28/04/2014

Resenha - Once Upon A Time: Uma Antologia de Contos de Fadas


Nome: Once Upon A Time
No Original: Once Upon A Time
Autor (a): Jacob & Wilhelm Grimm, Kevin Tong
Tradutor (a): Elisa Campos
Páginas: 272
Editora: Planeta do Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Três palavrinhas que, depois de mais de dois séculos, ainda conseguem transportar os leitores para cenários de mistérios, intrigas e traição, vida e morte, amor e abandono. Em seu esforço para preservar a cultura popular, sem querer os Irmãos Grimm criaram um marco atemporal e eterno da literatura ocidental. Com este livro de contos de fadas, lindamente ilustrado por Kevin Tong, você poderá reencontrar as histórias e os personagens que aprendeu a amar. A antologia de contos de fadas que inspiraram os criadores da série de televisão Once Upon a time. Prefácio escrito pelos criadores da série.

A primeira história que li na minha vida foi um conto dos irmãos Grimm e desde criança que sou doida para encontrar a coletânea completa em português. Nunca aconteceu. Já vi sair coletâneas escolhidas, e a maioria com poucos contos. O livro completo ainda não saiu, mas para minha felicidade a Planeta lançou uma edição mais completa do que as demais. Com mais contos reunidos, uma edição em capa dura belíssima e ilustrações do artista Kevin Tong o livro vai encantar leitores de todas as idades.

Além de reunir contos famosos por suas adaptações na Disney como Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, o livro traz ainda contos que ainda não havia visto em outras coletâneas por aqui como é o caso de A Cobra Branca, João Fiel, O Pescador e Sua Esposa, A Amoreira, O Rei Barba de Melro, A Guardadora de Gansos e muitos outros. Alguns do que citei se destacam por seu humor e tom sombrio. Nessa coletânea a alternância entre os contos é um dos pontos marcantes. Passando de contos divertidos que chegam a ser infantis para contos com história sombria que chega a ser macabra, como é o caso de A Amoreira, que é uma versão estranha onde a mulher deseja uma criança "vermelha como o sangue e branca como a neve", mas não é Branca de Neve, é um menino que nasce e a história que se desenvolve daí é tão sombria quanto perturbadora.

Outra coisa importante em coletâneas de contos, principalmente com os contos dos Irmãos Grimm, é a tradução. A tradução nessa edição da Planeta flui bem e as escolhas para certos nomes e descrições funcionaram perfeitamente na maioria dos contos. Uma coisa que me incomodou mais uma vez é João e Maria. Ainda acho que todas as versões do Brasil deveriam ter mantido Hans e Gretel, principalmente as mais novas. Porém essa é uma preferência minha e pessoal. No conto João Prudente aparece João e Gretel, e não entendi porque usar um original e o outro não. Se era para diferenciar esse conto do outro mais conhecido achei desnecessário. Mas gostei do conto. Não conhecia e apesar dos nomes me diverti com a história.

As ilustrações de Kevin Tong dão um tom a mais ao livro. Em cada conto temos uma ilustrações finalizando ou iniciando a história, sendo que as ilustrações são sempre pensadas de forma inteligente. Tong não ilustra com algo clichê e sempre ligado a certo conto, ele consegue passar ao leitor através de uma ilustração diferente o conto em questão. Alguns deles se destacam pelo trocadilho da imagem ou pelo jogo de imagens. Muito criativo e que aliado ao resto da diagramação tornou a edição da Planeta ainda mais interessante. Fonte muito agradável, capa dura belamente adaptada e uma leitura rápida e deliciosa.

Recomendado a todos! Contos variados, que vão agradar leitores de todas as idades. Divertidos, sombrios, com humor leve ou sombrio, com personagens trapaceiros ou doces. Os contos reunidos vão trazer boas lembranças e marcar uma nova geração. Edição perfeita para um presente atemporal. Leiam e se encantem! Até mais!

11 comentários:

  1. Achei linda a capa, não sabia que era de contos dos irmãos Grimm, achei que era conto adaptado da série, mas parece bem legal, por serem os contos que inspiraram a série fiquei bem curiosa, adoro a série e pensando em ler, ainda mais que é capa dura. Adorei a resenha, me deixou curiosa! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Olha o que realmente me chamou atenção para vim correndo ler sua resenha foi a capa do livro. Eu simplesmente achei maravilhosa e também porque adoro livros que contém contos. Estou lendo um com alguns contos de cavaleiros e dragões e estou gostando de alguns. Muito bons.
    Esse livro me despertou interessante também. Espero poder gostar =]

    E um livro que estou querendo ler é esse que vc tá lendo...Como viver ETERNAMENTE.
    Estou super interessada. Deve ser um bom livro, porque todos estão falando muito bem dele, mas enfim. Espero que vc traga resenha logo e me chame =]

    Se cuida e saiba que já estou seguindo o seu blog tá?
    beijinhos e tenha uma boa semana

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    O que mais me encanta nesse livro é a capa, por isso, sem dúvida nenhuma eu irei lê-lo. Estou ansioso para conferir os contos que não conheço. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoraria ler esses contos.
    Eu assistir a serie, só que pariu há um tempinho. Mas acho que vou voltar a assistir!

    ResponderExcluir
  5. Achei linda a capa!! Quando vi também pensei que era alguma coisa relativa à série, mas agora que li a resenha fiquei louca pra ter esse livro!! Os contos dos irmãos Grimm marcaram minha infância e e trazem boas lembranças. Espero ter a oportunidade de ler para a minha filha e vê-la se encantar com eles, da mesma forma que me encantei quando era criança!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  6. Sou amante de um bom conto de fadas e nada melhor que os Irmãos Grimm <3
    Fiquei morrendo de vontade de ler o livro para depois embarcar na série.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  7. Caraa, que capa perfeita!! é muito linda, sem falar que amooo contos de fadas!! Essa seleção de contos deve estar maravilhosa, irei ler sem sombra de dúvida!!

    ResponderExcluir
  8. Estava "procurando" esse livro, queria muito ler os contos dos irmãos Grimm, que são tão bem falados! A capa é uma maravilha, e fiquei com vontade de assistir a série! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Perfeito! Sempre quis ler os contos, tanto pela série quanto pela tradição de ter crescido com desenhos disneys, sempre quis conhecer os originais e amei a capa, a edição e tudo, adorei a resenha, e mais por saber que tem conto que não conheço! Ótima resenha! Perfeita!

    ResponderExcluir
  10. Certos livros são inevitáveis gostar antes da capa do que do conteúdo. É claro que o conteúdo fica atrás, afinal, são os Grimm!!! Já tinha ouvido falar na série, mas nunca no livro.
    :)

    ResponderExcluir
  11. Onde posso comprar? Eu to louca procurando e não acho. ):

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.