24/04/2014

Resenha - Outros Reinos


Nome: Outros Reinos
No Original: Other Kingdoms
Autor (a): Richard Matheson
Tradutor (a): Roberto Muggiati
Páginas: 322
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Famoso por sua série Meia-noite, o escritor Alex White, que adotou o nome Andrew Black, decide narrar uma experiência que beirou o surreal e aconteceu há 64 anos. A história inimaginável que ocorreu quando ele ainda era jovem é a mais pura verdade e mudou sua vida para sempre. Aos 18 anos, White, jovem soldado norte-americano, é ferido nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Em vez de voltar para os Estados Unidos, ele se muda para Gatford, na Inglaterra, tentando escapar de seu pai e de seu passado. A bucólica aldeia inglesa parece o lugar ideal para que sua alma e seu corpo fechem as cicatrizes de guerra. Mas dizem que as florestas ao redor da cidade são habitadas por espíritos levianos e até malévolos. Outros reinos apresenta uma trama onde a fantasia parece realidade, e os medos, anseios e arrependimentos do protagonista se misturam com o do leitor.  

Richard Matheson está entre a lista de autores muito elogiados e comentados, que por algum motivo impossível de entender nunca consegui ler. Ou porque nunca encontrei disponível quando procurei online ou porque o lançamento não foi muito chamativo. Seu sucesso mais conhecido, Eu Sou A Lenda, virou filme de Hollywood e agora a Bertrand traz um de seus últimos livros antes de falecer para o Brasil. Outros Reinos é uma história diferente do que eu esperava. Um relato intrigante, belo, mas que poderia ter sido algo mais do que foi.

Com 82 anos vividos, alguns livros lançados sob o pseudônimo Andrew Black e uma memória que começa a falhar, Alex White resolve contar algo que lhe aconteceu 64 anos atrás em um pequeno vilarejo em algum lugar no norte da Inglaterra. O ano era 1918, e com 18 anos o jovem Alex White acabou de ser dispensado do exército. Depois de servir na Primeira Guerra e viver dias terríveis em trincheiras horrorosas, Alex não se sente mais tão jovem. A melhor coisa que lhe aconteceu foi conhecer Harold Lightfoot, um rapaz diferente, de humor único e que lhe fez um último pedido: ir a Gatford, sua cidade natal. Alex nem sabe porque resolveu ir atrás da cidadezinha, mas sem vontade de encarar o pai ditatorial, ele chega na pequena aldeia. Um lugar pequeno, cercado por uma floresta antiga, com casas ainda de pedra e poucos habitantes. Alex vende a pepita de ouro que Harold lhe deu e aluga uma cabana que mais parece um bunker. Apesar dos avisos de Joe, o cara enviado para consertar a cabana, Alex arrisca a entrar na floresta e o que encontrou lá mudou toda sua vida. Lá Alex conheceu, Magda que todos chamavam de bruxa, e também teve contato com misteriosos seres que nunca sonhara existir, encontrou traição, mentiras, amor e felicidade.

A história se desenvolve a partir desse ponto e em forma de relato descobrimos o que Alex encontrou nas florestas de Gatford. A narrativa é marcada por comentários irônicos e mal-humorados de Alex. Enquanto nos leva ao seu passado ele comenta amargamente aqui e ali algumas passagens, além de sempre desdenhar do fato de ter se tornado um escritor de romance, horror paranormal. Sempre criticando sua maior série e rindo de seus erros no passado. Esse tom no começo me irritou. A ironia dele acerca de seu pai e de tudo me soou desnecessária ali nos capítulos iniciais, mas à medida que vamos acompanhando sua história esses comentários começaram a fazer mais sentido e até que renderam bons momentos.

Se por um lado é uma narrativa direta por outro o autor nos deixa cego sobre o que vai acontecer. Você passa capítulo a capítulo curioso para saber o que vai vir, e o que vai acontecer com Alex. Uma pista ali e uma dica aqui, mas apenas quando o livro se encaminhava para o final é que percebi a ideia geral do livro. A ambientação é um ponto que chama atenção, a floresta é belíssima e o protagonista deixa isso claro assim como fica visível a pesquisa que Matheson fez sobre as lendas, folclore e cultura por trás dos seres que ele utilizou na história. Alex é ora ótimo, ora irritante. O ponto do livro não é a fantasia ou o horror, é um relato, de uma história, acreditem ou não, de amor. Um amor impossível de se acreditar, mas que Alex viveu.

Leitura que flui em um ritmo todo próprio, se você for com muita pressa não irá apreciar a história de Alex. O autor tem um modo todo próprio de nos contar as experiências que Alex viveu e a despeito dos comentários irritantes do protagonista em diversos momentos me vi afeiçoada ao personagem ao final da história. Não é uma história que todo mundo vá apreciar, mas é rica e interessante ao seu modo. A edição da Bertrand está muito boa, fonte agradável e capa sóbria. Poderia facilmente ser adaptado já que casa muito bem com um roteiro. Recomendo a todos que procuram uma experiência nova de leitura. Um relato em primeira pessoa, uma história de vida, amor e assombro nas florestas da Inglaterra. Lendas e contos resgatados de forma única. Leiam e se surpreendam! Até mais!

9 comentários:

  1. Conheço "Eu sou a lenda" mas não fazia ideia de que era de Richard Matheson. Adoraria ler e conhecer um pouco mais sobre o autor. Já estou adicionando "Outros reinos" na minha lista. =)

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, e confesso que também nunca tinha visto essa capa antes.
    Mas apesar do que foi dito em tua resenha, eu não me interessei por ler este livro. Não me chamou a atenção, nem a parte que você disse que é uma história de amor.
    Mas quem sabe eu não me depare com ele e me surpreenda ao ler?

    A resenha está incrível.

    Até mais.
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já assisti Eu Sou A Lenda, não sabia que tinha o livro. Odeio quando isso acontece, igual com Eragon.
    Pretendo ler Outros Reinos, a capa é bonita e por causa da ambientação vou amar ele!
    Boa resenha.

    ResponderExcluir
  4. Parece demais, eu estava muito curiosa para ler sem nem saber do autor, fiquei mais agora com a resenha, romance com fadas, florestas e essas coisas sempre me agradam e é difícil de achar, gostei muito do que disse do personagem e seus comentários, gosto de livros assim ao contrário das outras pessoas. Adorei a resenha! Me deixou mais curiosa ainda! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas gostei do que li. Parece ser extremamente encantador e com uma beleza envolvente. Como o meu ritmo de leitura está meio devagar, creio que seria um livro o qual iria apreciar bastante.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha!! Não sabia que Eu sou a Lenda era um livro, a capa não me chamou a atenção, mas sou fã do filme e parece que esse livro segue o mesmo estilo. Acho que vale a pena conferir!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Uau esse livro deve ser de tirar o fôlego!! Gostei bastante da capa, e da sua resenha, não conhecia o livro ainda, mas agora fiquei bem curiosa pra saber o que acontece com Alex nessa tal floresta misteriosa.

    ResponderExcluir
  8. Li a sinopse e já me interessei, eu também ainda não tive a oportunidade de ler Richard Matheson. Fiquei curiosa sobre o que ele encontra na floresta, sei que você colocou que o mais importante do livro não é o sobrenatural, mas eu gosto disso. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito da sinopse quando vi você cadastrando no skoob e sabia que era do autor de Lenda, eles podiam fazer filme desse também, a capa era legal, mas só sua resenha me informou mesmo do livro, a capa podia ser melhor para combinar, adorei os temas, mais interessantes, sérios, parece um ótimo livro pela sua resenha! Ótima resenha!. Bjs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.