15/03/2014

Cia dos Livros - Garota Interrompida



Esta história ambientada nos Estados Unidos da década de 1960 ficou conhecida pelo grande público a partir da sua versão para o cinema de 1999, com Winona Ryder e Angelina Jolie interpretando as personagens principais.

No longa Winona interpreta Susanna Kaysen, autora do livro de memórias que, aos 18 anos, foi diagnosticada como portadora de Transtorno Limítrofe e passou dois anos de sua vida internada em um hospital psiquiátrico. Como os outros da época, este hospital apresentava métodos de diagnóstico e tratamento controversos. O livro, além de levantar essas questões,  retrata o relacionamento de Susanna com as demais pacientes internadas, do ponto de vista da própria autora, e nos ambienta sobre como as dificuldades de adaptação ao meio eram encaradas naquele tempo.


Sem possuir uma narrativa linear, Garota Interrompida nos faz pensar sobre o que é de fato normal, ao nos colocar sob a realidade da narradora e também lembrar que o próprio hospital em que ela se interna foi frequentado por grandes artistas como Sylvia Plath e Robert Lowell.

Leitura densa, mas obrigatória, Garota Interrompida faz parte da lista de títulos que valem a pena ler aoro e assistir ao filme, pois uma obra completa o entendimento da outra.

Cia dos Livros


Garota, Interrompida, de Susanna Kaysen
Tradução: Márcia Serra, 192 páginas - Única
Um novo clássico que fala sobre a passagem da adolescência para a vida adulta. A personagem principal, Susanna, termina o ensino médio, mas não sabe que caminho seguir, o que para os pais já seria um problema. Mas a jovem se confunde ainda mais quando ela se envolve com um professor e tenta se matar. Seus pais a convencem de passar um tempo em Claymoore, um hospital psiquiátrico, onde ela conhece outras jovens, com problemas maiores e distúrbios grandes, mas suas diferenças irão uni-las. Agora cabe a Susanna usar esta experiência para se encontrar e superar seus medos ou ser esquecida ali.

O livro foi lançado em 1993 e desde então ganhou diversas edições. Apesar de alguns países só estarem lançando suas edições agora a história é amplamente elogiada, fazendo parte de diversos programas escolares e sendo vista como um dos primeiros sucessos de crítica do gênero jovem adulto. Confira as capas pelo mundo:


E ai? Gostaram da postagem? Espero que sim e espero que tenham aproveitado para conhecer essa incrível obra que é o livro do autora Susanna Kaysen. Quem quiser conferir o filme não deixe de ler o livro antes. Amanhã entra no ar uma promoção muito legal para você que quer conhecer o livro. Não deixe de comentar. Das capas estrangeiras gostei muito das três alemãs e um pouco da italiana azul. A mais estranha é a israelense. Enfim. Por enquanto é isso! Até mais!

Esse é um post do Cultivando a Leitura em parceria com a Cia dos Livros e não tem fim ou tom comercial. 

15 comentários:

  1. Eu tenho o livro, mas ainda não o li. O Filme eu também não cheguei a ver inteiro. Achei bem diferentes as capas, gostei da 2, 8.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou doida para ler esse livro tem um tempão e nem sabia que tinha saído por aqui, gostei do texto, eu vi o filme e desde que vi queria ler o livro. Gente amei a capa alemã da borboleta, melhor que esse rosão daqui. Quero o livro então vou aguardar o sorteio.

    Beijos, Camis

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro quando assisti ao filme, é muito bom... Quero muito ler o livro e nem tinha conhecimento que se tratava de uma história real.

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ler o livro e nem acreditei quando saiu por aqui, não gostei da capa, mas quero muito ler o livro, lembro até hoje de quando vi o filme, a história é forte, mas tem algo de único. Adorei o post, bem legal o texto e as capas. Gostei da japonesa e das alemãs. Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme, gostei muito e fiquei bastante interessada em ler o livro!

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi muito sobre esse livro mas nunca tinha parado p prestar atenção. Fiquei interessada depois dessa sua resenha! Vou qrer lê-lo pois parece que ele nos deixa alguns coisas em que pensar!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro em Janeiro ou Fevereiro deste ano.
    Simplesmente incrível. Já gostava do filme, passei a gostar mais ainda da história após ler o livro. E: a capa brasileira é a mais bonita, certamente.

    ResponderExcluir
  8. é um livro simplesmente interessante, pois é muito parecido com uma realidade que eu vivo, conhecidos que são bem parecidos com a personagem principal. Acho interessante histórias sobre, pois da pra entender tb um pouco da cabeça de pessoas como ela. Acho que iria gostar muito de ler esse livro, e vejo tb muitos elogios. Me parece um livro muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Conhecia "Garota Interrompida" por causa do filme, adoro a Winona Ryder, acho-a incrível. Não sabia que havia um livro que dera origem ao filme, que também não assisti. O tema abordado nesse livro é sem duvidas interessantíssimo. A história se passa nos anos 60, ou seja, a maneira de pensar é completamente distinta do que encontra-se atualmente. Por essa razão, tomavam medidas drásticas caso o indivíduo tivesse oposição ao modo de viver ou de pensar que o resto das pessoas. O livro é mais curto do que imaginava, mas tenho certeza que todas as páginas são ricas de conteúdo. Também não sabia que a história é verídica, fato que contribuiu mais para meu interesse.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa número e a capa número 8, o livro é fantástico e gosto muito do filme também! Lendo a resenha fiquei com vontade de ler de novo! Quando vai entrar no ar a promoção Yasmin?

    ResponderExcluir
  11. To muito curiosa para ler o livro, vejo muito gente falando bem da história, gostei do post, diferente e achei as capas super legais como complemento, não sei se gostei mais da 3º alemã ou da 3º italiana, os temas do livro são parecidos com YA de hoje, e é legal ver que o livro é mais velho com tema universal, adorei o post, bem legal, podia fazer de outros livros assim. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti ao filme há um tempo já, e na época, antes da editora Única lançá-lo aqui, eu não fazia ideia que era baseado em um livro, mas assim que soube, pelo fato do filme ter se tornado um dos meus preferidos, me interessei imediatamente em ler. Ainda não li, mas pretendo faze-lo assim que possível (quem sabe se eu ganhar o sorteio daqui, hehe). Quanto às capas, não sou muito fã da versão brasileira, gostei bem das outras, principalmente as que estão nas duas primeiras fileiras. Enfim, espero conseguir ler esse livro em breve, deve ser muito bom. ;D

    ResponderExcluir
  13. Nunca vi o filme nem o livro mas fiquei muito curiosa. E entre as capas a minha preferida é a rosa, achei muitoooooooooo linda!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não conhecia nem o livro, nem a adaptação cinematográfica. Só tive conhecimento, depois desse lançamento. Fiquei até surpreso em saber que ele é bem conhecido, hein?!?! Outra coisa legal desse post foi essa seleção de capas que você fez. E, infelizmente, achei a capa brasileira uma das mais fraquinhas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o filme, mas tenho curiosidade em saber mais sobre a história de Garota Interrompida e todos os detalhes dessa história com carga emocional forte.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.