo universo surpreendente onde a trama se passa. Um futuro longínquo da nossa própria realidade, nosso mundo, nossos personagens históricos. Lawrence consegue reviravoltas, tensão, sangue, batalhas como o prometido em toda fantasia, mas mais, um algo mais no tom da história, algo que instiga, perturba, excita e surpreende. A edição da Darkside está um espetáculo, capa dura como todo livro merece, fonte boa, diagramação e tradução cuidadosa fechando com uma ótima escolha de capa. Uma história que renderia um filme inesquecível se adaptado com fidelidade extrema. Recomendado a todos que procuram algo novo, algo que surpreende e que conquista, sombrio? Sim, se você acha o ser humano sombrio, se você acha nossa história sombria, sim. Intrigas, sangue, mortes, traições, o calor que move guerras e humanidade. Leiam, se surpreendam! Até mais!

Trilogia de Espinhos - Mark Lawrence
1- Prince Of Thorns
2- King Of Thorns
3- Emperor Of Thorns

10 comentários:

  1. Nunca tinha visto uma resenha desse livro. Parece ser muito bom!!
    A capa é bem sombria, deve ficar maravilhoso na estante.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Ok...vou ter que comprar. Tinha desanimado mas agora me animei novamente rs

    ResponderExcluir
  3. Como você separa as informações do livro da sua opinião? Me ensina a colocar as informações nessa caixa fofinha?

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga me indicou esse livro, falando muito bem. Depois disso fiquei com muita vontade, ele parece ser muito bom mesmo. Aposto que vou ficar horas lendo direto.

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo que lê fala muito bem dele, tava na dúvida de como seria por ser mais sombrio, mas adorei sua resenha, deu para ver que não é nada do que o povo exagerado falava, parece muito bom e interessante. Sem falar que é capa dura, demais. Vou ler sim, ainda mais que o segundo saiu agora. Ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu nem sabia direito sobre este livro, quando um amigo apareceu e me falou super bem dele, fiquei animadíssima para lê-lo, mas como estou economizando para a Bienal e o livro é bem caro, não terei condições de tê-lo no momento. Mas está anotadinho na minha lista de desejados. Eu gostei muito da parte que você fala das pessoas que criticaram negativamente a obra, você tem toda a razão, eu que gosto de História sei de tudo isso e acho que as pessoas deveriam "se informar" antes de criticar negativamente. Parabéns pela resenha, eu adorei! =)

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de fantasia, mas não aposto muito em fantasias sombrias porque eu sou muuuito medrosa, mas quem sabe um dia né? Livro de capa dura é lindo <3
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. A Dark Side sempre surpreende pelo acabamento impecável dos livros. Dá vontade de ter só pela beleza dele. E a história me interessou muito mesmo, o tema é um dos que mais me agradam, adoro livros que remetem à época medieval! Esse vou ler com certeza!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa, dá até vontade de comprar apesar de não ser o meu gênero esse livro. Parece ser muito bom! Já tinha visto antes o livro, mas não tinha parado para ler o enredo e nenhuma resenha a respeito. Já adicionei ele na minha lista!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom achar resenha dele aqui! Estava esperando por isso, estou lendo muita fantasia e essa é uma das que me deixou curiosa pelos comentários de todo mundo que era sombrio e forte, agora com a resenha finalmente conheci o livro, parece muito interessante e assustador de um jeito realista, já gostei só por seu comentário sobre o mundo e sobre a realidade. Ótima resenha, o livro me deixou mais curiosa ainda! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.