19/04/2014

Resenha - Filha da Floresta


Nome: Filha da Floresta
No Original: Daughter Of The Forest
Autor (a): Juliet Marillier
Tradutor (a): Yma Vick
Páginas: 616
Editora: Butterfly
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da Natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos. O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Os invasores da floresta, os salteadores de além-mar, os bretões e os vikings, estão todos decididos a destruir este lindo paraíso. Porém, o mais urgente para os guardiões de Sevenwaters é destruir o mal sombrio que se introduziu em seu domínio: Lady Oonagh, uma feiticeira, bela como o dia, mas com um coração negro como a noite. Landy Oonagh conquista Lorde Colum, mas não consegue encantar a prudente Sorcha e seus bravos irmãos. Frustrada por não conseguir destruir a família, ela aprisiona os jovens guerreiros com um feitiço que somente a força silenciosa de Sorcha pode quebrar.

Tida como uma das melhores autoras de fantasia e com um vasto número de livros, Juliet Marillier é, infelizmente, um nome pouco visto aqui no Brasil por isso quando a Butterfly lançou o primeiro da série Sevenwaters agarrei a oportunidade de ler sua história. O universo apresentado por Marillier é mais um resgate da mitologia celta, dos contos e do folclore da Irlanda do que uma fantasia propriamente dita.

Não vou falar muito da história porque a sinopse já passa bastante da história. Sorcha é a irmã mais nova de seis irmãos e o domínio de sua família, Sevenwaters, é um lugar estranho para seus próprios conterrâneos. Só quem nasce em Sevenwaters entende a força da floresta e os segredos que a terra esconde. Até mesmo os aliados de seu pai têm dificuldade no terreno. Sorcha e seus irmãos sempre admiraram isso, e amavam o lugar onde moravam. Unidos de forma extraordinária desde que a mãe morrera, os sete vê suas vidas mudar quando começam a crescer. Cada um seguindo suas funções, mas ainda unidos em uma amizade. Quando seu pai retorna para casa com Lady Oonagh pouco a pouco Sorcha começa a ver seus irmãos agindo como nunca agiram. Os irmãos começam a brigar entre si, sentimentos como inveja, ciúmes e raiva começam a emergir. Mas seja quem for, Oonagh subestima a força que une os sete irmãos. Sorcha e eles resistem cada um à sua maneira ao poder que a mulher exerce sobre todos. Quando em uma noite terrível Lady Oonagh cansa de tentar submeter os irmãos a sua vontade e os sete falham em conseguir expulsá-la de Sevenwaters os 6 são transformados em belos cisnes e a Sorcha só restar fugir. Quando a Dama da Floresta mostra um caminho doloroso e árduo para salvar seus irmãos Sorcha aceita. Atravessando dor, sofrimentos, solidão e medo, Sorcha lutará para cumprir sua parte e libertar seus irmãos.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolveu sua história. A ideia por trás do livro vem de pelo menos dois contos conhecidos, uma versão reunida nos contos dos irmãos Grimm e outra nos contos de Hans Christian Andersen. O conto da jovem princesa que teve seus irmãos aprisionados como cisnes, ou corvos aparece em ambas as coletâneas e achei fantástico a ideia de autora de reconstruir o conto, com mais profundidade e emoções. Os personagens são cativantes e a história tem passagens que fará o leitor sofrer e torcer por eles. A autora consegue uma história que instiga e envolve em todos os aspectos, coisa que poucos autores conseguem.

Marillier retrata um lugar belíssimo e ancestral, com personagens fortes e que se mostram únicos com o passar da trama. Uma trama interessante, marcada por momentos forte e personagens de força. É um casamento perfeito, que equilibra narrativa fluida, descrições sem exageros e emoções na dose certa. Na parte final esperei mais de algumas cenas, mas nada que atrapalhe a história. São apenas detalhes que gostaria que a autora tivesse mostrado ao invés de esconder. Mostrou com detalhes uma cena horrível e deixou uma cena sem descrição nenhuma. Se você ler vai entender. O fim foi ótimo, tenso, com ação e emoções a flor da pele.

Uma leitura rápida, que vai mexer com o leitor e que vai além das limitações descritivas do gênero. Gostei muito da forma que Juliet Marillier entrelaça mitologia céltica e cultura usando a história real de conflitos entre os povos do que hoje é a Irlanda e os bretões do atual Reino Unido na trama. É sempre ótimo conhecer coisas novas ao mesmo tempo em que se acompanha uma ótima história. A edição da Butterfly está ótima. A fonte é muito agradável, a diagramação bonita e adorei a capa. Uma história que renderia um filme ótimo, sombrio, angustiante e belo. Recomendo a todos que tem curiosidade de ler fantasias, mas ao mesmo tempo querem algo mais palpável. É uma mistura de mundo real, história, folclore e cultura da Irlanda. Com personagens fortes carregados de sentimentos e emoções. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Sevenwaters - Juliet Marillier
1- Filha da Floresta
2- Filho das Sombras
3- Filha da Profecia
4- Heir to Sevenwaters
5- Seer of Sevenwaters
6- Flame of Sevenwaters

17 comentários:

  1. Confesso que essa tua resenha me deixou um tanto curiosa, sou apaixonada por livros desse tipo, sabe? E é literatura brasileira, mesmo? :O Nunca tive muita Fé na literatura brasileira, é só agora que tenho descoberto livros brasileiros interessantes, tais como Fazendo Meu Filme e Resgate de Amor (esse no ano passado, mas não deixa de ser recente). Amei a resenha!
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  2. Essa autora parece ser ótima, vou ler todos os livros dela. Vlw pela indicação!
    Tenho certeza de que vou amar essa fantasia, e já li o conto da moça que salva os irmãos que viraram corvos. E, mesmo o livro sendo um tijolo, não vai incomodar!
    Amei a resenha! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito curiosa com essa história porque gosto muito de temas celtas e tenho uma proximidade muito grande com a natureza.

    Mas confesso que achei um absurdo a moça que escreveu no comentário que não tem "fé" na literatura brasileira,uma das melhores coisas feitas no nosso país! Fora que ela mal leu o seu texto para ver que Filha da Floresta é um livro traduzido, não é brasileiro. -_-

    beijos, Renata
    www.agua-marinha.net

    ResponderExcluir
  4. Sério que a autora é brasileira? Ultimamente tenho feito uma "maratona nacional" e pesquisado sobre alguns livros do nosso país e marcando na minha lista para ler. Simplesmente amei a capa do livro, é muito linda. Assim como enredo que chamou a minha atenção. Adoro livros com fantasias!

    ResponderExcluir
  5. Ai que belo! Sou apaixonada por mitologia, todas são lindas e merecem ser lidas. Até hoje não me recordo de ter lido algo sobre a mitologia celta e o livro parece ser perfeito para que eu possa explorar esse mundo tão cheio de magia e encantos.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se achar que mereço e se o desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, não fazia ideia que era baseado em um conto! Muito legal, deu até vontade de ver outros contos virando livros completos e com mais coisas do que o felizes para sempre. Gostei da resenha e fiquei muito curiosa, parece ótimo, melhor do que achava.

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  8. Resenha muito boa. Esse é um dos meus livros favoritos e a resenha foi bem fiel quando a magia, o encanto da série bem como a relação entre os irmãos de Sevenwaters. Só acho q a Juliet Marillier nesse livro demora um pouco pra começar a história. Ela quer a presentar o mundo e a família da Sorcha para os leitores e por conta disso enredo fica meio parado no começo.
    Mas o livro é maravilhoso e eu sempre recomendo.
    Enfim, fiquei muito feliz em ver essa resenha aqui por que a série não é muito conhecida no Brasil, quem sabe assim ajude na divulgação.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Capa linda para começar, adoro o verde, não sabia que não era bem fantasia, parece uma história ótima, triste e emocionante ao mesmo tempo, e o que falou do mundo me deixou muito curiosa, do conto também. Não fazia do que era o livro e adorei conhecer, muito. Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha de resenha. Um romance com sobrenatural é a minha cara!! E ainda mais de uma autora nacional?? Esse com certeza não posso perder! A capa é linda e só aguça ainda mais a curiosidade. Concordo que o enredo daria um belo filme. Estou ansiosa pra conferir essa história.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  11. Linda capa, só por isso já fiquei com vontade de ler, e por ser de fantasia acho que vai ser bem diferente das que eu já li. Gosto dessa mistura fantasia, seres encantados, contos de fadas em fim...
    O livro parece ser ótimo! *-*

    ResponderExcluir
  12. Eu sou simplesmente apaixonada por este livro. Ele me tocou tanto com sua história simples e mágica!! *--* Não sei porque esperei tanto para ler este livro, é magnifico!
    Um dos melhores livros que já li.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Não tinha conhecimento sobre o livro e nem da autora. Entretanto, adorei a sinopse e, igualmente, a capa, uma vez que essa está bem misteriosa. Sobre a resenha, gostei dos pontos que foram tocados e espero ler essa obra o mais rápido possível.

    Abraços,
    Gustavo Demétrio

    ResponderExcluir
  14. Sempre que vou a alguma livraria e vejo esse livro penso em leva-lo para casa..mas sempre acabo escolhendo outro e deixando ele para trás. Amei ler sua resenha e saber que você deu a ele 5 estrelas..tenho certeza então que irei me surpreender..com certeza da proxima ele vem pra casa..rsrs

    ResponderExcluir
  15. Tenho esse livro em PDF mas nunca o li....
    Só soube que ele faz parte de uma série por conta da sua resenha. E pelo jeito é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  16. Meus amigos já me indicaram o livro, nunca pensei em realmente lê-lo, mas agora, com a sua resenha fiquei muito curiosa! Com certeza irei ler, bjs.

    ResponderExcluir
  17. Não gostei muito da história do livro, simplesmente não me chamou atenção. Por isso não leria.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.