21/04/2014

Resenha - Alvorada dos Aspectos


Nome: Alvorada dos Aspectos
No Original: Dawn Of The Aspects
Autor (a): Richard A. Knaak
Tradutor (a): Bruno Galiza
Páginas: 336
Editora: Galera
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A incerteza aflinge os guardiões de Azeroth enquanto lutam para encontrar um novo propósito. O dilema preocupa Kalecgos de forma especialmente intensa. Tendo perdido seus poderes, o mais jovem dos antigos Aspectos Dragônicos precisa entender como ele - ou qualquer um de sua espécie - pode fazer alguma diferença na ordem das coisas. A resposta está no passado remoto, quando bestas selvagens chamadas protodracos governavam os céus. Por meio de um misterioso artefato encontrado perto do coração de Nortúndria, Kalecgos testemunho esta violenta era e a surpreendente história dos Aspectos originais: Alextrasza, Ysera, Malygos, Neltharion e Nozdormu. Em sua mais primitiva forma, os futuros protetores de Azeroth precisam se unir contra Galakrond, uma criatura nefasta que ameaça a existência de sua espécie. Mas esses simples protodracos teriam sido capazes de enfrentar tal adversário sozinhos... ou um poder desconhecido os ajudara? Teriam recebido a força pela qual se tornaram lendários? Ou a conquistaram com sangue? As respostas estão ao alcance de Kalecgos. E essas revelações vão mudar tudo o que ele acreditava saber sobre os eventos que levaram... à Alvorada dos Aspectos.

Faz muitos anos que já tinha aceitado o fato de que se quisesse ler os livros baseados em World of Warcraft teria de ser em inglês, por isso quando a Galera começou a lançar a série fiquei muito feliz depois de superar que não seria na ordem cronológica. Antes fora de ordem do que nada não é mesmo? Entre meus personagens favoritos de Azeroth estão as revoadas dragônicas e foi fantástico conhecer a verdadeira dos aspectos. Knaak faz um ótimo trabalho de modo geral, com umas partes melhores do que as outras.

Antes de qualquer coisa você precisa saber que o livro foi lançado originalmente em cinco partes digitais que após o lançamento do último ganhou uma versão física e por isso falei que algumas partes são melhores do que as outras. A história se passa entre Marés da Guerra e Sombras da Horda, quando Kalec ainda procura uma forma de mostrar aos ex-aspectos que mesmo sem seus dons Azeroth ainda precisa deles como protetores. Depois de um encontro desastroso no Repouso das Serpes entre os líderes das revoadas Kalec estava voltando para o Nexus, lar a revoada azul quando sentiu algo vindo do norte, do vasto congelado campo, último repouso de muitos dragões. A energia vinha de um corpo que assustou até mesmo Kalec, os restos de Galakrond, o pai dos dragões. O que Kalec encontra lá é um artefato, octogonal e que emanava uma aura lavanda e que gerou visões estranhas. Satisfeito por ter algo para investigar ao invés de ficar pensando na fracassada reunião dos ex-aspectos, Kalec levou o artefato para o Nexus, mas chegando lá mal teve tempo de pensar quando foi engolido por uma escuridão avassaladora. Pior foi acordar e se ver preso a uma situação única. Estava no corpo de Malygos, na consciência do primeiro aspecto da revoada azul e o que via era um passado muito distante, antes mesmo de Malygos ser feito um aspecto pelos titãs. Kalec acompanhava a vida de Malygos, identificando ainda Ysera, Alextrasza e os outros ainda como protodracos. Kalec fica fascinando, mas ao mesmo tempo assustado com o poder do artefato. Sem avisos ou preparo o artefato o engole e o desperta dessas estranhas visões. O que ele vivencia através dos olhos de Malygos mudará tudo o que sempre soubera sobre a origem dos Aspectos além de dar a chave para resgatar o espírito de luta e proteção dos ex-aspectos.

A premissa é essa e mesmo para quem não acompanha o jogo o livro é uma ótima leitura. Conheça a origem dos cinco Aspectos que por milênios zelaram pelo mundo de Azeroth. Como cinco protodracos pequenos, sem muito recursos derrotaram um inimigo muito além de suas forças e mudaram para sempre a história de Azeroth. A narrativa de Knaak muda de ritmo de acordo com a parte da história. Enquanto temos Kalec no passado o ritmo é forte e bastante fluido. Já no presente a história fica mais confusa. O autor não colocou muito bem a reação do dragão azul diante do artefato. Kalec é muito inteligente e acredito que teria lidado melhor com o artefato do que o autor passou ao leitor.

Um ponto que merece destaque e que gostei muito no livro foi a ambientação e as descrições, tanto das lutas quanto dos protodracos. Knaak faz um belo trabalho conseguindo mergulhar o leitor em cada detalhe e nuance desses seres incríveis que são os dragões de Azeroth. A visão do autor de Galakrond e das batalhas incríveis lutadas no passado é épica e impressionante. Foi impossível não ficar admirado com o tamanho de Galakrond e o ritmo de destruição apavorante que ele causara. Mais legal ainda foi ver como os cinco dragões que conhecemos há tempos lutaram antes de ser Aspectos e antes de deterem os poderes de cada um. Muito bom ver o entrosamento de Malygos, Ysera, Alextrasza, Neltharion e Nozdormu antes de tudo o que sabemos acontecer. Antes das traições e das decepções, antes da amizade acabar.

Leitura rápida, que desenvolve muito bem uma história ótima, dando um passado a altura para a origem dos cinco dragões aspectos. Deixando ainda esperança de que os cinco consigam lidar melhor com a perda de suas funções. A abordagem de Richard A. Knaak é bem fiel aos outros livros que li de World Of Warcraft e espero ler outros livros dele. A edição da Galera está ótima, fonte agradável, boa diagramação e capa muito bem adaptada. Ficou lindo o tom do livro. Recomendo a todos os fãs da série claro, mas também para quem gosta de histórias de dragões. É uma história épica, com cenas de ação fortes e criaturas fascinantes. Leiam e se surpreendam com os dragões de Azeroth! Até mais!

8 comentários:

  1. Ainda não conhecia o autor e nem essa serie. Mas achei bem diferente e só de ler a resenha já imaginei como seria ter uma adaptação desse livro. Iria ficar incrível!

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin,
    Já tinha visto os livros da série em alguns lugares, mas saber que é série me deixou desanimada e agora que sei que não foram lançados na ordem correta foi mais um ponto contra.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi! Sempre quis comprar os livros de WoW, mas ainda não porque queria jogar antes, e ainda desenima de baixar o jogo, gosto muito de games, e todo mundo já disse que se eu começar não paro mais, a história é ótima, conheço bastante porque tenho amigo viciado em WoW, gostei muito da resenha fiquei foi mais curiosa. Preciso de animo para baixar o jogo.

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum desses livros ainda, já vi algumas resenhas, mas as suas são sempre as mais empolgadas, fiquei até com vontade de ler, gosto muito de dragões e talvez eu comece por esse, a capa tem uma cor linda, quem sabe começo a ler livros de games mesmo sem jogar? Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito desse tipo de leitura. Confesso que não conhecia o livro e nem o autor e gostei muito do que li em sua resenha. Já anotei para leitura futura.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esses livros, mas depois de tantos elogios fiquei até com vontade de ler!! rsrs Vou comprar os livros e recomendar o jogo para o maridão jogar, assim conheço a história dos games tb.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Já tinha conhecimento desse livro e, depois de tantas resenhas positivas, acho que irei dar uma chance para ele e os da mesma série. Adorei a resenha!!

    Abraços,
    Gustavo Demétrio

    ResponderExcluir
  8. Tava super curiosa com esse livro porque na divulgação você comentou que era de dragão e eu adoro dragões. Não conheço muito do jogo, mas fiquei depois dos livros, e essa capa é linda, tá na lista de desejados e agora com a resenha preciso ler! Batalha com dragões? Poucos livros que li teve isso, adorei! Ótima resenha! Bjs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.