10/03/2014

Resenha - Recomeço


Nome: Recomeço
No Original: Revived
Autor (a): Cat Patrick
Tradutor (a): Rachel Agavino
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Dez anos depois, Daisy, agora com quinze, já morreu outras quatro vezes. A cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. É ao chegar à cidade de Omaha - então com a identidade de Daisy West - que ela conhece Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade. Enquanto tenta criar raízes em mais um lar, ela começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço, e, quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo - e tudo no ela que acredita - é uma grande mentira. 

Desde que li o primeiro livro da autora lançado por aqui estava torcendo para que a Intrínseca continuasse a lançar outros livros da autora Cat Patrick. Numa mistura comum nos dias de hoje, a autora lança livros avulsos que passeiam com naturalidade entre o jovem adulto e a ficção-científica. Fugindo de adentrar no lucrativo mundo das trilogias e séries, Patrick mais uma vez surpreende o leitor com uma história leve, com bons personagens e uma trama inovadora. Conheçam Recomeço.

Daisy acaba de morrer. Não era para ter acontecido de novo, mas por causa de um esquecimento Daisy Appleby acaba de se tornar Daisy West. Abelhas mais uma vez. Daisy está acostumada a se mudar e a não ter laços, por isso a muda para Omaha é apenas mais uma. Ou assim ela pensava até conhecer em seu primeiro dia de aula, Audrey. Audrey tem gostos parecidos com o dela e é muito simpática. Decida a não ser a garota que se mistura, mas com medo Daisy reluta em se aproximar, mas acaba conquistada pela luz de Audrey e pelo seu jeito, assim como pelo seu irmão, Matt. Daisy está feliz com sua nova vida quando num passeio no shopping ela reconhece Nora, uma garota que estudou com ela na sua vida anterior. Assustada, Daisy conta tudo a Mason, o agente com quem vive e que se passa por seu pai, sem saber que isso mudaria tudo. Quando Daisy descobre o segredo de Audrey, arrasada acaba contando tudo a Matt e decide saber mais sobre as outras crianças que estava no ônibus que deu início ao programa Recomeço. Mas ao contrário do que esperava o programa parece ter mais casos do que ela pensava e com propósitos bem diferentes do que ela imaginou...

É a partir dessa premissa que Cat Patrick construiu sua história, acompanhando o ponto de vista de Daisy o leitor é levado através de uma trama jovem adulto com toques de ficção-científica, que se desenrola em torno de como a vida de uma pessoa pode ser alterada e manipulada por segredos. A narrativa de Patrick continua fluida e gostosa de acompanhar, bastante leve e despreocupada a autora encaixa o crescimento da personagem em meio ao desenvolvimento em torno do projeto de forma a focar nas mudanças na vida de Daisy. Isso pode não agradar quem esperava um foco maior na ficção-científica, mas acaba funcionando muito bem para quem espera um jovem adulto leve, com bons personagens e uma história criativa.

Daisy tem seus altos e baixos durante a narração, por horas me senti cativada por ela e por seus problemas, mas em algumas pequenas passagens desejei que ela fosse mais sensata ou esperta. Se por um lado eu esperava que Patrick investisse mais no programa Recomeço e nos seus segredos por outro gostei muito do tom da história e do desenvolvimento das relações de Daisy. Foi muito bom acompanhar uma garota que cresceu se isolando do mundo e vivendo uma vida de faz de contas entrando no mundo, conhecendo novas pessoas e experimentando. A história criada por Patrick é mais sobre sair de sua zona de conforto do que sobre projetos secretos, e ela soube equilibrar bem para conseguir um fim com ação, tensão e uma boa conclusão para Daisy.

A leitura é rápida e agradável, nos instiga de forma natural e surpreende pelo tom e pelos temas. Cat Patrick mais uma vez conseguiu uma história criativa, inovadora e com personagens que cativam. A edição da Intrínseca está ótima, desde a fonte até a capa escolhida para casar com o outro da autora e também tradução cuidadosa. A história do programa e de Daisy renderia um filme bastante diferente se adaptado fielmente. Ficaria ótimo. Recomendado a todos que procuram um jovem adulto diferente, com um tema inovador por trás dos personagens e uma narrativa bem gostosa, com romance, segredos e traições. Leiam! Até mais!

25 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Não conhecia esse livro ainda, e nem havia ouvido falar da autora.
    Li sua resenha e achei muito interessante. Claaro que entrou para a minha lista de livros desejados! :DD

    Beijos,
    Rafa Mello-Eu + Livros
    www.eumaislivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! Amei o primeiro livro da autora e quero muito ler esse, gostei da resenha e gostei do que disse sobre ser dosado mais para YA do que para o outro tema, a capa é linda e gostei muito da resenha, já estou ansiosa para ler.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  3. Já li outras resenhas deste livro e todas falam de como agradável é a leitura. Quem sabe leio mais para frente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me chamou a atenção pela capa, bem legal!
    Parece ser bastante criativo, como você disse, inovador.
    Ainda bem que a autora fugiu de séries, fica melhor assim.
    Esse "negoço" de morrer e ser outra pessoa me lembrou de Todo Dia, do David Levithan.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que era da Cat Patrick não, que burra! Nem liguei o estilo da capa ao outro, agora que sei e li sua resenha fiquei com mais vontade de ler, gostei muito de Deslembrança e essa história parece tão boa quanto, apesar do que falou fiquei curiosa com o lado científico. Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  6. É bom ler algo que não tenha uma séria ou trilogia envolvida, apenas pra relaxar e parece que a autora consegue isso direitinho, fiquei com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não imaginaria que o livro teria um toque de ficção científica na trama! Assim parece bem mais interessante mesmo. E que bom que a autora não seguiu a moda das trilogias, né? rs...

    Luciana M.

    ResponderExcluir
  8. O primeiro da autora é um dos meus favoritos e estava contando que a Intrínseca não ia lançar mais nada da autora, por isso foi um choque ver o livro, parece ainda melhor do o Deslembrança, adorei o que disse do tema e mais ainda saber que o foco é bem leve, mas ainda muito bom. Adorei a resenha. Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Achei sua resenha muito legal. Já tinha visto a capa do livro mas não tinha lido nada a respeito até agora. Gostei e já anotei para leitura posterior.

    ResponderExcluir
  10. Logo quando soube do lançamento do livro eu li a sinopse mas não fiquei muito entusiasmada para ler porém depois vi vários blogs comentando sobre o livro e também fazendo resenhas e li algumas, a partir desse momento comecei a admirar mais o livro e me vi curiosa para lê-lo, espero poder ler logo pois o livro me cativou de uma maneira bem legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! A Intriseca nunca deixa a desejar, tanto em conteúdo, tanto nas capas!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive a oportunidade de conhecer as obras da autora, mas já ouvi falar desse livro e ele despertou uma certa curiosidade.A capa é bem legal, a Intrínseca nunca deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  15. O livro me chamou a atenção principalmente pela capa (sou apaixonada por capas de livros),depois de ler a resenha a vontade de ter o livro aumentou,

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    O que chamou a minha atenção logo de cara sobre esse livro foi a capa, gostei bastante das cores e da posição da garota... Agora, com a sua resenha, fiquei muito curiosa, parece ser um livro ótimo!
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei um livro criativo, diferente e bem interessante. Acho que seria uma leitura muito gostosa de se fazer, e a história me pareceu muito boa - principalmente pelo seu lado diferente dos outros livros. Acho que iria adorar, e me senti bem curiosa. Nunca li nenhum livro da autora, mas arriscaria esse sem problema algum rs, bela resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oi! A capa é linda, já li o outro da autora e gostei muito, e agora pela sua resenha sei que vou amar esse também, a personagem e a história tem cara ótima e fiquei muito curiosa sobre o tal projetos secreto, gostei da resenha e do modo que colocou tudo, já me conquistou. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  19. Achei essa trama super interessante. Não sabia que tinha essa pitada de ficção científica, e acabei ficando mais curioso pra ler. Outras coisas que me agradaram foram a originalidade e criatividade da autora. Conseguiu se destacar em um gênero que está repleto de "mais do mesmo". Espero ler em breve.

    Esse livro é praticamente uma edição para colecionadores, hein?!?!
    Gosto desses contos entre volumes, pois além de matar um pouco das saudades das personagens, nos fazem entender um pouco mais a trama, pois, geralmente são narrados por outras personagens interessantes. Além disso, tem essa entrevista com a autora. Gosto de saber o que os autores estavam pensando ao escrever suas obras.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Paree que esse livro é muito interessante, gostei da capa e do nome (duas das coisas que mais me agradam em um livro) nunca li nenhum livro desse autor, mas td mundo ta falando que ele é muito bom, estou louca para ler...

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho uma amiga que já leu um livro da Cat (se não me engano foi esse mesmo) e ela achou bom e me recomendou, quero tanto! Ainda porque ela só recomenda livros bons xD E também nunca li um desse gênero, então... coisas novas são sempre bem vindas (:

    ResponderExcluir
  22. Quero esse livro porque uma amiga minha recomendou, ela gostou da Cat e tal... Estou com uma lista enorme de livros e já tá chegando na vez desse, quero muito! Parece muito bom!

    ResponderExcluir
  23. Vi sobre esse livro em um site mas não me chamou tanta atenção... Agora que li a resenha entrou para a minha lista de leitura, haha
    Adoro esse tipo de história!!
    Não conheço a autora e espero que o seu modo de escrever me cative, hehe :)
    Bjo, Vanessa *_*

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha ouvido falar do livro ,mas já amei a capa e a sinopse..sua resenha foi ótima..Me fez querer o livro o mais rápido possível. Com certeza vai pra lista dos desejados urgentemente.

    bjs e sucesso ao blog

    ResponderExcluir
  25. Já li outro livro da autora "Deslembrança" e gostei bastante imagino que esse seja tão bom quanto o outro. A capa é linda, espero ler com certeza!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.