18/04/2014

Resenha - Manuscritos do Mar Morto


Nome: Manuscritos do Mar Morto
No Original: Dead Sea Deception
Autor (a): Adam Blake
Tradutor (a): Camila Fernandes
Páginas: 480
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A ambiciosa policial Heather Kennedy está em seu trabalho mais difícil: seus métodos de investigação são criticados e ela está sendo assediada por colegas rancorosos porque não lhes dá atenção. Até que lhe é atribuída o que parece ser uma investigação de rotina, sobre a morte acidental de um professor da Faculdade Prince Regent, mas a autópsia deste caso volta com algumas descobertas incomuns: o inquérito vincula a morte deste professor às de outros historiadores que trabalharam juntos em um obscuro projeto sobre um manuscrito do início da Era Cristã. Em seu escritório, Kennedy segue com sua investigação e logo se preocupa com o rumo para onde está sendo levada. Mas ela não está sozinha em sua apreensão. O ex-mercenário Leo Tillman — seu futuro parceiro — também tem angustiantes informações sobre estes crimes. E sobre a misteriosa organização mundial a que os crimes se relacionam… Escondido entre os pergaminhos do Mar Morto, um códice mortal pretende desvendar os segredos que envolvem a morte de Jesus Cristo. Entre um terrível acidente de avião no deserto americano, um brutal assassinato na Universidade de Londres e uma cidade-fantasma no México.

Um dos raros livros que fiquei sabendo sobre o lançamento muito perto da data, Manuscritos do Mar Morto faz parte de um gênero que nunca decidi se amo ou se odeio. É estranho dizer que tenho uma vontade imensa de ler os livros quando eles são lançados, mas muitas vezes me decepciona com o que encontro. É sempre assim com livros de tramas que envolvem conspirações religiosas e históricas. A história de Adam Blake que dá início a série não é diferente. Comecei, ao mesmo tempo, curiosa e com o pé atrás. Dessa vez a surpresa foi boa. Uma história ágil, bem construída e que consegue manter o suspense.

Kennedy está em uma péssima fase na sua carreira como policial. Depois de falar a verdade em um relatório e contradizer seus companheiros, Kennedy é vista como uma pária e está sob investigação. Por isso quando a irmã de um professor universitário que rolou escada abaixo insiste para a polícia dar mais uma conferida no caso, seu superior passa o caso para Kennedy. Ela sabe que o caso não vai dar em nada, um típico abacaxi passado a ela apenas para constrangê-la ainda mais. O que ela não imaginava é encontrar provas contundentes que o professor não rolou a escada por acidente. Com pouca observação Kennedy percebe que a polícia fez um trabalho porco na cena do crime, deduzindo logo que a vítima rolou a escada apenas por estar caído no pé de uma. Kennedy descobre que o professor estava traduzindo um obscuro manuscrito descoberto no mar morto. Um manuscrito que ninguém considerava algo sério. Quando o parceiro de Kennedy, um jovem policial descobre que outros acadêmicos haviam morrido de forma duvidosa, acidentes, suicídios e quedas, Kennedy começa a acreditar que há algo muito mais estranho por trás desse caso. Do outro lado da trama conhecemos Leo Tillman, um homem que há mais de uma década busca respostas para o sumiço de sua mulher e filhos. Depois de servir no exército e adquirir as habilidades necessárias, Leo partiu em busca do único nome que conseguiu ao longo desses anos. Um nome que também está na investigação de Kennedy, e levará o caminho dos dois a se unir em uma perigosa busca. De uma casa cheia de arquivos a queda de um avião dos Estados Unidos. Pelo mundo e pela história. Sobreviverão eles a essa caçada?

A premissa pode parecer comum dentro do gênero, mas à medida que os capítulos passam Blake revela ao leitor uma trama mais intricada e inovadora do que parece à primeira vista. Desde o começo tentei adivinhar o que viria e não passei nem perto da verdade. A imprevisibilidade da trama aliada a dois protagonistas interessantes torna a história muito instigante. A curiosidade de descobrir o que está acontecendo mantém o leitor preso a narrativa, que é, ágil e tensa. A narrativa é dividida entre vários pontos de vista, com destaque para os de Kennedy e Tillman, o que torna o ritmo mais agradável visto que os dois são personagens com modo de pensar bem diferente.

A ambientação é vasta e um dos fatores que gostei no livro, passando de alguns lugares pelo mundo e com destaque para o Reino Unido o autor leva o leitor pelos meandros de sua história. O ar de mistério por trás de cada capítulo narrado pelos misteriosos perseguidores de Tillman deixam o leitor mais tenso e curioso em busca pelas respostas. A ideia por trás de toda a trama é macabra e muito estranha. Não vou dar mais detalhes para não estragar a surpresa, mas Blake construiu uma história muito interessante para fundo de sua trama. O fim foi carregado de ação e tensão como todo thriller, deixando ainda pontas para o segundo livro que estou curiosa para descobrir onde vão terminar.

Leitura rápida, intrigante e imprevisível. Adam Blake se mostra um excelente construtor de tramas. Sua escrita é perspicaz e fluida, deixando nas entrelinhas mais do que aparenta e conquistando o leitor desde o começo, o que é importante para um thriller nesse estilo. A edição da Novo Conceito está ótima, mas é uma pena ver a capa do livro alterada e impossível de casar com o segundo livro. Como todo thriller envolvendo história, assassinatos e religião o livro renderia um ótimo filme. Recomendo a todos os fãs do gênero e também aos que querem conhecer, já que o livro mescla investigação com todo o mistério. Mistérios, intrigas, segredos milenares e ótimos personagens. Leiam! Até mais!

Leo Tillman & Heather Kennedy - Adam Blake
1- Manuscritos do Mar Morto
2- O Código do Apocalipse
3- Sem Título Ainda

7 comentários:

  1. Amo livros policiais, e esse parece ser um dos melhores, todo mundo fala bem dele. Só não gostei muito da capa, e também pena que não casa com o 2°. Mas vou ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de livros policiais, mas lendo a sua resenha até que fiquei com vontade de ler o livro. E também achei que a capa não teve muito a ver com o enredo da história.

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei da capa e por esse motivo não me interessei de forma alguma por este livro até ler essa resenha, eu sinceramente acreditava que era mais um livro policial, mas não, parece ser único, já está na lista.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Adoro Thrillers policiais :D esse parece ser bastante interessante. Eu realmente não me importo com a capa, a não ser que ela realmente não tenha nada a ver com o livro, mas é por ela que se tem a primeira impressão do livro e por ela que entrei pra ver essa resenha (além do nome).
    Emfim, esse livro vai pra minha lista. :)

    ResponderExcluir
  5. Já li muito livro de thriller com religião, conspiração e essas coisas e não sabia que esse também era, não gosto da capa, mas adorei o que disse na resenha, os personagens parecem ótimos e o que você falou da trama me deixou muito curiosa para saber o que vem na história. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  6. Não gostei da capa e a sinopse também não me chamou a atenção. Nunca fui fã de livros com conspirações religiosas e históricas e mesmo você dizendo que esse foi uma boa surpresa, não acho que leria.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa para ler esse livro. Eu tenho ele aqui na minha estante, mas ainda está na fila de espera para futuras leituras, já que me falta tempo.
    Na primeira vez que vi o livro não dei muito por ele, só quando vi a sinopse que me interessei bastante.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.